.
.

domingo, 14 de novembro de 2010

Poema destinado a haver Domingo

Bastam-me as cinco pontas de uma estrela
E a cor dum navio em movimento
E como ave, ficar parada a vê-la
E como flor, qualquer odor no vento.

Basta-me a lua ter aqui deixado
Um luminoso fio de cabelo
Para levar o céu todo enrolado
Na discreta ambição do meu novelo.

Só há espigas a crescer comigo
Numa seara para passear a pé
Esta distância achada pelo trigo
Que me dá só o pão daquilo que é.

Deixem ao dia a cama de um domingo
Para deitar um lírio que lhe sobre.
E a tarde cor-de-rosa de um flamingo
Seja o tecto da casa que me cobre

Baste o que o tempo traz na sua anilha
Como uma rosa traz Abril no seio.
E que o mar dê o fruto duma ilha
Onde o Amor por fim tenha recreio.

Natália Correia
Poesia Completa
Publicações Dom Quixote
1999

5 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Todo o poema
se destina
a pôr a alma serena
salvo os que assumem a função
de agitar o coração
ou a razão

(Natália Correia escrevia
o que a sua razão não dizia...)

Tuquinha disse...

Quem diria que ia "conhecer " um casal tão simpático, poético e tb revolucionário..........
è agora convosco que vou voltar a ler e a pensar como aqui há uns anos atrás.........foi muito bom recordar Natália essa Grande Senhora.............
Mil beijinhos e muitos pemas bonitos para uma casal encantandor.
BOM DOMINGO

Anónimo disse...

Gostei da escolha

Flor de Jasmim disse...

Lindo!!!
Natália Correia tem coisas lindas, tenho algo dela mas que à muito não leio, é daquelas coisas guardam-se e ficam na parteleira.
Boa escolha.
Beijinho

Fê blue bird disse...

"Baste o que o tempo traz na sua anilha
Como uma rosa traz Abril no seio.
E que o mar dê o fruto duma ilha
Onde o Amor por fim tenha recreio."

Natália Correia, uma mulher lutadora e guerreira.
Embora já seja segunda-feira, o espírito deste belo poema mantém-se.

beijinhos e boa semana