.
.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Revista de Imprensa.

PME: Governo Civil de Leiria procura apoios para impedir fecho da Jasmim Glass Studio

23/07/2010 11:58


O Governo Civil de Leiria anunciou hoje ter pedido ao Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento apoio para a criação de “novas perspetivas económicas” que possam impedir o encerramento da Jasmim Glass Studio, na Marinha Grande.

O governador civil, José Paiva de Carvalho, explicou à agência Lusa que a “qualidade e o design inovador” das peças de vidro da Jasmim são uma “referência” na região, pelo que está a desenvolver esforços para encontrar uma solução para a fábrica.

A Jasmim Glass Studio, empresa de fabrico de vidro manual, na Marinha Grande, encerrou a sua atividade no início do mês de julho e 14 funcionários suspenderam os contratos.

Os trabalhadores têm em falta o pagamento dos salários de maio e junho.

Depois de uma reunião com alguns trabalhadores da unidade, com o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande e com o sindicato representante do setor, Paiva de Carvalho solicitou “apoio governamental” ao ministro da Economia, Vieira da Silva.

As preocupações do governador civil foram ainda transmitidas ao Diretor Regional de Economia do Centro, sublinhando o facto da Jasmim contar nos seus quadros com alguns dos “melhores mestres vidreiros da região”.

“A Jasmim é uma referência histórica e até em termos geográficos. Segundo me disseram tem cerca de 100 mil visitantes por ano. Estamos a tentar junto do poder central e local encontrar uma solução para não deixar cair a Jasmim”, reforçou Paiva de Carvalho.

O governador espera que seja encontrado um investidor que possa “reorientar” a atividade e impedir que se perca uma “arte”.

Segundo Amândio Fernandes, do Sindicato Democrático da Energia, Química, Têxtil e Indústrias Diversas (Sindeq), os trabalhadores aguardam entretanto uma resposta da empresa a uma proposta que enviaram sobre a forma de pagamento dos valores em falta.

EYC.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa

19 comentários:

Anónimo disse...

Esta posição do nosso governador civil é generosa e até faz o seu feitio.
Mas isto não vai lá com bons gestos,nem com posições amarelas do Sindidato.
A captitulação é o principio do fim e os trabalhadores da Jasmim ou afirmam a sua razão com determinação ou não vão recebver nada.Porque os espertos levaram a parte de leão,tal como na Damaso na vieira e agora impunemente deixam quem trabalha de mãos a abanar.
Talvez um dia quando houver verdadeira justiça se faça um Tribunal especial para julgar os vigaristas e e burlões deste País.
E esse tribunal teria muitos especialistas na vigarice da nossa praça.
Tenho esperança que esse dia há-de chegar...

Flor do Liz disse...

Esperamos que esse dia, não demore muito a chegar e TODOS mas TODOS os que deliberadamente causaram a desgraça de muitos, sejam exemplarmente punidos.

Bom dia e bom fim de semana

Anónimo disse...

Nesse tribunal de vigaristas não se esqueçam, além dos maus empresários, de também julgar oSérgio Moiteiro e de outros maus dirigentes od sundicato vidreiro.

Anónimo disse...

E já me esquecia do Polidinho, do Duarte Raposo de Magalhães, do Carlos André, etc

Anónimo disse...

E já me esquecia do Polidinho, do Duarte Raposo de Magalhães, do Carlos André, etc

Anónimo disse...

E já me esquecia do Polidinho, do Duarte Raposo de Magalhães, do Carlos André, etc

Anónimo disse...

E já me esquecia do Polidinho, do Duarte Raposo de Magalhães, do Carlos André, etc

Flor do Liz disse...

Quando disse todos são mesmo todos.
Quem é o Polidinho?

Resto de boa tarde

Anónimo disse...

Não me diga que não conhece o José Jacinto, o grande gestor da Damaso.

amandio fernandes disse...

Falta talvez, um ponto de ordem.

O sindicato responsável,pela reunião com o Exmo. Governador Civil, foi o SINDEQ. Nada misturas portanto.

O SINDEQ, é responsável em termos sindicais, por 10 dos 14 trabalhadores da Jasmim.

Flor do Liz disse...

Bom dia,

Então é só UM gestor que é responsável? e os sócios? trabalhadores e seus representantes?
Agora todos atiram culpas é o costume.

Bom Domingo

Anónimo disse...

Como deve saber quem dirige é sempre o responsável.

Não chega falar bem para ser um bom gestor.
É preciso saber liderar e envolver todas as partes interessadas (clientes, colaboradores, sindicatos, bancos, fornecedores, etc), conhecer metodologias, ter visão do negócio, etc., etc.

Anónimo disse...

Ao ler os comentários deste Post, so posso mesmo ficar triste, pois algumas posições demonstram bem a postura, a forma de estar que hoje acontece na Marinha Grande:

DIZER MAL!
APONTAR CULPAS!
CRITAR por CRITICAR!

onde anda a capacidade de recuperar, inovar, criar, desenvolver que foi a base desta terra?

Esclarecimento: Polidinho, agora qui visado, caluniado, tem os seus erros, tem as suas falhas, MAS, repito, MAS, se nao fosse ele nos anos de 80! não terímaos a História da Dâmaso para contar! o resto da históri, e já que sabem tanto procurem!

DUARTE RAPOSO MAGALHÃES, figura que à imagem dos ratos dos navios, quando "entra água" FOGEM! sãos os primeiros, e curiosamente salvam-se sempre impunes.

CARLSO ANDRÉ, acredito que sem maldade, apens com sede de protagonismo, provavelmente para colmatar uma ansia desmedida de visibilidade publica, acreditou que seria com a MGLASS que atingiria esse seu objectivo!

Caros Marinhenses, MUDEM, alterem essa postura, pois assim a lado nenhum vamos, nem nada alteramos.

A JASMIM é importante? CLARO QUE SIM, MAS há mais, que precisam de ajuda, que merecem ajuda, e quanto a julgamentos, se os há a fazer.....os nomes referidos serão eventualmente dos ultimos, na base do "deve e do haver"
Talvez o Sr Ex Sindicalista, Ex Vereador tenha muito para se justificar e muitas contas para acertar.............

Assim, vai a nossa terra

Anónimo disse...

Uma no cravo e outra na ferradura ...

Anónimo disse...

Se calhar também comeu à conta do orçamento.E talvez fosse amigo de ocasião de todos eles.A falta de argumentos nomeam nomes de pessoas que até podem ter culpas,mas que tiveram a coragem de dar a cara para o bem e para o mal.

Anónimo disse...

São uns autenticos pidescos...

Anónimo disse...

Esqueceram de falar no Noivo e no Américo Gonçalves pregadores da ética e do bem fazer ás pessoas a pagarem o salário mínimo e o resto no envelope azul a venderem empresas como a jasmim a enganarem os trabalhadores a fazerem assinar um documento em como não lhe deviam nada para não lhe pagarem a antiguidade são uma cambada de gatunos para não falar no crisform

Flor do Liz disse...

Estava a ver que não, e não sócios da Dâmaso?

Boa noite

Flor do Liz disse...

Bom dia,

Estava a ver que não e, não eram sócios da Dâmaso?

Reflictam...

Continuação de um bom dia