.
.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Revista de Imprensa

Requalificação da foz do rio Lis vai receber 900 mil euros


A margem esquerda do rio Lis, entre a ponte das Tercenas e o mar, vai ser requalificada, num projecto orçado em 900 mil euros e cujo protocolo foi assinado a 26 de Junho em Coimbra, anunciou hoje a Câmara da Marinha Grande.

Os trabalhos, que vão começar depois da época balnear e durar dez meses, vão recuperar uma zona degradada e descaracterizada devido “às obras de regularização do rio”, à “utilização desregrada das áreas marginais” e “à falta de ordenamento dos espaços”, segundo a autarquia.

“O ecossistema estuarino da Foz do Rio Lis reveste-se de um elevado potencial ecológico, de grande relevância para o desenvolvimento turístico do concelho da Marinha Grande”, considera a autarquia.

O plano de reabilitação e valorização do património natural visa, nomeadamente, consolidar uma rede de caminhos pedonais e cicláveis, plantar pinheiros-mansos e promover a biodiversidade local. Na margem direita do rio Lis será plantada vegetação “capaz de garantir a interligação entre a mata e o rio”.

As autoridades que assinaram o protocolo - Câmara Municipal da Marinha Grande e a Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro) – querem restabelecer o corredor ripícola no troço final do rio e permitir a utilização da área de forma sustentada.

O projecto prevê também a instalação do Parque Temático do Pinheiro Manso, que vai reforçar a ligação entre esta zona do concelho e a Mata Nacional do Pinhal do Rei.


(surripiado do Público)


2 comentários:

ai ai disse...

Tudo bem, inteiramente de acordo.

Mas? Não seria melhor utilizar esta verba na "reparação" ou reconstrução da ponte?

Eu sei que os organismos, são diferentes e cada um tem as suas verbas para distribuir. Mas porque não se definem prioridades e não se "desvia" o dinheiro disponível para onde é mais urgente?

Anónimo disse...

Gastar 900 mil euros na requalificação sem ter resolvido o problema das suiniculturas, faz-me lembrar aqueles gajos que não tomam banho e que se enchem de perfume.