.
.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Hora do Pateta


Nada nos move contra o camarada Zé Luis, antes pelo contrário, reconhecemos-lhe um enorme jeito para contar piadas. Ainda não é talento, é só jeito, mas se continuar assim a tentar, ainda alcança o Fernando Rocha, só faltam umas brejeirices pelo meio. Força camarada Zé, tu vais lá!

Com a devida vénia, do JMG desta semana, a opinião do Camarada Zé Luis sobre o orçamento de 2009. Silêncio que se vai discorrer sobre a extensa obra da coligação PCP/AA (ex PCP/PSD).


ORÇAMENTO PARA O PROGRESSO

NO passado mês de Dezembro a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal da Marinha Grande, aprovaram o Plano e Orçamento para o ano de 2009.
ESTE Orçamento e Plano de Actividades apontam caminhos e têm uma filosofia de desenvolvimento integrado que interliga as grandes obras estruturais, com outras de menor dimensão, não menos importantes para o progresso do concelho e das suas populações.

OS PROJECTOS DO Q.R.E.N.
ESTES instrumentos de trabalho reflectem a capacidade que a Autarquia demonstrou para se candidatar e obter fundos do Q.R.E.N. numa comparticipação inicial nunca atingida no nosso município, de mais de 5 milhões de euros e que já foi contratualizada com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR).
SÃO exemplo disso a recuperação do Património Stephens, designadamente o Teatro Stephens, podendo finalmente a população dispor do nosso teatro, com uma sala de cinema moderna, sem alteração da traça actual do edifício.
MAS também das seguintes obras:
• Ampliação da Zona Industrial da Marinha Grande;
· Variante Nascente Norte (1 º fase);
· Rua António Maria da Silva;
- Rua do Repouso - Casal Galego Casal dos Claros;
- Ruas dos Outeirinhos;
• Ruas Nery Capucho/Barros Gomes;
• Requalificação do Vale do Ribeiro em S. Pedro de Moel.
ESTAS obras estão financiadas pelo Q.R.E.N., com início no actual ano, p0dendo algumas ter a sua conclusão no ano de 2010.

OUTROS IMPORTANTES PROJECTOS
MAS para além destes projectos aprovados, outros há também com enorme importância para o desenvolvimento do concelho, que fazem parte do actual Orçamento.
REFIRO-ME à construção do Centro Educativo da Pedrulheira, à conclusão do Saneamento da Moita, à conclusão do largo da Capela da Moita, à construção de relvados sintéticos no Complexo Desportivo, à Rua da Indústria na Vieira de Leiria, à requalificação da Estrada Vieira de leiria - Praia, à implementação dos Transportes Urbanos (uma inovação arrojada que esta Câmara tem a coragem de implementar) e ao início do novo Mercado Municipal, pondo fim às trapalhadas e aos negócios pouco claros do PS, aquando da construção do elefante branco no ATRIUM a que chamaram Mercado Municipal.
NÃO esquecendo também o serviço que a Câmara Municipal vem prestando às três freguesias do nosso concelho que será de acrescida qualidade com a implementação dos transportes urbanos.

O PS E O "BOTA ABAIXO"
DA oposição designada mente do PS, esperávamos uma postura crítica mais séria e mais responsável, que fica assim com o ónus, conjuntamente com o Bloco de Esquerda, (será coincidência?) de votarem contra estas obras que são· de fundamental importância para o progresso e desenvolvimento do nosso concelho e para·a qualidade de vida da população.
SÓ uma visão estreita e sectária, contrária ao desenvolvimento do concelho, pode ditar este comportamento deplorável de reincidência na política de terra queimada, a que o PS e os seus responsáveis já nos habituaram na Câmara e na Assembleia Municipal.
VALE tudo para impedir que as obras avancem. Os interesses dos marinhenses, vieirenses e moitenses pouco contam. O que para o PS verdadeiramente importa são as próximas eleições autárquicas e quanto menos obras houver melhor para a persecução dos seus objectivos eleitoralistas.
ALGUNS iluminados não têm feito outra coisa neste mandato se não reclamar, que a CDU em apenas 3 anos concretizasse tudo aquilo que eles próprios não foram capazes de fazer em 12 anos.
A toda esta demagogia, tem a CDU respondido com firmeza, com trabalho, com honestidade, com a convicção que a população conhece bem os estrategas desta política do "bota abaixo", e lhe dará na hora certa a resposta adequada.

José Luís de Sousa
Deputado Municipal (CDU)

21 comentários:

Cidadão do Mundo disse...

