.
.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Ùltimas do SAP

Marinha Grande: Manifestação contra encerramento do SAP reúne duas centenas de utentes
21 de Setembro de 2007, 19:54

Marinha Grande, Leiria, 21 Set (Lusa) - Duas centenas de munícipes da Marinha Grande concentraram-se hoje na Praça Stephens, no centro da cidade, para contestar o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), que já foi anunciado pela Administração Regional de Saúde.

Na manifestação, os populares reclamaram a manutenção do SAP aberto 24 horas, criticando a decisão da tutela de encerrar os serviços de atendimento entre as 20:00 e as 08:00, remetendo os utentes para as Urgências do Hospital de Leiria.

"Não podemos aceitar isso", até porque o concelho "tem ainda problemas por resolver na área da saúde", afirmou à Agência Lusa Sérgio Moiteiro, do movimento de utentes.

Hoje, os munícipes aprovaram uma moção em que defendem a manutenção do SAP aberto, o reforço de condições do centro de saúde (com mais médicos e enfermeiros) bem como um "serviço de análises clínicas com meios de diagnóstico".

O fim do serviço de 24 horas do SAP estava previsto para o final do mês mas a ARS já "recuou nessa ideia" devido "à força da contestação da população" do concelho, afirmou Sério Moiteiro, que aguarda agora contactos da tutela.

"Não quero acreditar que venham a encerrar o SAP sem falar com a comissão ou com a Câmara mas se o fizerem terão a reacção imediata da população", prometeu Sérgio Moiteiro.

Gritando palavras de ordem como "o SAP não vai encerrar, continuaremos a lutar" ou "a luta continua", os utentes manifestaram-se pelas ruas da cidade de modo a sensibilizar a população para esta causa.

Num ofício enviado anteriormente à Câmara pela Administração Regional de Saúde que a autarquia divulgou, a tutela justificou a suspensão do serviço nocturno devido à "evolução do sistema de saúde" que tende para a "redução progressiva dos tempos de atendimento em SAP", privilegiando os horários de consulta diurna de modo a "recentrar o atendimento em ambiente da medicina familiar".

Esta reconversão do serviço de saúde no concelho virá aumentar "as consultas em 600 vagas mensais e melhorará o desempenho e eficiência do Centro de Saúde" da Marinha Grande, acrescenta ainda o documento.

Hoje, o presidente da Câmara, João Barros Duarte, mostrou-se "totalmente solidário" com a população e prometeu a "mais viva oposição" a essa alteração de funcionamento do SAP.

PJA.

Lusa/Fim

Sem comentários: