.
.
.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Pois, assim tambem eu fazia boa Figura
Distribuição pressiona fornecedores a assumirem IVA - Economia - PUBLICO.PT
Muitos de nós assistimos nos últimos dias algumas cadeias de distribuição aproveitar para fazer "publicidade" com o aumento do IVA, fazendo crer que o iam suportar não o fazendo reflectir no preço final, ou seja no preço de venda ao consumidor final.
Quem minimamente conhece a forma de funcionamento de grande parte, das cadeias de distribuição instaladas em Portugal, sabe que muitas das promoções, cupões e outras acções, são em geral feitas à custa dos fornecedores que são miseravelmente esbulhados das suas margens mínimas de comercialização.
Muitas das falências têm muito a ver com a relação de dependência, de muitas pequenas e médias empresas, da grande distribuição para poderem escoar os seus produtos. Sendo prática corrente, quanto maior for a dependência maior é a pressão, que não passa só por descontos, rappeis, promoções, como ainda sistemáticos atrasos nos pagamentos o que torna a situação completamente insuportável.
Mas na verdade esta "mentira" a curto prazo vai fazer com que os preços disparem ainda mais, pois quem produz não vai aguentar e consequentemente vai ter que aumentar os preços.
Entretanto parte da chamada "moderna distribuição" aproveita esta boleia para fazer publicidade, fazendo os outros pagá-la.
Muitos de nós assistimos nos últimos dias algumas cadeias de distribuição aproveitar para fazer "publicidade" com o aumento do IVA, fazendo crer que o iam suportar não o fazendo reflectir no preço final, ou seja no preço de venda ao consumidor final.
Quem minimamente conhece a forma de funcionamento de grande parte, das cadeias de distribuição instaladas em Portugal, sabe que muitas das promoções, cupões e outras acções, são em geral feitas à custa dos fornecedores que são miseravelmente esbulhados das suas margens mínimas de comercialização.
Muitas das falências têm muito a ver com a relação de dependência, de muitas pequenas e médias empresas, da grande distribuição para poderem escoar os seus produtos. Sendo prática corrente, quanto maior for a dependência maior é a pressão, que não passa só por descontos, rappeis, promoções, como ainda sistemáticos atrasos nos pagamentos o que torna a situação completamente insuportável.
Mas na verdade esta "mentira" a curto prazo vai fazer com que os preços disparem ainda mais, pois quem produz não vai aguentar e consequentemente vai ter que aumentar os preços.
Entretanto parte da chamada "moderna distribuição" aproveita esta boleia para fazer publicidade, fazendo os outros pagá-la.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Exacto!
Cumprimentos.
Sei bem que é assim, pois já fui gerente de um supermercado e vivi bem de perto este drama das pequenas empresas.
E ainda falam nas PME e do empreendimento, aonde? Cá não de certeza!
Tretas, só tretas!
Hoje estou azeda ;-(
Um abraço
Fê
No fundo quem paga somos nós..
bjs
Insana
Enviar um comentário