.
.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

"O Que Diz Molero"


"Primeiras declarações de Barros Duarte"


Na carta em que pede a suspensão de mandato por um ano, João Barros Duarte explica que o seu estado de saúde não lhe permite continuar a exercer funções, situação que "ainda há pouco" não fazia parte dos seus planos, porque "embora cansado", esperava no período de férias que se preparava gozar "recuperar e retemperar as forças anímica e psíquica".
Foram os "acontecimentos" tornados públicos que tornaram "inviável a continuidade", adianta. O presidente explica que foi "o modo" como foi confrontado com a situação que desencadeou esta crise política. "Afligiu-me o modo como com ela (renúncia) fui confrontado e a margem desconfortável que me foi deixada para esclarecer aos olhos daqueles eleitores, de que eu não participei no processo, nem na decisão de abandono do cargo, e que, por tal, não é lícito me possam acusar de desrespeito cívico por não cumprir o mandato".
Barros Duarte critica ainda "o processo maquiavélico de desacreditação" da sua imagem e afirma continuar "atento e vigilante", pronto para, em qualquer altura, "denunciar a mentira e falta de ética utilizada por estes aprendizes da política", combatendo "a corrupção, o oportunismo, o carreirismo e a competência emproada".




(e no JN)

A carta, divulgada ontem pela primeira vez, mostra um presidente cansado e magoado com o partido pelo qual foi eleito. Justifica a suspensão com o estado de saúde, situação agravada pela forma como foi conduzido o processo e que, garante, não fazia parte dos seus planos. "O modo, e apenas isso, como fui confrontado com a situação, fragilizaram-me em termos de saúde e de confiança necessária para uma vivência social sadia", escreve. Mais à frente, refere "Afligiu-me o modo como com ela (renúncia) fui confrontado". No seu entender, esta situação "constitui uma afronta à democracia e é um descrédito para o acto cívico de votar".

29 comentários:

Anónimo disse...

Quem fala assim, pode estar doente, mas não é gago!

Anónimo disse...

Então mas afinal quem é que fala verdade? E O PCP não tem uma posição oficial sobre tudo isto?
Já agora sempre gostava de saber também qual a posição de um Senhor Deputado do PSD que há duas semanas escrevia no JMG (e passo a citar) "Contrariamente ao que alguns quiseram fazer crer, parece que o Presidente da Câmara não foi o traído. Este "pequeno" pormenor é de importância vital em todo o enredo. Aliás, para uma clarificação total da situação, era importante que o Presidente da Câmara quebrasse o silêncio e nos esclarecesse se foi traído ou se está esquecido." (fim de citação)
Pode ser que o Sr. Deputado leia a minha interpelação e diga, agora que o Presidente falou, o que pensa sobre o assunto, tantas pareciam ser as suas certezas.

Anónimo disse...

Então mas vamos la recapitular

O JBD tinha de se demitir ou suspendar o seu mandato pq já não tinha a confiança politica por parte do PCP partido pelo qual foi eleito (isto segundo o PCP) correcto.

Mas o Artur Autocolante apesar de não ter a confiança politico do partido que o elegeu (sim pq os partidos é que elegem as pessoas segundo o PCP)já serve para fazer uma coligação, e não é pedida a sua demissão.

É A ISTO É QUE CHAMAM COERENCIA SENHORES DIRIGENTES DO PCP?

JÁ ME ESQUECIA O JBD TB TINHA DE APRESENTAR A DEMISSO TB POR CAUSA DA IDADE E ISSO TB JÁ NÃO SE APLICA AO AA (sim pq o AA é muito mais novo).

Anónimo disse...

"Ex-autarca acusa PCP de "aliança com infiltrados"

http://dn.sapo.pt/2007/11/16/nacional/exautarca_acusa_de_alianca_infiltrad.html



"O executivo autárquico da Marinha Grande formalizou ontem o afastamento, do presidente da câmara, João Barros Duarte, eleito nas listas da CDU, promovido pelo seu próprio partido, o PCP, há cerca de dois meses, ao aceitar o pedido de suspensão do mandato entregue pelo autarca há uma semana.

As três formações partidárias, CDU, PS e PSD, com representação na câmara aceitaram a subida do número dois, eleito pela CDU, Alberto Cascalho a presidente. No entanto, a primeira parte da reunião foi marcada, para lá do confronto político entre os representantes da CDU e do PS, pela carta de Barros Duarte que acusa membros locais do seu partido de seguirem "uma estratégia de aliança com infiltrados que têm projectos pessoais e que apostaram em processos ignominiosos para conseguirem o [seu] afastamento". Deixou também um esclarecimento dirigido aos eleitores, dizendo que, ao ser obrigado a sair, "o seu voto ficou defraudado". Ao partido e aos "detractores" que sustentaram "a desacreditação" do seu trabalho com "críticas que nada têm a ver com a ver- dade" lançou a ameaça de que vai "continuar atento"."

Anónimo disse...

"continuar atento"
Mas atento a quê?? Agora??
Passados dois anos é que chega à conclusão que estado fora do Gabinete consegue ver o estado em que o Concelho está!!
Ainda bem que o conseguimos tirar de lá!!
Espero que o Prof. Casclho consiga ter uma visão diferente para resolver alguns do problemas que tanto afectam os Marinhenses!!!
Quanto à historia da "Traição", vamos continuar por quanto tempo à espera da verdade??
Será verdade o acordo ou não?
Será que a saida de SFragata da liderança do PCP já indiciava que algo poderia acontecer ou não??
Vamos aguardar por uma resposta.

Anónimo disse...

Estou de volta "ao jogo", após umas merecidas (digo eu) mini-férias.

Queria começar por esclarecer o V.C.Martins ...... não sendo a pessoa em causa mas "porque os amigos falam" (já deve ter lido esta frase várias vezes) deixe-me esclarecê-lo do seguinte: ainda há muita coisa por dizer e por se saber ...... e também ainda não acabou esta crise Politica. Só vai acabar dia 30.Nov, dia em que os militantes do PSD vão ser chamados a pronunciar-se sobre a situação actual do seu Partido. No entanto, voltando à questão que refere, deixe-me dizer-lhe o seguinte: no dia 24.Set, dia em que a Comissão Politica Concelhia do PSD se demitiu, antes dessa tomada de posição, já o AAutocolantes os tinha informado que o Barbas ia renunciar. Ora, sendo o AA e o Alta Tensão os conselheiros dele, não me diga que acha que esta informação veio do PCP e não do próprio. Mais, o dito Deputado Municipal e os restantes da mesma Bancada só não chumbaram a Modificação Orçamental da Barracada na Zona Desportiva porque lhes tinham garantido que ia haver alterações significativas na Camara. Isto já foi comunicado à população por quem de direito. Não sou um, um mero militante de base que o posso fazer. Mas os amigos falam.
Aliás, não querendo ser advogado de Defesa do dito cujo, lembro-lhe que esse Deputado também perguntou ao Vereador futuro Presidente se as Barracas já tinham sido compradas, ao que este respondeu que não, o que se confirma com a proposta que não chegou a ser votada na reunião de Camara que os Vereadores Rosinhas abandonaram. Mais uma vez o PSD acertou. Aliás, deixe-me que lhe diga que, em todo este imbróglio, só o PSD (AA excluído) soube manter uma postura séria e de coerência.

No entanto, para seu gáudio e de todos os Rosinhas deste Concelho, a verdade é que ainda falta resolver a questão Laranja. E essa só dia 30.

Como Marinhense e como militante do PSD estou muito preocupado pois sei que toda uma geração na qual se incluem os membros da Assembleia Municipal e restante Comissão Politica estão mesmo decididos a abandonar a Politica se o AAutocolantes não sair pelo seu pé ou se o Partido, todo em unissono, não o fizer sair.

Anónimo disse...

Enternecedor o seu comentário, Vitaminose! (e, já agora, espero que as suas mini férias lhe tenham sido muito proveitosas).
Mas, retornando, vou repescar a parte final de seu texto, onde diz: "Como Marinhense e como militante do PSD estou muito preocupado pois sei que toda uma geração na qual se incluem os membros da Assembleia Municipal e restante Comissão Politica estão mesmo decididos a abandonar a Politica se o AAutocolantes não sair pelo seu pé ou se o Partido, todo em unissono, não o fizer sair".

Se assim é, apresento-lhe os meus antecipados pêsames pela morte anunciada do PSD na Marinha Grande, pois pode ter a certeza de que o velho AA jamais abandonará o precioso tacho que, em boa hora (para ele, claro está!) lhe caiu no regaço!

Anónimo disse...

O PSD da Marinha Grande continuará a ser o que nos últimos anos yem sido...um partido de garotos imbecis. Quanto ao Senhor Vereador que ri para toda a gente e vai a todas, é uma ridicularia má demais para ser comentada, mas não esqueçam quefoi ele o escolhido pelo PSD para ser candidato a Presidente de Câmara. Estavam os meninos do PSD todos distraídos ou não tiveram ninguém melhor para apresentar a sufrágio do que um velho decrépito que mais não foi do que um empresário de méritos e honestidade completamente duvidosa. Mal vai um partido que produz tão fraca gente !

Anónimo disse...

