.
.

domingo, 18 de novembro de 2007

Premonição

Afinal parece que o Zézé não se enganou quando em 26 de Setembro nos mostrava o "novo" Mercado da Feira dos Porcos. De facto visto por fora ninguém diz o que é por dentro!...
A confirmar-se a abertura da nova valência (venda de peixe) parece que vamos ter mercado para os próximos anos. Agora era bom, e de uma vez por todas, que dissessem ao povo da Marinha Grande o que vão fazer com as instalações do "mercado" do Cristal Atrium. Isto não é um pedido, é uma exigência.
Por último uma sugestão: retirem as letras do edifício dos Cristal Atrium que indicam "Mercado Municipal" e ponham-nas penduradas nas barracas da Feira Porcos. É o mínimo!

Edifício do novo mercado da Feira dos Porcos (vista exterior)

Interior do novo edifício do mercado da Feira dos Porcos

72 comentários:

Anónimo disse...

Até doi!
Isto é um caso de polícia!
Estes incompetentes deviam ser julgados por gestão danosa do dinheiro dos nossos impostos.

Anónimo disse...

Mesmo que não se queira dizer mal, é impossível ficar indiferente a tanta irracionalidade!

Será que a 'Folha de Alface' que por cá se publica, e que, apesar de tudo, ainda continua a ser o único jornal cá da terra, não faz uma ampla divulgação destas enormidades? Se não a faz fica a devê-lo aos seus leitores e aos marinhenses.
Este blogue faz o que pode, mas, como é óbvio, está limitado à fraca divulgação que esta coisa da internet ainda tem entre nós, e à consequente ‘info exclusão’ de que muitos de nós sofremos.
Tanta asneira é, de facto, insuportável! Não venham cá uns certos senhores com argumentação abstrusa armados em defensores deste estado de coisas, pois isso não pega.
Rebater estes desabafos e as notas críticas sobre o que se passa na Marinha Grande, em termos de gestão autárquica, é coisa que não se pode enquadrar na comum diferenciação de ideias.
Isto que aqui se passa, meus senhores, é outra coisa e tem nome próprio e esse nome é: irresponsabilidade e, rebater os alertas que aqui se fazem sobre esta matéria (talvez fosse melhor dizer-se, os gritos de alma que aqui se proclamam!) é, além de inqualificável conivência, uma irresponsabilidade por ventura ainda maior!

Anónimo disse...

Pois... E tirando meia dúzia de cidadãos mais ou menos informados que aqui discutem os seus pontos de vista, independentemente da sua opinião, o resto da Marinha vai aplaudir de pé o regresso do peixe ao mercado... Sem sequer se aperceberem do custo que está a ter para todos nós... Por isso é que a cidade está como está: a desinformação que a Câmara produz enevoa a visão do comum munícipe e faz com que ainda se batam palmas à decisão que foi, umas das que mais nos lesou. Tenho um novo mote para um cartaz a afixar por toda a cidade, bem ao estilo PCP: "BASTA! Exigimos um executivo que defenda os nossos interesses!" Alguém subscreve a ideia de levar a ideia do cartaz adiante? Aceitam-se ideias...

Anónimo disse...

Boa ideia!
O senhor exCura talvez não se importe de abrir o seu e.mail a tal iniciativa.
Eu prometo que subscreverei e contribuirei para tal realização.
Para começar este seria um bom acto dos ditos 'independentes'.

Anónimo disse...

Eu não votei neles, eu não votei, juro!
E se querem saber nos do "elefante branco" construído na rua das portas verdes também não.
A mim ninguém de engana, porra!

Anónimo disse...

Cada um toma onde quer e vota em quem muito bem entende.
Pelos vistos este que tem nome de índio disse-nos onde toma, mas não nos disse em quem votou.
Também nos disse, se não disse está implícito, que é um especialista em caçadas ao elefente, mas como nunca viu nenhum, pensa que são Brancos. Coitado!

Anónimo disse...

1º - Mercado do Atrium = a €500000 de prémio pela permuta dos terrenos...
-Assim é que se gere bem os dinheiros públicos?
2ª - O PS teve praticamente um ano para abrir o Mercado do Atrium...
- Porque não o abriu?

Anónimo disse...

Este não toma nada. É anónimo, como anónimos são aqueles que usam a calúnia como arma de arremesso.
Toda a gente sabe que o mercado não abriu porque o comuna do Saúl Traineira, que também acumula a profissão de pexino com a de controleiro político, arregimentou as peixeiras para interporem uma providência cautelar, que impediu o Órfão e Cª. de abrir as portas.
Este anónimo sabe disto, mas prefere fazer fumaça.

Anónimo disse...

Andam para aí uns "economistas, contabilistas, topógrafos, engenheiros, arquitectos, detectives encartados e especialistas em mais algumas artes", que se entretêm a lançar números estapafúrdicos à cerca do Novo Mercado.
Ora, usando a sua própria aritmética, vejamos:
-Estes iluminados, para uma solução provisória (dizem eles) vão gastar mais de 250.000,00€ em barracas e seus adereços.
-A "chamada" comissão técnica dos amigos do Auto Colante, calculou os custos de algumas obras de adaptação no novo edifício em mais de 5 MILHÕES DE EUROS (NÃO ME ENGANEI, O VALOR É ESSE).
Ora, se considerarmos a área construida do Novo Mercado, com cave e dois pisos totalmente equipados com materias de primeira, sanitários com louças suspensas, elevadores, escadas rolantes, etc, seguindo as contas destes Xicos espertos, estamos a falar de um equipamento que valerá, no mínimo, 10 MILHÕES DE EUROS.
Pois bem. Quando lhes convem, dizem que o Mercado vale 2 MILHÕES e os terrenos permutados valem 4.
Decidam-se porra. Onde é que a Câmara, ou alguem, já vendeu lotes para construção por 2 Milhões, mesmo que lá tenham conseguido fazer umas dezenas de fracções.
É caso para perguntar quem é que ganhou e quanto, quando a Câmara vendeu os terrenos frente de mar, na Marginal da Praia da Vieira, por meia dúzia de patacos.

