.
.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Na Volta do Correio


ASSUNTO: Pergunta nº 1677/XI/1ª de 08 de Março de 2010 – Construção da Ponte das Tercenas sobre o Rio LIS na Ponte da Praia da Vieira Concelho da Marinha Grande


Encarrega-me Sua Excelência a Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, em resposta à Pergunta n.º 1677/XI/1ª, de informar V. Exa., do seguinte:

A construção da ponte das Tercenas foi objecto de uma candidatura ao Programa Operacional Regional Mais Centro – Acções de Valorização e Qualificação Ambiental, submetida em Julho de 2009.

Esta candidatura foi indeferida, conforme notificação de decisão comunicada ao Instituto da Água (INAG), em 8 de Março do corrente ano, com indicação de que a intervenção em causa não se enquadrava na tipologia das acções acima referidas. Para ultrapassar esta situação encontra-se agendada uma reunião com o PORCentro, para o próximo dia 14 de Abril, com o objectivo de encontrar uma alternativa.

Informa-se ainda que na actual ponte estão garantidas as condições de segurança, de acordo com as indicações do LNEC, embora condicionadas, apenas, à circulação de veículos ligeiros, utilizando a faixa central de forma alternada. A evolução da degradação da estrutura está ser acompanhada pelo LNEC através de inspecções periódicas.

Em face do exposto e em resposta à pergunta em causa, informa-se que o início da obra de substituição da ponte está dependente da obtenção de fundos comunitários, dado que as verbas envolvidas que ascendem a cerca de 1,4 x 106 Euros, não se encontram disponíveis no orçamento do PIDDAC do INAG.

Com os melhores cumprimentos,

O Chefe do Gabinete


Luís Morbey

6 comentários:

Vento Norte disse...

No dizer dum amigo saudoso:
- "Toma lá nada e vai à praça."
Ao que acrescento: "E traz o troco...mesmo em votos".

não me fecundem sff disse...

Para perguntas duvidosas, uma resposta com certezas... não serve de nada à Marinha Grande ter 2 deputados na Assembleia da República.
Zero de influência, não vale a pena andar a pensar que...valem o que provam.

Anónimo disse...

Razão tinha eu para denunciar aqui numa outra altura,a demagogia dos Deputados do PS na Assembleia da Repuplica,quando fizeram uma pergunta à cerca do inicio da obra da ponte das tercenas.
Esses mesmos,acrescentava eu,que votaram contra a proposta de lei 9/XI/1 do PCP no progama de obras públicas,aquando da discussão do orçamento de Estado para 2010.Eles são conjuntamente com o grupo parlamentar do PS os principais responsáveis por a obra não estar inscrita em PIDDAC e portanto não se saber para quando o seu inicio.
Ao menos se outra coisa não sabem fazer,que defendam os interesses da Região,porque foram eleitos também para isso.
E o nosso Presidente da Camara o que diz a tudo isto,pois na campanha eleitoral,sempre nos foi dizendo que era uma mais valia haver um governo e uma Autarquia do PS.
Os vieirensess que continuem a apostar no PS,porque vão em bom sentido.Isto é deem tiros nos pés,pois os nossos deputados não só votaram em sede de orçamento de Estado contra a ponte das tercenas,como contra a inscrição em Orçamento de Estado (PIDDAC) da construção do molhe maritimo a sul da Praia da ieira,do Museu da floresta,da expansão da Zona Industial da Marinha Grande.
Os eleitores que apreciem esta postura e daí tirem as suas conclusões.
E em relação à Camara Municipal,6 meses passados,não conhecemos projectos,planos,estratégia,em suma visão de futuro.
NA MARINHA GRANDE NÃO SE PASSA NADA COM ESTE EXECUTIVO.

Anónimo disse...

Já fora do concelho da marinha, mas onde quem mais passa são os vieirenses, há uma pequena ponte (passagem hidráulica) com problemas graves.
Esta ponte situa-se na estrada entre Vieira e Monte Real, no fim da descida do Bóco e inicio do vale do Lameiro.

Só lá indo pessoalmente se pode ter uma ideia clara do perigo, pois quem passa de carro, pouco ou nada nota.

No pior dos cenários, pode a qualquer momento haver ali um acidente com graves consequências.

Lateralmente à estrada, há as normais paredes de protecção, que no caso são praticamente a pique, com um desnível superior a 5 metros até à vala.
Estão a cerca de meio metro do alcatrão.

Uma delas tem uma fenda e a outra já partiu ao meio, metade já está inclinada para a vala cerca de meio metro e pode cair a qualquer momento.

O que se passa é que é por esses sitios que a água das valetas e da estrada se escoa, fazendo buracos, erodidndo as terras, forçando as paredes e descalçando o alcatrão.
Este pode abater, as paredes tombarem, um pesado encalhar e virar-se para a vala.

Se lá forem, tenham cuidado, as ervas tapam os buracos e podem escorregar.

Um transeunte interessado

folha seca disse...

Carao anonimo de 23 Abri das 23:46

Muitas vezes, quando publicamos um post ou fazemos um comentário, esperamos uma resposta e quando não vem, somos levados a pensar que tudo caíu num saco roto. Provavelmente o meu caro não vai ler este comentário e como tal o que eu disse atrás tem validade. No entanto eu li,registei e fiquei aparvalhado. Então eu que há quase 20 anos circulo por aquela estrada, nunca lá vi nenhuma ponte. Ná, que tem uma curva perigosa tem, mas ponte nunca a vi.
Há cerca de 30 minutos ao passarr por lá, coisa que faço obrigatóriamente 2 vezes por dia, sábados e Domingos inclúidos. Lá parei e assim numa de vistoria rápida, vi a ponte e verifiquei que o meu caro fez muito bem ao fazer o seu alerta.
É isso que todos devemos fazer. Só que me criou mais um problema. Agora todos os dias ao passar por lá vou sentir um calafrio do tipo, vai cair? Apenas tem uma diferença em relação à ponte das tercenas. Aquela àgua ( que por estas bandas é conhecida pela vala da Marinha) não é poluída e se tiver que nadar as "gasosas" serão provavelmente mais agradáveis. A propósito aqueles barracões ali perto foram em tempos uma fábrica de pirolitos. Esta é uma homenagem a um dos bitateiros frequentes que me parece andar com pouco gás nos ultimos tempos.Pois!

Transeunte disse...

Obrigado pela sua atenção.
Pode ser que mais pessoas sabendo, ajudem a evitar o pior.
No inicio foram informados, a junta de Carvide, a Estradas de Portugal e a GNR de Monte Real.
Fizeram uma limpezas e taparam os buracos.
Mas parece que vão ficando habituados e entretanto a situação agrava-se.
Essa vala é realmente conhecida por vala da Marinha, mas para mais fácil localização foi dado ao album no picasa o nome de valaboco.
Aqui estão fotos, mas como pode verificar, só indo ao local se tem uma ideia daquilo.
http://picasaweb.google.com/valaboco