.
.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Património Esquecido



O vasto património do Estado constituído pelas casas florestais e postos de vigia situados na nossa mata, património esquecido, degradado e abandonado, é uma daquelas coisas que faz doer a alma a qualquer marinhense.
O mesmo Estado que exige aos cidadãos tudo e mais alguma coisa, é o primeiro a delapidar por omissão e inércia, aquilo que pertence a todos nós e que faz parte integrante da nossa cultura e do nosso imaginário. A pergunta é por isso pertinente e oportuna estando de parabéns os deputados que a formularam.
Se a resposta demorar tanto tempo com a resposta à questão das arribas de S. Pedro de Moel, estamos conversados. Daqui a poucos anos nada mais restará do que um amontoado de ruínas e de memórias. É por isso urgente que o Estado tome medidas, quanto mais não seja, entregar este património a quem sempre pertenceu de facto, ao povo do concelho da Marinha Grande.


8 comentários:

folha seca disse...

Dificil deixar de comentar este post, começando por saudar a iniciativa dos deputados que puseram a questão.
As casas florestais ficarão para sempre na nossa memória e só aí, se não forem tomadas medidas que ponham cobro ao criminoso abandono a que estão sujeitas.
Quantos de nós não se lembra da 5ª feira das ascensão e o fascinio daquela casa florestal do Tremelgo. Quantos putos da minha idade não se lembra de apanhar boleia no pinhal da feira, pendurados no comboio de lata e ir dar àquele lindo bairro de Pedreanes. Aliás cuja casa mais emblemática aparece aqui no post.

Não sendo só aqui que se verifica a degradação do Património Histórico é aqui que com maior razão se devia intervir com mais firmeza, pois ao fim e ao cabo a todos nós pertence um pouco daquilo.
Aceito todas as soluções possiveis desde que se impeça uma ainda maior degradação.
A cedência dessas casas a instituições de interesse colectivo, como aconteceu recentemente com os paraquedistas, pode ser um dos caminhos, mas naturalmente, há outros.

Insana disse...

É triste ver como isto acontece sempre..

bjs
Insana

Acintoso disse...

As casas são, de facto, o aspecto mais visível do abandono para onde esse património 'semeado' pela Mata vai caminhando.
Mas já alguém pensou na delapidação do património que é o completo abandono a que as estradas da Mata há muito chegaram?
Será que as pessoas que nos governam (e não me refiro só aos governos que entram e saem) têm noção do que é gerir o património público?
Sinceramente tenho muitas dúvidas acerca disso!

Anónimo disse...

É sou conversa...são todos do mesmo Partido e nada.

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior,

olhar para a Marinha e para o país pelos olhos vesgos da partidarite, já se viu onde tal atitude nos leva. Se as acções forem boas, não iteressa de onde vêm. Estou por isso de acordo que se enalteçam os políticos que tomam atitudes correctas, independentemente do partido a que pertençam. Ou devemos cesurá-las só porque são de políticos que têm a mesma cor do governo?

Pirolito disse...

Há mesmo alguém apostado em 'comentar' neste espaço que fazia muito melhor se estivesse quieto.
Assim não faria as figuras que faz, nem dava a conhecer a mediocridade dos pensamentos que lhe vão na cuca!

Anónimo disse...

Mediocre, Mediocre (com letra grande) é o nosso PM ...... aqueles que votaram nele têm a obrigação PATRIÓTICA de o tirar de lá.

Parem com as choraminguices e mexam-se.

(nem imagino o que por aqui ia se o governo fosse laranja)

Anónimo disse...

Lamentando nao ter podido visitar o Blogmais cedo e poder comentar em tempo oportuno este Post, gostaria de começar por manifestar o meu agrado à poisção tomada pelos Deputados, pelo menos fica o acto......
com ou sem consequências, não sei, mas o alerta foi dado!

Sem dúvida que a perda deste património é uma tristeza e o reflexo do estado da nação.

Não posso deixar de acrescentar um facto, que considero relevante e provavelmente desconhcido da grnde maioria dos marinhenses....
Em tempo oportuno, num passado não muito distante, um filho da terra, com formação na área da arquitectura fez uma exposição o Serviço de Florestas expressando o desagrado e o erro que estas casa estavam a ser alvo por ocasição, provavelmente, da sua ultima intervenção de manutenção.
Dizia esse Marinhense, que a alteração da telha marselha, pela telha lusa, era um crime, pois estas casas foram construidas com base em projectos franceses, e por isso a utilizção da telha já referida....

Esta pequena nota, apenas para ilustrar, o desconhecimentode quem tem poder, que pelo mesmo custo mantinha a identidade dos equipamentos urbanos, e nem com o contributo válido, conhecedor valeu a correcção da situação...

Por estas e por outras que as forças e as vontades de contrubuir para a construção de um pais melhor vão desaparecendo e ficando a sensação de que não vale a pena!!!

a mediocridade está instalada
a INcultura é um facto
receio, que o futuro do nosso país, da nossa cidade esteja defenitivamente comprometido, e que as gerações vindouras tenham pela frente desafios enormes para poder converter tantos anos de erros!