.
.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Cambra convida a AZIA para inaugurar o novo Mercado da Feira dos Porcos

Apesar das obras continuarem em bom ritmo, a verdade é que decorreu no passado sábado a inauguração do novíssimo Mercado da Feira dos Porcos, com a presença das mais altas individualidades civis e militares, as quais se fizeram deslocar nos seus luxuosos camiões e pás carregadoras, conforme a foto documenta.
O ponto alto da inaguração decorreu quando a AZIA, a convite da Cambra, entidade com quem mantém as melhores relações de cooperação, procedeu ao corte simbólico da fita e descerrou uma lápide onde se pode ler:
"Aqui Jazem uns Milhares de Euros sacrificados a bem do abastecimento alimentar da população marinhense e em defesa da boa fruta da região, dos legumes livres de estufas e dos pequenos comerciantes do concelho e arredores".
De seguida tomou a palavra o Vereador Engenhocas, mentor do projecto, o qual agradeceu todo o apoio prestado por milhares e milhares de voluntários "que superiormente comandados pelo Engº Alta Tensão, conseguiram num esforço notável, erigir este magnífico complexo abarracado em torno dos contentores-wc topo de gama anteriormente erigidos, em apenas 48 horas, heiiiii!". O Engº Alta Tensão agradeceu comovido e pediu despercebidamente um lenço ao Presidente, para limpar uma lagrimita marota que não conseguiu evitar.

Em nome da AZIA falou o inspector X (devidamente identificado) que agradeceu o amável convite e confirmou "vocês têm aqui umas excelentes instalações para casamentos e baptizados, só é pena o cheiro a peixe... espera lá, eu trato já disso: ó senhoras peixeiras, ó senhoras peixeiras, vão ter de abandonar a barraca que a seguir vamos dar um casamento para 600 pessoas e não cabemos todos, desculpem lá mas é assim. Prontos, já está".

O moderno e arejado complexo é composto por três barracas em pvc antifúngico à prova de rataria e mosquedo, lavável à mão ou à máquina e têm incorporando um moderno sistema de aspiração central com separação de lixos, detector de poeiras e pequenas particulas e sensores de cócó. Os acessos são rápidos e seguros, podendo inclusivamente os furgons e as camionetas atracar directamente dentro das tendas, junta às respectivas bancas, mas aí já é um pouco mais caro.

Bem localizado e sinalizado, o novo Mercado da Feira dos Porcos é a "menina dos olhos" deste executivo que o trata com todo o amor e carinho não regateando esforços para o divulgar.

Mas o bom gosto e o conforto não se ficam pelo exterior. Obedecendo às mais modernas regras de higiéne e salubridade, os interiores foram desenhados com gosto pelo famoso decorador marinhense Dani Metias, tendo sido utilizados exclusivamente materiais virgens especialmente concebidos para este monumento do século XXI. O luxo foi ao extremo de equipar o abarracado complexo com, águas correntes, desgotos, luzes diversas, três contentores verdes com rodas, etc, etc, etc.
As bancas são em aço-inoxidável de Armamar, a capital do aço-inoxidável, e o chão, em pneu reciclado anti derrapante, foi especialmente desenvolvido por uma equipa de ID (Inginheiros e Doutores) da Recauchutagens Seita.
A zona relativa à venda de peixe ainda está em fase de acabamento porque há um peixeira que mede um metro e vinte e três e não consegue chegar à banca, estando por isso a ser instalado um pequeno guincho para a içar. Por outro lado a máquina de fazer gelo está na cantina dos estaleiros por causa das minis, para não aquecerem, e não pode ser dispensada.

Apesar de não revelar o custo final da obra nem de esclarecer se houve derrapansos em relação ao orçamento, a Cambra prevê que esta autêntica maravilha da Ingenharia Moderna (a chamada Nouvelle Inginharie) se venha a pagar a si própria em poucos meses, uma vez que se esperam milhares de visitantes. O Vereador Engenhocas, sempre atento ao futuro, já deu instruções para serem preparadas excursões e visitas de estudo, estando igualmente apalavradas, pelo sim pelo não, duas rolotes de bifanas, um carrinho de pipocas e três contentores para gabinetes de apoio aos visitantes.

2 comentários:

Anónimo disse...

"... o País está todo doido!..."

Anónimo disse...

que boa altura pra entrar lá um snipper, e fuzilar uns quantos merdosos políticos da praça ... e há-os em todos os partidos.

que grande favor fazia à Marinha