.
.

sábado, 17 de julho de 2010

É mesmo Assim?

Política - "Quem elege o primeiro-ministro é o povo não a oposição" - RTP Noticias

Dado que não me foi dada a possibilidade de estar presente no jantar de ontem e já que mexi no assunto aqui deixo uma noticia que encontrei, na internet, a propósito do tal repasto.

No entanto parece-me que estão a aparecer no nosso quotidiano politico, algumas expressões "novas", refiro-me ao titulo da noticia, será que José Sócrates disse mesmo isso?
É que de todas as eleições que conheço e em que tenho votado, nunca me lembro de ter votado numas em que o Primeiro Ministro fosse eleito directamente pelo povo. Será confusão minha?
É que numa altura em que à falta de melhor se pretende fazer política com base numa campanha para alterar a constituição, cujo impulsionador é o nóvel presidente do PSD, (vá-se lá saber por inspiração de quem) convém chamar os bois pelos nomes e a mim complica-me esta história de que, "quem elege o primeiro Ministro é o Povo" o que no meu modesto entendimento´trata-se de uma mistificação. O povo elege os deputados. O presidente da Republica convida o partido mais votado a formar governo e só depois disso é que o primeiro ministro é nomeado. Não é assim?

3 comentários:

folha seca disse...

Depois de escrever este post e publicá-lo, vi ao blog verificar se estava tudo bem e se continha algum erro (o que me acontece algumas vezes)verifiquei que o meu camarada "Torrente" tinha acabado de postar sobre o mesmo assunto.
Até parece que foi combinado tipo uma "canelada" cada um, mas foi pura coincidência... acontece.

Wikipedia disse...

Após as eleições para a Assembleia da República ou a demissão do Governo anterior, o Presidente da República ouve todos os partidos que elegeram deputados à Assembleia e, tendo em conta os resultados das eleições legislativas, convida uma pessoa para formar Governo.

O Primeiro-Ministro, nomeado pelo Presidente da República, convida as pessoas que entende. O Presidente da República dá posse ao Primeiro-Ministro e ao Governo que, seguidamente, faz o respectivo Programa, apresentando-o à Assembleia da República

Anónimo disse...

Bem lembrado, mas na verdade as pessoas votam a pensar no PM.