«...a recuperação do Património Stephens, designadamente o Teatro Stephens, podendo finalmente a população dispor do nosso teatro, com uma sala de cinema moderna, sem alteração da traça actual do edifício.
MAS também das seguintes obras:
• Ampliação da Zona Industrial da Marinha Grande;
· Variante Nascente Norte (1 º fase);
· Rua António Maria da Silva;
- Rua do Repouso - Casal Galego Casal dos Claros;
- Ruas dos Outeirinhos;
• Ruas Nery Capucho/Barros Gomes;
• Requalificação do Vale do Ribeiro em S. Pedro de Moel...»

Mas, afinal, quantas vezes é que estas obras já foram aprovadas???
Há anos que estão para ser iniciadas...

Já me esquecia... é ano de eleições!!

«...outros há também com enorme importância para o desenvolvimento do concelho, que fazem parte do actual Orçamento...»

A saber:
- 'conclusão do largo da Capela da Moita' - fico feliz (mas supreendido) por ver que para uma Câmara de filosofia laica e ateia o Adro de uma Capela é importante para o desenvolvimento do Concelho!!

E isto não é comprar votos!!

- 'implementação dos Transportes Urbanos (uma inovação arrojada que esta Câmara tem a coragem de implementar)' - Ou a minha memóra já não é o que era ou não foi esta Coligação PCP/AA que anunciou o encerramento da TUMG por falta de viabilidade?? Inovação arrojada?? Primeiro 'matam' para depois ressuscitarem e dizerem que fazem milagres!!

E isto não é comprar votos!!

'...início do novo Mercado Municipal, pondo fim às trapalhadas e aos negócios pouco claros do PS, aquando da construção do elefante branco no ATRIUM a que chamaram Mercado Municipal...' - E a trapalhada do 'novo' Mercado que esta Coligação construiu ali na Feira dos Porcos, com negócios - aluger de barracas - menos claros??

E isto não é comprar votos!!

'...o serviço que a Câmara Municipal vem prestando às três freguesias do nosso concelho que será de acrescida qualidade com a implementação dos transportes urbanos...' - Qual serviço?? Alguém sabe do que é que ele está a falar??

Isto não é comprar votos, decididamente! É mesmo vaidade e arrogância política!!

'...com a convicção que a população conhece bem os estrategas desta política do "bota abaixo", e lhe dará na hora certa a resposta adequada...' - Estas eu vou guardar bem guardadinhas para lhas mandar de volta no dia a seguir às Eleições...

Anónimo disse...

Sim...este ainda está mais "formatado" do que o nosso amigo Confiante...

Todas as pessoas com quem falo nesta cidade dizem que esta se tornou mais cinzenta, mais velha e degradada...

Propaganda sabem fazer de coisas que ainda nem estão em processo de ser adjudicadas, mas eu, sinceramente, espero que este senhor engula as palavras que proferiu e que lhe amarguem bem na boca, pois ele pertence ao grupo daqueles que, através da calúnia e do engano ao povo chegaram ao poder para apenas prejudicar a cidade onde vivo:

- Foram os responsáveis por nos terem humilhado com o fecho do Mercado Municipal quando tínhamos um que, bem ou mal, poderia ter ficado como substituto até se chegar a um consenso. Não esquecendo que se gastavam quantias exorbitantes de dinheiro para o aluguer de tendas (como se de simples labregos se tratassem os cidadãos de Marinha Grande).

- Deixaram também degradar o Teatro até terem que o fechar por perigo de ocorrer algum acidente.

- Insultaram a população ao instalar uma iluminação de Natal que teve um custo manifestamente incongruente com o que realmente se obteve...Quem passava em frente à Câmara poderia observar as belas lâmpadas fundidas da iluminação...

- Temos um vereador que nem sabe como aparecem lombas na estrada a uns míseros 600m dos Paços do Concelho!

Se isto não é incompetência, então o que é?

Espero também que o povo da Marinha Grande saiba separar as águas para não voltar a dar um tiro no pé como o fez nas últimas eleições...

Anónimo disse...

Eh Zé Luis, aguenta que aí vai chumbo! E não vai ficar por aqui. Ai não vai não que mais não merece quem vem a terreiro com este tipo de converseta da corda para adormecer parolo aclientelado!

Então e não é que tenho de aplaudir o que acima disseram?

O texto calhandrado pela malta do Largo lá diz que o amigo tem uma certa jeiteira para contar anedotas. Talvez tenha, mas olhe que eu, a estas, não lhes achei gracinha nenhuma!...

Afinal onde é que pára uma - só uma, por favor! - ideia estruturante para a definição do futuro do nosso concelho?
Que eu visse naquilo que está escrito… nada. Zero!!!

E é isso que traz preocupada muito boa gente que aqui vive, mas não sei se disso os senhores têm a verdadeira noção!

Anedotas? Talvez, mas estas não fazem rir!...

literal disse...