Anónimo disse...

É claro que me referia aos terrenos vendidos pela CDU.

Anónimo disse...

Ai este anónimo é tão impertinente!
Então e não é que ele (ou ela) está cheio de razão?
Era tão bom que uma certa gajada que por aqui bitaita metesse a viola no saco e fosse fazer serenatas para outro lado...
Só há uma coisa que me anima, é que quanto mais estes senhores abrem a boca, mais asneira sai!
E a malta a ver!...
Deixá-los pousá-los...

Anónimo disse...

A ser verdade que estão a retirar equipamentos do Mercado do Atrium e a adaptar nas Barracas do Pinhal da Feira. A Barracada continua.
Quando aconselhado(o AAutocolante) a deslocalizar equipamento para o edificio da resinagem, disse não!!
Agora para calar meia dúzia de vendedores, já pode!!

Anónimo disse...

E o Prof. Cascalho, diz o quê?

Anónimo disse...

Caro zé pagode:

Prof. Cascalho não! Sugiro que comece o mais depressa possível a tratá-lo por "Sô Presidente" ou ainda se arrisca a que o Vereador das Obras Particulares lhe bata à porta e lhe enfie com a comissão de utentes do SAP pela casa dentro e depois lhe embargue a casa por um qualquer motivo... Ah! E ainda se arrisca a ouvir uma dissertação entre 3 e 6 horas sobre a pobreza e a desgraça que a Flexisegurança trouxe a esse desgraçado e terceiro-mundista país que é a Dinamarca...e se ousar adormecer, ainda vai ser contratado para ajudar na construção do LeClerc como "voluntário"...

Anónimo disse...

Então e os direitos de autor?

Esta coisa do "mercado" instalado no pinhal da feira fez-me recuar algum tempo e recordar-me duma entrevista dada por um activo ex vereador da CDU no anterior executivo(Activo pelos seus escritos) a um "jornal" Se a memória não me falha, a Tribuna em que a propósito do mercado defendia a manutenção do intalado no resinagem... questionado sobre os entretantos defendeu que até lá devia-se fazer uma barracas de chapa provisóriamente para alojar os feirantes e afins...

Pelos vistos a sugestão foi muito bem aproveitada e como tal devia ser feita justiça e levar lá uma placa com o seu nome...

A propósito onde anda tão ferveroso crítico da gestão socialista que nunca mais li nada dos seus habituais escritos???

Anónimo disse...

Ó Anónimo 6:49,

5 milhões já custou o Mercado do Atrium sem as necessárias obras de melhoramento/rectificação. Essas custavam mais 2 milhões, segundo o relatório.

Esta discussão é ridicula e triste e mais triste fica quando, como sempre, os Xuxas baseiam-se numa série de mentiras para tentarem ficar com a razão. Deviam era ter vergonha pois se o Mercado da Barracaria é de 3º Mundo (e é-o não há dúvida nenhuma), então o que dizer de uma Obra que antes de abrir já estava encerrada ??

Pelo menos o "triste" do AAutocolante gastou o dinheiro mas abriu o Mercado.

Vocês ...... a sorte que ainda não havia ASAE.


( Mais uma mentira .... dizer que o estudo das Obras apontava para 5 milhões )

Anónimo disse...

Vitaminose meu brilhante pensador local. Dou-te razão pela primeira vez.... fica com ela e cála-te homem. Tudo o que foi feito na gestão PS foi um descalabro. O mercado do Atrium é uma vergonha, a Biblioteca Municipal uma treta, o Múseu do Vidro uma coisa indigna, o projecto para o Teatro Stephens um horror, o Arquivo Municipal foi uma coisa terceiro mundista, a estrada para a Vieira um monte de buracos, o Múseu Joaquim Correia, a Casa Alpendrada, os 2 Jardins no centro da Cidade, o arranjo da marginal da Praia da Vieira, o Cine-teatro ACtor álvaro, o Cinema ANtónio Campos, os apoios às Colectividades locais, o Prjecto e co-financiamento para a construção do mercado da Vieira, a piscona da vieira, as 3 fonotecas do Concelho,..., as refeições para a população escolar, os arranjos em Todas as escolas do Concelho, enfim, foram 12 anos horriveis. Parabéns Vitaminose por pensares de uma forma tão inteligente, tão isenta e tão esclarecida. Perto de ti o Saul Traineira é um homem totalmente imparcial.

Anónimo disse...

Com tanta obra feita e não conseguiram ganhar porquê?
Foram só obras de fachada, sem interesse directo por parte das populações e porque ninguém gosta de pessoas com duas caras!!

Anónimo disse...

Zé Fé,

não fales muito senão a verdade vem ao cimo.

É só obras na Vieira ......

Anónimo disse...

essa é a vossa terrivel dor de cabeça...os da Vieira, os pexins,só merecem mesmo o esquecimento, a distância e o desprezo...não se esqueçam que voltarão a ser os da vieira a apontarem-vos o caminho...espera com calma e já agora vai-te distraindo nessas reuniões muito úteis lá na sede do PSD...Ouvi dizer que o Teles não se candidata porque tem medo que o autocolante lhe ganhe....ehehehe isso é que é coragem

Anónimo disse...

Zé Fé,

estou a começar a gostar mais do teu tom ....

Sabes como é .... junta-te aos bons e serás como eles. Ainda te vais filiar no PSD.


Em relação à Vieira .... bom, devias de saber que foi graças a um "Jovem" do PSD que o vosso "brilhante" presidente de Junta conseguiu algumas contrapartidas da SIMLIS para a vossa freguesia por conta da instalação da Mega-ETAR. Tivesse ele falado mais cedo com o PSD e perdido menos tempo na boato e na mentira e melhores ainda seriam as contrapartidas ... enfim, maneiras de estar na vida e na politica.

Pelo vistos, simpatizas com os mentirosos e aldrabões ...

Anónimo disse...

Não me digas que é o mesmo brilhante PSD que disse em plena Assembleia Municipal que não passeava a filha no jardim novo da MArinha porque aquilom estava contaminado com chumbo e de repente foi visto por lá com a filha e tudo????É desse brilhante que falas?

Anónimo disse...

Ou Zé fé Vieira estás tão longe e tão bem informado!!

Anónimo disse...

Estás muito frio ou Zé fé!!

Anónimo disse...

Essa do Parque da Cerca ainda Vos tá atravessada!!
A verdade é que Vocês não conseguiram demonstrar o contrário.
Continuo a acreditar na palavra do Jovem do PSD.

Anónimo disse...

É desse mesmo .... foi a uma Assembleia de Freguesia .... aí na Vieira (na altura ainda não tinha Medo; ganhou-o depois) e disse uma série de verdades, ao mesmo tempo que abriu os olhos ao Paulinho.

Afinal, até sabes como as coisas são.

Infelizmente, preferes vir para este espaço ofender e denegrir as pessoas.

Começo a perceber a tua filiação Partidária.

Anónimo disse...

Não vi porque razão teve medo, eu assisti a essa AF e olha que o Paulinho ajudou-o imenso e não foi só ele, foi mais uma "cambada" de gajos do PS, talvez por isso ele lhes tenha ficado reconhecido. Não sabes tudo pá. A "cambada" do PS costuma estar sempre do lado certo da barricada. Mas eu estava-me a referir a um jovem do PSD que disse que aquilo (na Marinha - essa vergonha de Jardim público da Cerca) estava contaminado....De repente o vereador do ambiente é do PSD e não fecha aquilo....façam uma queixa qualquer para fechar o parque da Cerca ao menos para serem consequentes com os tempos inflamados da Campanha do senhor Artur - o Vereador que ri...
Dantes havia um anúncio da Vaca que ri, aqui na Marinha há uma coisa parecida - o Vereador (brilhante e impoluto industrial que ri!). O cabeça de lista do PSd que afinal já não tem a confiança do PSD. O que nos vale é que o PSD parece que continua confiante em si próprio....Haja confiança, portanto, nos amanhãs que cantam....eheheheheh

Anónimo disse...

Palavras para quê??

2007-11-20

CMMG

Abertura de concurso público para a aquisição de três tendas para instalação de Mercado Municipal

(Excerto da acta da reunião de Câmara do dia 16/11/2007)

ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA A AQUISIÇÃO DE TRÊS TENDAS COM A DIMENSÃO DE 15M X 25M, CADA, PARA INSTALAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE, INCLUINDO A SUA MONTAGEM E DESMONTAGEM

Presente informação n.º 96/07 da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos datada de 17/10/07, onde se fundamenta a necessidade de se proceder à aquisição de 3 tendas com a dimensão de 15m x 25 m, cada, tendo em vista a sua utilização para efeitos do funcionamento do Mercado Municipal da Marinha Grande.

O valor estimado da despesa inerente a esta aquisição de bens e serviços é de 183.000 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.

Presente propostas de Programa de Concurso e de Caderno de Encargos – Cláusulas Jurídicas e Cláusulas Técnicas.

Analisados os documentos supra referenciados a Câmara Municipal delibera autorizar a realização da despesa e determinar a abertura de concurso público para a aquisição de três tendas com a dimensão de 15m x 25m, cada, para instalação do Mercado Municipal da Marinha Grande, incluindo a sua montagem e desmontagem, e aprovar o Programa de Concurso e o Caderno de Encargos – Cláusulas Jurídicas e Cláusulas Técnicas, nos termos do art.º 18.º, n.º 1, alínea b), art.º 78º, n.º 1, alínea a) e n.º 2 do mesmo, do art.º 79º, n.º 1, e art.º 80º, n.º 1 todos do Decreto-Lei n.º 197/99 de 8 de Junho, e de acordo com o art. 64º, n.º 1 alíneas d) e q) da Lei 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002 de 11 de Janeiro.

Delibera, ainda, designar, de acordo com os n.ºs 1 e 2 do art.º 90 do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de Junho, o júri para conduzir o referido procedimento, o qual será constituído pelos seguintes membros:

Efectivos:

• Dr. Paulo Gonçalves, Presidente;
• Eng.ª Carla Lucas, vogal (substitui o presidente nas suas faltas e impedimentos);
• Dr.ª Carina Pedro, vogal.

Suplentes:

• Dr.ª Sara Coelho;
• Rodolfo Roldão.

Nos termos do artigo 108º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 197/99 de 8 Junho, é delegada no júri a competência para a realização da audiência prévia.

Propõe-se que o critério de adjudicação seja o mais baixo preço.

Esta deliberação foi tomada por maioria, com 4 votos a favor e 3 votos contra dos Srs. Vereadores do P.S., que proferiram a seguinte declaração de voto:

«Votámos contra porque uma das razões que nos levou a não votar este ponto anteriormente prendia-se com o facto de o Sr. Presidente da Câmara não estar presente nessas reuniões e uma vez regressado à Câmara poderia alterar esta proposta de decisão. Todavia, com a alteração que se deu hoje na reunião de Câmara por força da sua suspensão, essa expectativa deixou de existir na medida em que o Presidente em exercício e os restantes Vereadores da maioria, persistiram nessa intenção. Para além disso também sugerimos na última reunião que fosse ponderada a hipótese de instalação da venda de peixe no mercado novo como foi desejo expresso das peixeiras na reunião pública, mas, pelos vistos, essa recomendação não foi atendida dado que a proposta hoje em discussão é exactamente igual às anteriores. Por tudo isto os Vereadores do P.S. votam contra com os fundamentos da declaração da reunião de Câmara de 25/10/2007 que se dá por reproduzida a seguir:
“A decisão de colocar em instalações provisórias, numa área urbana abrangida por Plano de Pormenor plenamente eficaz e em completa violação deste, o Mercado Municipal é uma decisão ilegal da responsabilidade dos Vereadores do PCP e do PSD. Para essa decisão não foi tomada nenhuma deliberação de Câmara e, portanto, todos os actos administrativos lá praticados, bem como aquisições sem concurso ou procedimento legal adequado, assim como empreitadas de construção de largas centenas de milhares de euros são, totalmente nulas, passíveis de procedimentos de ordem legal e financeira para os seus autores e responsáveis. Os Vereadores do PS nada têm a ver com isso pois não tomaram parte de nenhuma dessas decisões, ficando por isso isentos de responsabilidade nos termos do n.º 3 do artigo 93 da Lei 169/99, na redacção dada pela Lei 5-A.
Por isso, a proposta de abertura de concurso, hoje apresentada em reunião de Câmara, para aquisição de tendas para o “dito” Mercado provisório é mais um acto na sequência de todos os outros anteriores. De facto, já lá estão tendas instaladas que custam dezenas de milhares de euros e que lá foram colocadas sem concurso, nem sequer cabimento orçamental na medida em que as tendas estão lá instaladas desde o encerramento do Mercado da Resinagem pela ASAE e a Assembleia Municipal só aprovou a revisão orçamental para esse efeito muito depois do compromisso assumido pelos Vereadores do PCP e do PSD. Por tudo isto e pelos escassos elementos que nos foram entregues para analisar, temos muitas dúvidas que o concurso agora aberto não seja apenas uma forma de tornar legal um conjunto de ilegalidades já praticadas.”»

O Sr. Vereador Artur de Oliveira declarou o seguinte:

“Na reunião existente há dias com os vendedores do mercado e peixeiras ficou claro que tanto uns como as outras não queriam nem querem ir para o mercado do Atrium.
Nesta reunião estiveram apenas três peixeiras e não vi nelas qualquer manifestação no sentido de irem para o mercado do Atrium.
Porém, noutras reuniões havidas com a totalidade das peixeiras, todas elas se manifestam em ir vender o peixe para o mercado provisório dado que aí têm muito mais possibilidades de venda e nesse sentido foi-me proposto por elas mesmo a retirada de algum equipamento para evitar maiores despesas no mercado provisório actual. É nesse sentido que se está a trabalhar e esperamos que na próxima semana já haja condições da venda do peixe com todas elas”.

O Sr. Presidente declarou o seguinte:

“É com sentimento de alguma satisfação que vejo neste momento, e finalmente, criadas condições para deliberar acerca deste assunto. Tal deliberação corresponde à avaliação feita pelo executivo como sendo a solução que, dados os vários condicionalismos existentes relativamente à questão do mercado, e sendo inviável uma solução definitiva encontrada no curto prazo, entendemos que a aquisição do conjunto das tendas que albergam provisoriamente o mercado municipal é a que corresponde à gestão mais racional dos recursos. De facto, não só vai permitir pôr fim aos custos com o seu aluguer, que são significativos como, a médio prazo, se tornará menos onerosa atendendo à necessidade de prolongar a situação de aluguer caso não se procedesse à aquisição definitiva. Por último, consideramos que se trata não só de solucionar o problema do funcionamento do mercado na actual conjuntura como se trata de um investimento de longo prazo, uma vez que assim que este equipamento deixe de ser necessário para o fim a que actualmente está destinado, passará a constituir um recurso permanentemente disponível para os mais variados fins, tanto na área das actividades culturais, desportivas, educativas e mesmo como apoio a iniciativas de outras entidades”.

O Sr. Vereador Sérgio Moiteiro pediu para subscrever esta declaração, o que foi aceite.

Anónimo disse...

Palavras para quê? VAi haver juri e tudo.... Na ex-URSS tb parece que havia tribunais. Não me digam que vão comprar outras tendas....????

Anónimo disse...

Recomeçam mesmo ao melhor estilo!!
Quanto pior melhor!!
Tomei a liberdade de colocar este texto para que todos possam ver o novo executivo no seu melhor!!

Anónimo disse...

O DR. Paulo Gonçalves devia ter no minimo coragem para não se prestar a estes papeis. Mas enfim, ... ela há tantas surpresas na vida.

Anónimo disse...

Ou Zé fé Vieira quanto ao juri nada a dizer, é de Lei, para todo e qualquer concurso.
Triste é a declaração de voto do Vereador AAutocolante, que a mando da claque organizada está a desmantelar o Mercado do Atrium para colocar algum equipamento nas Barracas do Pinhal da Feira.
Começo a questionar se o homem não devia meter baixa, julgo que está doido.

Anónimo disse...

Ou Zé fé Vieira é por numeação, o homem é funcionário, não pode recusar.

Anónimo disse...

Doidos meu caro anónimo, estamos todos nós por permitir que esta farsa continue sem ao menos uma mais leve mostra de indignação.

Anónimo disse...

Ou Zé fé Vieira concordo plenamente consigo, mas barracas são necessárias para levar para a Atalaia no próximo ano.

Anónimo disse...

Vandalismo no Edificio do Atrium.
Julgo ser caso de policia, destruição de patrimonio, dá prisão.
Ainda vamos ver muita coisa nos próximos dois anos.
Os Marinhenses se preparem pois até vai doer.

Anónimo disse...

Realmente estamos perante um caso de polícia.
Ao ler o que aqui se escreve, não posso deixar de registar algumas incoerências do Vitaminose.
Diz ele que o Novo Mercado custou 5 MILHÕES DE €. Deduzo eu que foi esse o valor dos terrenos permutados, o que quer dizer que a Câmara fez um bom negócio.
Depois diz que o relatório aponta para custo das alterações em 2 MILHÕES DE €.
Olhando para a fotografia aqui ao lado e visitando o mercado, comparando-o com o que a Câmara está a fazer na Vieira e os melhores que existem por esse País, quer o Vitaminose dar-nos alguns exemplos de alterações e correcções que pudessem custar 2 MILHÕES?
o PAGODE AGRADECE, PORQUE NÃO QUER SER F... SEM SABER PORQUÊ.

Anónimo disse...

Deve perguntar ao anterior executivo (PS) quais os valores correctos porque ninguém sabe!!

Anónimo disse...

E o mais engraçado aqui é ver toda a gente a acusar o anterior da culpa do estado desta cidade, depois ver os apoiantes dos socialistas a acusar os actuais vereadores do estado desta cidade e no fim, além da culpa morrer solteira, ninguém pensa racionalmente em nome de um colectivo. Sinceramente, acham que, já tendo o dinheiro sido gasto e estando uma infraestrutura pronta a funcionar, gastar cerca de 500€ ao dia é uma solução racional? Até poderia o mercado não ficar ali definitivamente, mas pagar uma factura que deve neste momento rondar os 31000€ é inteligente? Pelo menor teriam passado toda a gente para o mercado do Atrium e depois, com calma e sentido de responsabilidade, avançar para uma solução realmente virada para a população... Um pouco de bom senso, meus senhores...

Anónimo disse...

A vantagem do aluguer das tendas era que a manutenção das mesmas seria da responsabilidade do seu proprietário e não do arrendatário... já alguém viu o estado das mesmas... e só agora começou a chover...

Anónimo disse...

Caro anónimo 12:01,

não percebi quais as minhas incoerências .... e o estudo, não fui eu que o fiz. É um documento público, pode consultá-lo. O que lhe digo é que não tenho competências técnicas para questioná-lo .... e ainda não vi ninguém capaz a fazê-lo. Só opiniões que são isso mesmo, opiniões.

O mal neste Concelho é que se GOVERNA se VOTA por opiniões e pelo "diz que disse" ... o rigor cientifico é desconhecido por grande parte dos Autarcas que nos têm governado.

O que é estranho é que, na vez de se congratularem com esta "confusão", os Srs. Rosa não arranjassem outro estudo que contrariasse este .... se estão tão certos da falta de rigor deste.

A verdade é que há um documento e tem valores .... que habilitações têm aqueles que vêm para aqui duvidar dele, alguns, como o seu caso, que parece que nem o conhecem ?

Em relação aos 5 milhões .... sabe quantos "fogos" foram construídos na Praia e a que preço foram vendidos ? Sabe quantas lojas e quantos apartamentos foram construídos e a que preço foram vendidos no edificio do Atrium ?

Quando tiver estes números, responda-me, que eu dou-lhe mais dados para perceber como é que eu cheguei aos 5 milhões ....

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago!!
Continuamos à espera dos valores por parte dos xuxas.

Anónimo disse...

