.
.

sábado, 25 de setembro de 2010

Do Passado para o Presente, alinhavando o Futuro.


A Conferência de Álvaro Órfão

Tencionava estar presente na conferência promovida pelo jornal da Marinha Grande e pelo Sport Operário Marinhense a realizar logo à noite. Uma tosse irritante, resíduo de uma constipação apanhada no fim de semana passado, mais os resíduos de uns valentes quilómetros de cigarros, impedem-me de estar presente.
De facto esta ideia de fazer conferências para falar do passado, pode não ser lá muito atractiva, o que precisamos é de discutir o presente e com base nisso perspectivar a construção do futuro.
Fará sentido juntar umas dezenas de pessoas durante 2 ou 3 horas a falar do passado? Não faria mais sentido pegar numa cabeça brilhante e pô-la a falar sobre o futuro?
Para mim uma ou outra iniciativa faz sentido. Mas se sem sonhos para o futuro o “mundo não pula nem avança” aquilo que fizemos ou não fizemos no passado, marcou irremediavelmente o nosso futuro.
Álvaro Órfão e a sua equipe, de onde ressaltava Armando Constâncio que o acompanhou nos 3 mandatos, não conseguiram fazer tudo o que era necessário para resolver todos os problemas que havia a resolver. Sem duvida e sem me pôr para aqui exaustivamente a enumerar os feitos, a Marinha Grande era uma terra diferente quando em 2005 Álvaro Órfão e a sua equipe foram substituídas , que graças a um irremediável erro na escolha dos (novos) candidatos levou a que a força politica a que Álvaro Órfão pertencia, fosse humilhantemente derrotada dando a vitória à força adversária, o que em vez de vermos o continuar do trabalho desenvolvido, fomos brindados por uns seguintes 4 anos de autentica paralisação e indefinição, que certamente levaremos muito tempo a recuperar.

Ouvir Álvaro Órfão falar sobre o passado é quanto a mim tão interessante, como foi Ouvir Álvaro Pereira falar sobre o Futuro na ultima conferência promovida por uma das entidades que agora promove este evento. Assim os novos dirigentes saibam aproveitar a riquíssima experiência daqueles que pela lei da vida, tiveram que passar o testemunho a gerações mais novas.

10 comentários:

Anónimo disse...

Não querendo ser do contra, oque o Presidente disse no seudiscurso, sobr eo futuro da Marinha Grande, era verdade? um sonho? um desejo?

Nõa me parece que existamdados, indicadores ou o que seja quepossam fundamentar e substânciar toda aquela realidade, nem foram apresentados meios para oconseguir!

Sendo uma ideia bonita, poetica, para mim naõdeixa de ser um sonho, uma miragem tudo oque foi referido nesse discurso.

Aliás,os tempos avançam, e todos os sinais são exactamente contrários ao proferido.

Deixo como nota que soulivre do pontode vista partidário, tendo ja votado em todas as forças partidárias, não havendo qualquer interesse partidário oudefesa, mas apenas e só o interesse pela Marinha Grande.

Tenho pena quenao se consiga agregar esforços e vontades no sentido de desenhar um futuro que seja pensado para a Marinha e pela Marinha

Apartidário disse...

Infelizmente os executivos do Sr. Álvaro Orfão, tal como os que lhe seguiram, pouco fizeram pela Marinha Grande.
Fez jardins e parques mas não executou nenhuma prioridade do concelho.

Eu explico:
-Não continuou o saneamento no concelho iniciado pelo executivo anterior
-Não construiu nenhuma variante. O trânsito continua afunilado pelo centro da cidade.
-Não fez um novo mercado servisse os comerciantes e clientes. A opção Atrium era uma péssiam solução.
-Não fez uma nova piscina na Marinha Grande. Continuamos com um tanque que nem sequer chga para as escolas.
-Não promoveu uma verdadeira politica social solidária de apoio às familas.
-Não conseguiu alargar a zona Industrial.
-Não melhorou os serviços administrativos do Municipio.

Enquanto estas prioridades estruturais não forem concretizadas não conseguiremos o desenvolvimento desejado.

Anónimo disse...

Muito bem Apartidário...estou consigo

Anónimo disse...

Muito bem Apartidário...estou consigo

Anónimo disse...

Só uma visão estreira e sectária é que pode dizer que a seguir à derrota do PS,quando foi candidato ~Paulo Pedrosa,que houve uma autentica paralização da actividade camarária.De facto não se fez tanto quanto o desejável,porque a situação económoca-financeira estava descontrolada e o endividamento da Autarquia não permitia que se recorre-se a empréstimos bancários para fazer grandes obras.No reinado de Orfão foi gastar sem preocupações futuras,pois quem viesse a tráz que fechasse a porta.
Portanto houve um esforço de contentação das despesas para preparar o futuro e no quadro dos financiamentos do QREN,apresentar candidaturas e ter ao mesmo tempo suporte financeiro para cobrir a parte não financiada pelos fundos comunitários.Se queremos ser sérios intelectualmente,temos de perceber que neste momento este executivo tem minimamente essas condições para poder avançar com as obras.E mesmo assim ainda não o fez.Passado quase um ano temos de nos interrogar qual a dinamica,que obras vão ser concretizadas e será que os projectos apresentados ao QREN,vão ser todos implementados.Pela minha parte não vejo garra,dinamica e capacidade para ganhar o futuro e sairmos do marasmo em que nos encontramos.
Mesmo assim diria os executivos de A.Orfão,em tempo de vacas gordas,deixaram os lugares do concelho ao abandono e o saneamento básico com atrasos muito superiores à média dos concelhos vizinhos.E os pavimentos uma desgraça.Talvez porque tenham previligiado as obras de fachada,esquecendo que sem obras de infraeestruturas básicas o concelho não se desenvolve.Portanto saibamos também ter um olhar critico,porque isso ajuda-nos a dar saltos qualitativos e sobretudo a ter o cntraditório que em democracia é muito importante.