Camarada José Luís, assim não. Estou a ficar chateado, mesmo chateado.
Uma coisa é o orçamento (intenções), outra coisa é execução (factos consumados), entre uma coisa e outra vão normalmente mais de 50%, ou seja orçamento não executado, brincamos ou quê?
Para quê orçamentar, se não é para executar?
A sua intenção não é enganar o povo, ou é é?

Anónimo disse...

Ó Zé não havia necessidade de deixares que te fizessem isto. Lembro-me bem das figuras tristes que te teem obrigado a fazer... desde aquela em que durante 2 anos te fizeram ser uma especie de presidente, agora deixares que te obriguem a assinar textos de uma pobreza lamentavel em que nem sequer se pode atribuir a velha ideia de ser para atirar areia para os olhos dos eleitores(até porque a areia está molhada)palavra de honra que preferia que fosse o Saul a assinar, porque dalí era de esperar tudo, agora tu Zé?

Anónimo disse...

E eu que até tenho uma certa simpatia pelo homem!
Também estou desolada.

Anónimo disse...

Deve ser com as propostas da coligação "bota-abaixo" (PS/BE)que lá vamos ......... tá-se mesmo a ver .......


È ver (ou ler) as reuniões de Câmara e de A.M .....

Anónimo disse...

Ò anónimo 12:58,

o Natal já passou. O Berloque e os Xuxas só sabem mandar abaixo.

Propostas, nem vê-las.

Anónimo disse...

Propostas para quê???

Autista como só é esta Coligação e mais quem a apoia... qualquer proposta seria dar 'pérolas a porcos'...

Nas próximas eleições veremos quem tem o apoio popular...

literal disse...

Estes anónimos são a treta do costume, digam alguma coisa com jeito por favor, deixem de ler só o avante e a Bola ou o Record, cresçam... pensem pelas vossas cabecinhas, um partido não é um clube nem nenhuma associação de bairro, ou lugar, eu até sou mais para o vermelho, mas quando se conhecem as "pessoas" que estão a estragar o nosso dinheiro... Pois é "camaradas" anónimos o dinheiro que a banda da CMMG está a estragar, poderia servir para vocês terem esgoto. Esquecia-me os da cor já têm (o partido não esquece) para as estradas estarem arranjadas, enfim qualquer pessoa com a 4ª classe e dois olhos na cara faria melhor que estes empatas...
Só mais uma coisa, que não é menor, existe medo puro na CMMG, fala-se baixinho nos corredores e gabinetes, olha-se por cima do ombro, para ver quem está por perto, os controleiros chegaram à CMMG, tenham medo, mesmo muito medo!

Anónimo disse...

"…para as estradas estarem arranjadas", diz Anarcabe. E estão... um nojo! Veja-se, a título de exemplo, o estado em que está grande parte da Av. da Liberdade, a nossa, está bem de ver!
E isto no centro da cidade. Já não escolhi uma rua da periferia, porque poderiam vir-me com a estafada 'desculpa' de que para ela estão previstas profundas remodelações que estarão nos gabinetes insondáveis de técnicos zelosos, etc. e tal e coisa!
Tem-se feito muito no que se refere a minudências (lombas e coisas que tais). Agora obras de fundo? Quais? Tem-se procedido à reparação/manutenção da rede viária urbana? Reconheço alguma coisa, mas pouco, muito pouco! E não esqueçam que já lá vão três anos! Três longos e penosos anos!...

Anónimo disse...

Estes xuxalistas andam muito nervosos porque será?Força J Luis que eles para alem de não dizerem coisa com coisa esquecem que nos 12anos que lá estiveram só serviram élites como agora queriam fazer com os 5% do I R S. Por isso não gostam do 18 de janeiro nem da história da Marinha e por essa e outras razões o povo do concelho está farto dos xuxas tanto a nivel local como nacional.É que de "bodo aos pobres" e bacalhau a pataco já estamos todos fartos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Bela técnica não haja dúvida. Além de incompetência estes anónimos sofrem de paralisia cerebral efectiva e congénita.
Foi tal a lavagem que lhes deram ao cérebro que já nem dizem (nem fazem!) coisa com coisa.
E depois querem que acreditem neles e no seu populismo de meia-tijela!
Pobre gentinha. Começam a meter dó!!

Anónimo disse...

Repetir, pode ser gaguez, não de voz, mas mental, precisa este anónimo de ir ao médico, ou então ir para os campos estalinistas que tanto gostam , vao para os "goulag", ponham lá lombas...

Anónimo disse...

Este é o tipo de kakas que fazem na CMMG, repetem até à exaustão tudo o que já sabemos, depois ainda perguntam, perceberam? Depois dormem nas assembleias, acordam estremunhados, quando ouvem a voz do dono...enfim sem mais comentários por agora.