.
.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Revista de Imprensa

Arte Xávega

Marinha Grande e Leiria querem
venda de pescado nas praias

Manter a tradição da arte xávega é um dos objectivos
para o pedido de excepcionalidade ao Governo na venda
do pescado nas praias da Vieira e do Pedrógão

Representantes autárquicos da Marinha Grande e de Leiria, em conjunto com o deputado parlamentar do PS, João Paulo Pedrosa, vão apresentar um ofício ao secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas, com vista à venda do pescado nas praias da Vieira e do Pedrógão.
A reunião decorreu no início desta semana, na cidade vidreira, e reuniu à mesma mesa a Câmara Municipal da Marinha Grande, o deputado socialista João Paulo Pedrosa, a vereadora com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Leiria e os presidentes das Juntas de Freguesia da Vieira e do Coimbrão.
O objectivo: criar um regime de excepção na venda de pescado nas lotas daquelas localidades piscatórias.
Em comunicado, a autarquia marinhense faz saber que na reunião foi proposto "diligenciar a excepcionalidade da venda de pesca nas lotas da Praia da Vieira e do Pedrógão, uma vez que a venda de pescado é feita tradicionalmente nestes locais há décadas e para a qual é necessária encontrar a respectiva regulamentação".
"Por se tratar de uma pesca muito peculiar da região (Arte Xávega) será apresentado um ofício ao secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas, Luís Vieira, com o objectivo de criar uma portaria de excepcionalidade para estas lotas", esclarece o município, justificando ainda a medida pelo "diminuto volume de pescas, pela manutenção desta tradição ancestral e para evitar a deterioração do pescado nas deslocações, a vender nas lotas da Nazaré ou Figueira da Foz, considerando uma distância superior a 50 quilómetros.

Surripiado ao "Diário de Leiria"

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, é desta forma que se valoriza e se defendem as nossas populações. Parabens

Anónimo disse...

Sim mas com regras.Porque se não houver balizas abusam mais do que o fazem agora.E depois é que desaparece mesmo a pesca artesanal.