Anónimo disse...

Ah pois é!!!

E o autentico embuste que foi o aparecimento da velha múmia (com devido respeito) para encabeçar a lista e caso ganhasse, metia baixa 2 ou 3 meses depois, é mentira?

"Uma atêntica paralização da actividadde camarária" de facto é forçado... eu corrigia para: lemitaram-se e mal a fazer a gestão corrente e lá mais para o fim e com ajudas extermas lá canditaram o Municipio assim duma forma atabalhoadaa uns subsidio do QREN. Bem se alguem aqui pretente ressustirar o "trabalho" do triste período para a Marinha Grande e seus habitantes da celebre coligação J.Barros /Artur Autocolante, substituida a ferros pela Cascalho/ e o mesmo lugar Tenente, aconselhava a que estivesse quietinho. è que assim até pode ser que haja alguem que se vá esquecendo, do vergonhoso período, que não só envergonha os comunistas mas os Marinhenses em geral. Quanto ao actual executivo: Vamos a ver, dai-lhes tempo senhores...

Não há pachorra disse...

Será que esta gente não sabe conversar. Só sabem berrar de forma raivosa, agressiva e destrutiva. Mesmo discordando podemos ser construtivos.
Os que conheço e falam assim são normalmenmte falhados mas têm a mania que são mais espertos que os outros.
Será que estes (e os outros) anónimos também são desses?

Anónimo disse...

Péssima ideia - ouvir alguém que pouco fez pela Marinha Grande,vir agora falar de futuro?
Tenho que concordar com o deputado da CDU o "PUSCAS" que na última Assembleia Municipal descobriu finalmente a razão pela qual esta cidade está na cauda do desenvolvimento, PS e PCP/CDU já mostraram o que podiam dar a esta terra!
Em 36 anos esta terra foi ultrapassada por concelhos próximos: Pombal, Leiria, Batalha, Alcobaça, Nazaré, Ansião, Porto de Mós, Ourém, Coimbra, Figueira da Foz, Caldas da Rainha e até Óbidos!!

Anónimo disse...

Mas também não me parece que seja com o PSD.Aliás os vereadores do PSD ,históricamente aliam-se
à força maioritária.
Veja-se o exemplo de A.Santos considerado uma "estrela",mas que rapidamente se tornou um aliado de peso do PS.
Nessa medida o PSD nas próximas eleições Autarquicas tende a desaparecer.Basta que para isso haja uma maioria absoluta do PS ou da CDU.
E insisto na ideia nos mandatos de A.Orfão,lembro tempo de vacas gordas.Fundos comunitários e Lei de finanças locais mais generosa.Nessa altura o concelho não foi preparado para os desafios do Futuro.
As prioridades de investimento não foram as mais correctas.E tanto não foram que hoje subsistem problemas infraeestruturais gravissimos.No plano do desenvolvimento económico em 12 anos não se conseguiu desbloquear a expansão da Zona industrial da Marinha.Não foi feita nenhuma variante ao centro da cidade.E o Centro tradicional definhou,estando hoje completamente morto.O último mandato de Orfão foi uma desgraça,basta atentar nos episódios Constâncio e nas cenas pouco dignas que o jornal da Marinha na altura retratou.
Acabo só lembrando que foram nestes 12 anos que a Marinha se trensformou num caos urbanistico,em que o planeamento andou ao sabor dos interresses dos constutores e o resultado está à vista.As gerações vindouras terão de ser elas a pagar a factura e daqui a uns anos não há dinheiro para recuperar e manter os prédios que em muitos casos estão devolutos.
O presente executivo o que pensa desta situação ? e quem responde por tanta irresponsabilidade ?
Sim porque não chega sermos eleitos e depois não respondermos pelos nossos actos.

Flor do Liz disse...

Relativamente ao alargamento da zona industrial, não seria melhor, fazer as obras que ainda faltam e cuidar do que já existe?
Nós munícipes somos os principais culpados, por o Concelho se encontrar no estado em que está, não fazemos a nossa parte, só exigimos, não cuidamos do bem público, é só lixo e alguma vandalização e não digam que os serviços não limpam, vejo as equipas todos os dias a fazer as respectivas limpezas. Não reclamem quando encontram alguma coisa que não está bem, contactem os serviços e dêem conta da situação, há telefones e e-mails ao nosso dispor, como nunca houve.
Dizer que o Ex-Presidente Álvaro Órfão, pouco fez, não é justo, não pudemos olhar só para a freguesia da Marinha Grande, há mais duas freguesias, que tiveram um grande desenvolvimento.
Bom dia e resto de uma boa semana sem azedume