Este Vitaminose é um ponto. Cá para mim dou de barato que ele só percebe de plástico e não será muito.
Devolvo-lhe a pergunta.
Sabe quantas fracções foram feitas?
Pelo tom deixa a certeza que sim. Então diga quantas porque o pessoal não sabe nada de negócios imobiliários.
Sabe os valores de venda das fracções?
Então diga qual foi o valor bruto das vendas.
Já agora, porque sabe tanto destes negócios, diga-nos quanto custou a construção do Mercado e dos outros edifícios e a julgar pelos valores apurados pela tal comissão do PSD que avaliou as obras de adapatação, o valor de custo de construção deverá rondar mais de 1000 euros o m2.
Já agora, para acabar com a nossa ignorância, diga-nos como apura as mais valias do negócio, para concluir que ele produziu lucros fabulosos e ilegítimos, quando o promotor acabou por falir.
Para quem está tão bem informado, não será dificil apresentar os cálculos.
Já agora, responda ao anónimo e diga que obras grandes de alteração e de adaptação teriam que ser feitas, para custarem 2,5 milhões de euros.
A malta quer saber e agradece.

Anónimo disse...

O Vitaminose PPD, só se lembra do que quer. Por quanto foram vendidos TODOS os talhões que agora têm prédios em cima no tempo da CDU na praia da Vieira e que contrapartidas teve a população dessas vendas? Isso foi há muitos anos ainda o Filomeno Cascalho não sabia o que era a Marinha e o seu actual vice andava a agitar greves e o AAutocolante a pedir crédito à banca que lho recusava porque ele devia dinheiro ao estado...
ISTO É VERDADE, é esta a elite que nos governa, não falo do puto da praia da Vieira porque esse é simplesmente estúpido.

Anónimo disse...

Estou a falar de mais de 200 apartamentos que hoje existem e que os comunas venderam sem qualquer contrapartida para o Concelho. Vocês calem-se, quando se referirem ao Atrium (que foi um pessimo negócio, mas teve na sua base o beneficio público). Agora o vereador do vitaminose mandou arrancar as bancas e colocar tudo dentro das barracas. Assim como o PS diz ao Cascalho que aquele lugar não é dele eu vos digo PPDzinhos, aquele imbecil é vosso do PPD. Foi ele o vosso candidato a Presidente da Câmara! Ou é mentira Vitaminose? O Artur Autocolante não foi candidato do teu partido não teve o teu voto para ser Presidente da Câmara?????? Imagina que tinhas ganho, meu brono? O que seria de nós? Por amor de Deus, por que no te calas?

Anónimo disse...

Há ja algum tempo que venho a esta blog com alguma frequencia e tambem mando alguns bitaites de vez em quando. No entanto com o meu pedido de desculpas, parece-me que pelo que se passa neste assunto em particular isto está a tornar-se um daqueles chats sem piada que andam por aí... sou daqueles que sabe o que foi o lápis azul e não me passa pela cabeça sugerir qualquer censura... mas começa a haver aqui qualquer coisa que já aborrece... claro que não me refiro á excelente gestão do blog...

Anónimo disse...

Mesmo com esse estilo traquinas, força Zé Fé! Se for necessário convocamos o Saca Rabos e o Escandonga para compor o ramalhete.
Estes Florianos não nos merecem.Pelo menos alguns. Só tenho pena é que mesmo assim haja por aqui entre os pexins, ou índios, como também nos chamam, quem gostem tanto deles. É como diz o ditado, quanto mais me bates...

Anónimo disse...

O blogue até era bom quando bem frequentado, por pessoas com piada, mas todas com a mesma cor. Se vocês é do tempo do lapiz azul e mesmo assim parece que tem saudades estamos conversados. Admito que detesto meias tintas, mas venha algum dos ilustres bloggers dizer onde está a inverdade que subscrevi neste blog.

Anónimo disse...

Zé Fé, Zé Fé .....

"porque no te calas ?"

Não estarás a falar ............. "Venezuelano" ???

O Chávez já se foi embora ..... com orgulho teu mas para vergonha do País foi recebido pelo Trocaste, o mesmo que se recusou a receber o Dalai Lama. Isso é que é vergonhoso.

Em relação ao resto dos teus comentários ..... estás a ir por um caminho perigoso, pois elitismos sãp contrários ao conceito de Democracia. E, além disso, se começarmos a analisar as profissões/curriculos dos autarcas do teu Partido .... Profissionalmente ..... quem é o JPPedrosa ? Quem é o Leonel ? Quem é o Paulinho ? Quem é o Franklim ? (É verdade, este foi saneado) Quem é o Álvaro ?

Recuso-me a entrar por este caminho .... é baixar ao nível de alguns e isso não o faço.


Em relação ao anónimo 12:10 pergunto-lhe, já agora, quais as suas competências para por em causa o tal documento que, volto a repetir, foi feito por uma entidade autónoma, fora da Câmara .... (lá estão os Xuxas a insistir numa mentira, a ver se passa por verdade - o relatório não foi feito por nenhuma comissão do PSD).

O resto das contas, eu sei-as ..... os senhores contestatários é que têm de as negar .... não é virem para aqui atirar bitaites para o ar .... fica-vos mal.

Anónimo disse...

Nota: e só me referi aos cabeças de lista ...........

Anónimo disse...

o Álvaro não foi cabeça de lista, o Franklim não passa de um imbecil e tb não foi cabeça de lista, o Leonel tb não foi cabeça de lista. Qunato aosoutros cabeças de lista que esuqeceste eles foram, o Dr. Osvaldo de Catsro (que não tem curriculum nenhum, o Dr. Rui Teodósio Pedrosa - que também não passa de um ilustre desconhecido na Vieira e o Dr. Álvaro Martins, outro homem sem qualquer passado e presente profissional digno de nota). ou seja tudo o que é PS é mediocre vitaminose...

Anónimo disse...