O PSD da Marinha Grande continuará a ser o que nos últimos anos yem sido...um partido de garotos imbecis. Quanto ao Senhor Vereador que ri para toda a gente e vai a todas, é uma ridicularia má demais para ser comentada, mas não esqueçam quefoi ele o escolhido pelo PSD para ser candidato a Presidente de Câmara. Estavam os meninos do PSD todos distraídos ou não tiveram ninguém melhor para apresentar a sufrágio do que um velho decrépito que mais não foi do que um empresário de méritos e honestidade completamente duvidosa. Mal vai um partido que produz tão fraca gente !

Anónimo disse...

Quanto mais leio os comentários deste "senhor", mais orgulho tenho em ser do PSD .... e mais me questiono como é que foi possivel o PS chegar ao poder no Concelho.

Penso que o adjectivo que me responde está no Post do "dito cujo".

Anónimo disse...

Pior vai um Partido que produz gente como você próprio .....

Anónimo disse...

As verdades são incómodas, não são, Sr. vitaminoso?

Anónimo disse...

Sexta-Feira 30 de Novembro será dia D...Depois dessa magna reunião, nada será como dantes na Marinha Grande! Tem juízo Vitaminose, ninguém vos leva a sério. Ficam por cá ou vão embora, o que é que isso interessa? Em primeiro lugar, nenhum de vocês se vai demitir ou abandonar seja o que for; Em segundo lugar o Artur Oliveira fica até ao fim do mandato como a "muleta" da maioria e em terceiro lugar os deputados laranjas na Assembleia Municipal vão continuar a fazer o que sempre fizeram ou seja viabilizar este executivo em 95% das moções apresentadas a sufrágio. Irão inviabilizar poucas, para parecerem que são do contra e que o bom rumo das coisas dependerá de vocês. Daqui a 2 anos encontramo-nos todos no silêncio das Câmaras de voto de todo o Concelho e nesse dia, vamos ouvir a voz do povo. Será nessa altura que iremos saber que é quem nesta tragicomédia. Será nessas eleições finalmente que vocês vão entender a real dimensão do atoleiro que directa e indirectamente construiram em 4 anos.

Anónimo disse...

Ou Zé Fé Vieira não tinha tanta certeza!!
Olha que os Putos estavam mesmo preparados para Eleições Intercalares!!
O que não contecia com o teu PS!!
Quanto à saida olha que já no passado mostraram que os "t..." no lugar!!

Anónimo disse...

estavam, estavam, provavelmente estão sempre preparados é como o Manuel Monteiro está sempre preparado, só é pena é nunca ganhar!

Anónimo disse...

Quem é esse Manuel Monteiro??

Anónimo disse...

Caro cmjl,

quais verdades ?

Anónimo disse...

quanto ao "1917",

podia dizer que o seu pensamento é desse mesmo ano, mas já prometi que não baixava de nível.

O que lhe pergunto, porque é pessoa muito esquecida, tal como os restantes Xuxas, é se se lembram de quantas vezes o PSD votou contra as moções (como lhe chama) durante os 12 anos da tragédia.

O PSD é o único Partido que se pode orgulhar de SEMPRE TER TENTADO estar na politica pela positiva, não ser bota-abaixo .... como os Srs Xuxas são, fotocópias mal tiradas dos Comunas.

Se calhar é porque o Professor é o mesmo ......

Anónimo disse...

(respondendo a mim mesmo)

... infelizmente só agora as tentativas começam a dar frutos .....

vamos ver é se não acabam dia 30

Anónimo disse...

Vitaminose, Vitaminose, tens andado tão distraido... é por essas e por outras que o vosso partido neste Concelho vale o que vale... Têm sido sempre iguais a vocês mesmos. Cobardes que se enconstam ao poder tenha ele a cor que tiver. No tempo do advogado, foi pelos motivos que sabemos (interesses imobiliários entre outros)...agora é pela reformazinha. e depois têm deputados municipais acefalos e inconsequentes. Por isso desafio-te Vitaminose...como vai ser depois do dia 30 na Assembleia Municipal???? Provavelmente como foi no caso das barracas do mercado, a plateia fica repleta de agitadores e os putos inibem-se de serem pessoas dignas, inteligentes e honradas. Vocês em 30 anos de democracia no Concelho não dão lições a ninguém. Não é por não terem expressão numérica, nada disso. É mesmo por não terem coragem e capacidade!

Anónimo disse...

Estes Xuxas ..... insistem na mentira.

Caso não saiba, o PSD já emitiu um comunicado a explicar a razão da ABSTENSÃO. É importante referir que a bancada do PSD não aprovou a Barracaria e também é importante dizer que as Barracas ainda não foram compradas.

E, mais importante, é que aquela tomada de posição teve em consideração a garantia de que ia haver grandes alterações na Cambra. Como já se vieram a verificar. Digo-lhe, também, que essa tomada de posição ficou acertada numa reunião havida imediatamente antes da Assembleia, logo nada teve a ver com "barulhos".

