.
.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Revista de Imprensa

Praias de S. Pedro de Moel 'invadidas' por espuma verde e mal cheirosa

"No domingo a areia da praia da Concha parecia relva de tão verde que estava".
As palavras são de uma veraneante de Leiria que, ao chegar à praia se apercebeu da existência de uma quantidade, anormal, de espuma verde e com um cheiro nauseabundo.
A banhista sublinhou ainda "bastava colocar os pés na areia para eles ficarem verdes", mas, ainda assim, sublinhou, "havia gente a ir tomar banho, não de água mas de espuma mal cheirosa, nomeadamente crianças, que saiam todas verdes. Como é possível as pessoas arriscarem a entrar no mar sem saber a origem da espuma", questionou.
Ontem, na Praia de Pedras Negras, e apesar de não se notar qualquer cheiro estranho, a 'maré' verde ainda era bem visível, apesar de, e de acordo com a nadadora-salvadora Inês Lopes, "o pior já ter passado, porque a espuma já se está a dispersar".
No entanto, adiantou, "no fim-de-semana havia muita espuma verde e cheirava muito mal. Estava muito desagradável. As pessoas queriam tomar banho e não podiam".
Inês Lopes diz estar convicta que se tratou "de uma descarga qualquer", e que já foram efectuadas recolhas de água para análise, mas garantiu que, pelo menos até ontem, "nenhuma praia de S. Pedro de Moel foi interdita a banhos", pelo que eram muitos os veraneantes, surfistas e até pescadores que pareciam não se incomodar com a 'maré' verde, uma vez que, dizem, "há anos que isto acontece, mas parece que ninguém se importa com isso".
Ainda de acordo com a nadadora-salvadora, e especialmente no fim-de-semana, e ainda na segunda-feira, todas as praias de S. Pedro “foram afectadas”.


(surripiado do Diário de Leiria)

1 comentário:

cigano cada vez mais rico e cada vez mais viajado disse...

A Indústria do papel (O emissário submarino já está OK?), lavagem de tanques em alto mar, galeota e toda a trampa que chega à foz do lis, o resultado das supostas analises não deve dar nada diferente do atrás citado, a não ser que um bando de revoltosas gaivotas, tenha comido sardinha imprópria para consumo, e tudo não tenha passado de uma valente caganeira colectiva. Só não interditam a praia da vieira por deficiência física, pois a qualidade da água do Rio é o que é, além da água contaminada, que por sua vez contamina os solos (areias) e produtos alimentares. Pois é, temos as praias, o pinhal, e… um Concelho com turismo sem qualidade, devido a erros que nos colocam na situação em que estamos, e sem soluções, à conta do tal progresso sustentado e programado em que a fava calhou e calha sempre aos mesmos, vá lá saber-se porquê, o por quanto foi?
O que nos vale, é que as gaivotas agora vão para os Parceiros e para a Maceira, dizem as más-línguas, que as Praia lá são muito melhores e muito mais fartas.

O povo é sereno, muito sereno…