O Dr. João Paulo Pedrosa não tem curriculum político nem profissional absolutamente nenhum (esta é demais), O Paulo Vicente tb não tem nenhum curriculum nem político nem profissional (Dá vontade de rir) dos que falste falta o Dr. Alvaro Pereira (um profissional completamente fracassado), só resta mesmo o Leonel (o que se candidatou à Junta da Marinha), que como se sabe tem um curriculum bastante pior que o do actual Xico Mantilha. Ora se estivesses caladinho no teu canto Vitaminose.
QQ dia explico-te porque tenho orgulho em ter o nome de Zé Fé Vieira 1917. Um pouco de cultura regional, penso que não te fará mal nenhum. Mas lê o livro Carnaval na Vieira 1917 e logo vês, meu caro.

Anónimo disse...

Para o anonimo das 12.10 o amigo está muito frio, o Vitaminose é ....

Anónimo disse...

Mas se o Vitaminoso está tão convicto da veracidade do relatório, então porque não se manifesta com o mesmo vigor para o encerramento do Parque? Quando houver a inevitável catástrofe da contaminação humana, será tão criminoso quanto os que têm poder de decisão, pelo menos moralmente!

Anónimo disse...

Fico com a sensação que o Vitaminose está a perder o vigor!

Anónimo disse...

Caro Zé Fé ......

em primeiro lugar não percebo o que é que o seu nickname tem a ver com os curriculos dos cabeças de lista. Segundo, não fui eu que trouxe para a discussão a eventual valia das pessoas. Terceiro, nunca me referi ao Dr. Álvaro da Farmácia. Referia-me ao actual Presidente da Junta da Moita, que também se chama Álvaro.

Agora,na minha óptica, tem de se discutir os curriculos profissionais das pessoas ANTES delas chegarem a titulares de Cargos Públicos. Senão, a democracia acaba e eternizamos o Poder sempre nos mesmos. Dou-lhe como exemplo o seguinte cenário: o Prof. Cascalho fica estes 2 anos como Presidente da Cambra. Na sua óptica, se o PS não voltar a candidatar o Orfão, não vai ter ninguém com o curriculo do Cascalho. Logo, o meu "amigo" vai apoiá-lo, não é ????
Voltando à questão dos curriculos, diga-me, p.e. e apenas destes, o que fizeram os seus conterrâneos que referiu (Adamastor e Paulinho), profissional e socialmente - dois funcionários públicos (das 9 às 5) que não faziam nem fazem ideia nenhuma do que é "trabalhar".
E de habilitações, bom, o Paulinho nem sei se acabou o Secundário, o JPP, como você diz acima, o facto de ter um canudo não torna as pessoas mais capazes.

E, digo-lhe eu sob pena de generalizar e atingir pessoas honestas e dedicadas, os cursos de Psicologia e Sociologia são só para aqueles que não sabem o que querem, de onde vêm e para onde querem ir.

..... são, neste momento, um dos problemas da Sociedade Portuguesa.

Diga-me um competente, independentemente do Partido (eu não me lembro de nenhum).

Anónimo disse...

Já agora .... o Leonel não foi cabeça de lista à Junta da Marinha ????

Nem em relação ao teu Partido sabes do que falas, Zé Fé ......

Anónimo disse...

Aos anónimos 10:31 e 10:51 (nem sei se não são o mesmo) o vigor continua cá e, em relação ao Parque da Cerca, se eu mandasse, no minimo, mandava fazer novas recolhas às terras. Agora, que é uma ESTUPIDEZ e IRRESPONSABILIDADE não fazer nada, seja do vereador AA seja do restante Executivo, disso não tenho dúvidas nenhumas. Principalmente agora, depois do disparate que fizeram na Feira da Barracada. o AA justificou-se perante os seus (que o pressionaram para fechar o Parque e recolher novas amostras - de forma profissionla, não da forma como um paraquedista qualquer as recolheu depois das eleições) que não havia dinheiro. Aliás, não havia dinheiro para nada ..... era o discurso do JBD e do AA. Agora, fazem aquele disparate com a Barracada.

Deixou de faltar dinheiro.


O JBD já era e o AA, se tivesse um pingo de vergonha na cara, seguia-lhe o caminho.

Anónimo disse...

Obras no mercado velho só daqui a um ano, porquê??
Porque travaram o AA de continuar com as obras??
Será que vamos continuar na mesma??
No passado recente:
"O Cascalho tem sido um entrave às obras no edificio da resinagem, defende para alim uma obra emblematica" palavras do AA aos seus.
Porquê??
Será porque é uma ideia do PSD??

Anónimo disse...

Já agora, se é uma ideia do "novo" PSD, os Jotas são capazes de nos explicar como se farão as cargas e descargas?
Onde parqueiam as viaturas pesadas?
Onde é que estão os estacionamentos para os consumidores?
Como é que pode ali funcionar um mercado sem a mínima possibilidade de acostagem para cargas e descargas das muitas dezenas de carros pesados.
Expliquem-nos como se fôsse-mos muito estúpidos, de preferência com um desenho.
O Zé Pagode agradece.
Muito obrigado.

Anónimo disse...

Detesto pessoas que se fazem passar pelo que não são. O Zé Pagode anterior, apesar de ter razão e escrever com erros de ortografia não é o original. Tenham ao menos a decência de saber imaginar um nick próprio ok?

Anónimo disse...

