Calma, não se assustem que não é cá! Nós já não vamos em cantigas, somos mais espertos do que os outros.
A cidade de Oliveira de Azeméis vai passar a dispor de um circuito de transporte urbano já a partir do dia 17 de Setembro, anunciou a autarquia.
Depois de testado nos últimos anos, no decurso da Semana da Mobilidade, o circuito de transporte urbano de Oliveira de Azeméis deixa de ter carácter experimental para se afirmar como uma aposta do executivo em termos de mobilidade.
O arranque dos Transportes Urbanos de Azeméis (Tuaz) coincide com o início da semana da Mobilidade, a decorrer entre os dias 17 e 22 de Setembro. O executivo está confiante na adesão do público até porque, «no período experimental o número de passageiros aumentou de ano para ano».
«É a altura certa de colocarmos em marcha este projecto», afirma o presidente do município, Ápio Assunção, sustentando que «a realidade da cidade mudou nos últimos anos em que não estava disponível ao público um conjunto de equipamentos públicos e superfícies comerciais». «Queremos proporcionar a todos os oliveirenses a oportunidade de frequentarem esse grupo de equipamentos como as futuras piscinas, a biblioteca municipal ou complexo desportivo», especificou.
Também o vereador Albino Martins considera «útil este serviço pela falta de mobilidade entre as zonas sul e norte dentro do próprio miolo da cidade».
O vereador admite que no futuro possa «haver ajustamentos, sempre na perspectiva de servir bem a população e colmatar carências ao nível da sua mobilidade».
A influência dos “Tuaz” compreende a zona entre Silvares e Santiago de Riba Ul, beneficiando a zona industrial, o hospital, o futuro centro de saúde e as escolas da cidade. Também as pequenas e médias superfícies vão integrar a linha dos «Tuaz».
O percurso, de aproximadamente quatro quilómetros, vai ser amplamente divulgado em cartazes que serão colocados nas paragens do autocarro, bem como os horários praticados.
O preço do circuito - que inclui 26 paragens - é de 0,70 euros para o público em geral e de 0,50 para as crianças (entre os quatro e os 12 anos), idosos e pessoas portadoras de deficiência.
Existe confiança na adesão do público ao transporte urbano embora, segundo o executivo, seja necessário continuar a trabalhar na sensibilização da população para a utilização deste tipo de transporte alternativo. Nesse sentido estão projectadas, nos próximos meses, campanhas de divulgação do circuito com a primeira a ser lançada durante a Semana da Mobilidade.
«Estamos em condições de servir os oliveirenses que hoje não têm grandes alternativas de transporte e que vão passar a ter maior mobilidade». Albino Martins está convicto que «a população irá aderir ao aperceber-se da importância deste tipo de transporte, quer por razões económicas, quer ambientais». Depois da pedonização do núcleo central, a criação dos transportes urbanos é encarada pelo município como uma das medidas mais importantes para reforçar a mobilidade entre os perímetros da cidade.
(retirado daqui)
2 comentários:
Bahhh!
São só ideias parolas!
Temos de lhes ensinar qualquer coisa do muito de bom que sabemos e temos feito, principalmente neste domínio.
Por exemplo a extinção dos TUMG é um desses exemplos que temos de transmitir-lhes. É para isso que servem as geminações.
Já que a rapaziada da cidade irmã de Oliveira de Azemeis demonstra não ter qualquer tipo de experiência, nomeadamente no que respeita aos transportes públicos urbanos, temos de lhes dar bons conselhos e transmitir-lhes as nossa boas práticas e experiências.
Vá lá senhor presidente JBD, contacte o senhor presidente Ápio e diga-lhe das suas boas experiências no acautelar das despesas municipais.
Transportes públicos urbanos? Que luxos bizarros!...
Mas só Oliveira de Azemeis?
São já muitos os Concelhos deste País que perceberam a importância de pequenas e flexíveis redes de Transportes Urbanos, mesmo aqueles muito concentrados, onde aparentemente as deslocações das pessoas seriam mais fáceis.
Aqui, onde alguns lugares distam mais de 6 Kms. do Centro, o sr. (com letra pequena) vereador do PSD, que não pinta o cabelo, conseguiu impor a sua teimosia e fez o PCP, JBD incluido, engolir um sapo, forçando a extinção da TUMG, à revelia do desejo de quase toda a vereação e até de alguns correligionários do partido laranja, que viam naquele projecto uma oportunidade do seu partido mostrar trabalho na Câmara.
Na verdade a TUMG é uma espécie de "pérolas a porcos" e assim, foi mais fácil aniquilá-la com o voto de qualidade do JBD, com a contrapartida do Artur passar a ser, perante o seu Presidente, uma espécie de Artur dos Caixotes (lembram-se dele?), limpando solicitamente o lixo e abanando o rabo de contentamento, como aqueles cachorrinhos a quem demos um osso para roer. Coitados.
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