Aliás, MEDO, é coisa que os "Jovens" do PSD não têm pois todos eles já foram perseguidos e ameaçados "noutros tempos". E olhe que o líder dos "Terroristas" está do seu lado da barricada.

MEDO .... não me faça rir (quantos são ?).

Anónimo disse...

As mudanças na Câmara foram o que se sabe ou seja um grande motivo para a vossa tão inteligente e corajosa abstenção... Viva o Monteirovky e todos os seus pelouros e já agora o Baião e o seu acréscimo de responsabilidades no Governo deo Concelho ehehehe agora deram-lhe a educação e a cultrura logo a ele que desconhece a diferença entre o Eça e o Essa Agora????? eheheheh palhaços. e a muleta dele tem o teu emblema....o das setinhas a apontar para o ar! Tem vergonha pá. Isto não é para ti.

Anónimo disse...

Ou Zé fé Vieira até me dá vontade de rir. Então os rapazes do PSD são uns cobardes?? Não valem nada??
Nunca vi nenhum como vereador para poder fazer essa brilhante analise.
Nas suas vidas profissionais são pessoas honradas, inteligentes, liderantes e principalmente sérias.
Na vida pública e na politica tem sido frontais, leais, participativos, actuantes e principalmente sem medo de claques organizadas.
Quanto aos deputados que estão na Assembleia ainda são os únicos que afrontam o poder instituido e já disseram que querem ver as suas propostas inscritas no próximo orçamento ou então votam contra.
Não esperaram por este desenlace na camara para marcar a sua posição quanto ao futuro caso não se alteraçem as coisas.
Não fomos os rapazes do PSD que pediram eleições a todo o custo e que quando as podiam provocar... recuaram!! Cobardes foram os Xuxas!!
E agora sofreram as consequencias, só foi pena ser tão tarde.

Anónimo disse...

Meu "amigo" ....

vergonha é dever e não pagar.

Eu não devo nada a ninguém (o Banco não conta). Mas, com esse, tenho as contas em dia.

Estou perdido a rir com os seus comentários ..... então até ontem a saída do Presidente da Cambra era um escândalo Nacional, pior ainda que os 106.000 postos de trabalho perdidos pelo Governo Rosa (que a somar aos 150.000 que prometeu criar já dá uma soma considerável de irresponsabilidade e insensibilidade) e agora, para este ilustre pensador Vieirense e Cor-de-Rosa, trata-se de uma coisa de somenos importância ??

Não consigo parar de rir .......

Anónimo disse...

ainda bem que ris e que tens as contas em dia. pergunta ao teu vereador se pode dizer o mesmo.... as contas em dia. Quanto aos problemas do Governo, isso é outra matéria. Quanto ao facto de os vereadores do Ps puderem ter feito cair esta Camâra, estou de acordo contigo. Agora mentiras, cinismos e outras tretas do género? nunca me verás alinhar nessa novela, pá. Temos uma Câmara de treta, uma Assembleia Municipal mediocre, temos sim... Ps's e Psd's incluídos, porque dos Pc's e verdes (está lá algum) nem sequer me pronuncio.

Anónimo disse...

Epá mandei prender o homem!!

Anónimo disse...

Já devias ter percebido que o AA não é bem "o meu Vereador". Aliás, como já disse anteriormente, ele vai ser o responsável pelo abandono da Politica, pelo menos partidária, de uma série de pessoas que, concerteza, não conheces mas que se conhecesses terias outra opinião. Ou não.

Agora, se soubesses como é o funcionamento dos Orgãos Autárquicos, nomeadamente da Assembleia Municipal, não criticavas os seus membros (de todos os Partidos) como criticas. Este Orgão não é Executivo logo os seus membros podem unicamente contrariar algumas decisões da Cambra e mesmo assim não têm a garantia de que nova decisão fosse mais acertada.

Ao longo dos anos, o PSD tem tido essa grande virtude de deixar governar quem ganha, respeitando a vontade do Povo. Olha que tem sido o único.

Tu chamas-lhe falta de coragem .... nós chamamos-lhe respeito pelo eleitorado.

A ver vamos se os outros Partidos terão o mesmo sentido de Responsabilidade quando o PSD ganhar .... (eu acredito que isso há-de acontecer).

Anónimo disse...

A Assembleia Municipal é e sempre foi uma Feira de Vaidades desde o tempo em que o Henrique Neto era Comunista. Gostam todos muito de se ouvir a eles próprios. Tem sido sempre assim.

Anónimo disse...

Só espero que o Tó Zé Berloconi possa continuar a transmitir as sessões da Assembleia.