Vitaminose, meu ilustre Floriano, Não te respondo sabes porquê?
Porque não há resposta possível para as tuas doutas e sábias opiniões. Ganhaste... ainda se tivesses lido a obra 'carnaval na Vieira 1917' eu tentava ensinar alguma coisa, agora com essa demagogia e /ou ignirância toda, não vale a pena., Fica bem com todos aqueles que não indicaram o voto no AA. Que façam uma boa reunião é o que vos desejo. Já não tenho idade para palermices. Fiquem com a vossa razão e sejam felizes.

Anónimo disse...

Ou Zé Pagode da 01:36
aconselho-o a pecorrer no minimo o nosso Portugal para ver que não é preciso algo de muito sofisticado para funcionar bem e de forma operacional.
Um Mercado Municipal com caracteristicas de ambito local não necessita de tantas modernices como refere.
O problema do estacionamento não se deve colocar depois das ultimas obras na Zona do Parque da Cerca, quanto às descargas serão feitas como sempre foram sem causar ruido e problemas ao transito em volta do mercado.
Já agora digo-lhe que nunca vi carros pesados a descarregar no mercado, apenas de 3,5Ton.
O problema dos consumidores é sempre o mesmo, se podessem levavam o transporte para dentro dos locais de compra!!
Ou então devem querer um sistema "drive-car" do Mcdonald´s!!
Concerteza o amigo Zé concorda com a situação actual?
Ou conhece a fundo a trapalhada feita com o nosso dinheiro no Atrium??
O nosso Centro Historico precisa do Mercado a funcionar, senão morre!! Pergunte aos Comerciantes.
Para a Feira de Levante a solução passa por voltar a coloca-la no terreno "do Centro Civico" perto do Pingo Doce. De onde nunca devia ter saido. Más politicas!!!
E os burros somos nós??

Anónimo disse...

Óh anónimo das 11h19.
Você anda distraído e mal informado.
Tem que dizer isso ao PSD local e ao nóvel vereador Autocolante que fez uma encomenda de um estudo para o Novo Mercado, cujas conclusões para o inviabilizar vão muito além do que se diz atrás. Leia esse relatório e cuspa na cara de quem o encomendou e de quem, sem vergonha, o usa para justificar a barracada da Feira dos Porcos.

Anónimo disse...

Concordo consigo, apenas o Vereador AA é que não consegue ver!!
Quanto ao mercado Atrium não preciso de relatórios, eu fui lá ver com os meus olhos, com os técnicos, com os vendedores, com os moradores e com os politicos.
Vi por exemplo, um mercado em que junto às bancas do peixe eu saia de lá com os pés molhados porque as águas residuais saiam a 20cm de altura directamente para cima dos meus pés, vi a dificuldade de acesso de mercadorias entre bancas, vi um mercado novo cheio de fisuras nas paredes, portanto com problemas estruturais, poucos acessos, em muitos casos, de elevado perigo para pessoas idosas, vi o sector das aves junto do sector do Pão, vi um elevador apenas para elevar as mercadorias para os pisos de venda, vi uma entrada/saida para a cave com uma inclinação superior a 45º graus, vi uma zona para venda de carnes deminuta, sem zonas de frio, vi bancas de venda com espaço deminuto para circulação dos vendedores, bancas frágeis para corte de peixe, vi poucas zonas de ventilação nos dois pisos, vi as dificientes condições de trabalho criadas num mercado novo. Vi muita coisa mal!!Para tanto dinheiro gasto! Mas principalmente mal localizado e de grande impacto ao nível do ruido junto das populações!! Quer mais?
Acho que basta por agora.

Anónimo disse...

Além de subscrever o bitaite anterior, congratulo-me por haver pessoas interessadas e muito bem informadas no n/Concelho e que participam neste Blog.

Ainda vale a pena .....

Anónimo disse...

Zé Fé,

não te vás embora que eu vou ler o livro .......

Não me respondeste foi a nada do que eu escrevi .....

Anónimo disse...

É que para se ser sério... não é só parecer!!
É que para se falar dos assuntos com rigor é preciso estar por dentro das coisas, não basta vir para aqui falar por falar!!
A verdade por vezes custa ouvir, mas a verdade é que o Mercado do Atrium tem defeitos graves ao nível da concepção do projecto.
Tal como aconteceu com as criminosas obras no centro historico, o mercado do Atrium deviam servir de mau exemplo, de como gerir dinheiros públicos.
É pena que a investigação do IGAT não podesse analizar estes dois processos a fundo.
Espero um dia que se chegue a saber quem foi os culpados por tantos e tão graves erros.
Os Marinhenses merecem mais e melhor!!
Não culpem os "Jovens do PSD" porque um dia podem ter que Lhes dar razão.
Pena que não consigam tirar o AAutocolante do poleiro, só tem feito asneiras atrás de asneiras.
Tanta vez criticou os Seus no passado e agora anda a fazer o mesmo.
Os Putos deviam pedir a expulsão do Partido tal como ele procurou fazer com os Seus no passado.

Anónimo disse...

Mesmo com todos os defeitos, mesmo que temporário, o Mercado do Atrium não seria uma solução melhor do que a Feira dos Porcos?

Anónimo disse...

É óbvio!!
Porque é que esses marretas, velhos e novos que já são velhos, não experimentam?
Por medo que funcione e porque não querem ser responsabilizados por gestão danosa.

Anónimo disse...

evidentemente!

Anónimo disse...

Digam isso aos xuxas!!