.
.

terça-feira, 6 de abril de 2010

e à custa de quem, seu palerma?


António Mexia justifica remuneração com objectivos que a EDP atingiu

e o patrãosinho Estado? não tem responsabilidade nenhuma nesta pouca vergonha?

6 comentários:

O burro sou eu disse...

Como parece que esta questão não tem qualquer relevância, aqui fica uma achega:

http://www.nerlei.pt/portal/index.php?id=22842


Inquérito aos serviços de fornecimento de energia da EDP realizado pela NERLEI
Empresas da região de Leiria seriam mais competitivas se o serviço de distribuição de energia pela EDP tivesse mais qualidade

O inquérito realizado pela NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria aos seus associados e 250 Maiores Empresas do Distrito para avaliação da Qualidade dos Serviços da EDP leva-nos a concluir que o fornecimento de energia eléctrica é deficiente e influencia negativamente a competitividade das empresas do distrito.

Das empresas inquiridas, 91,8 por cento afirma que foi afectada por cortes de energia no ano de 2009 e destas, quase 40 por cento (39,3%) diz que os cortes de energia acontecem sempre que há mau tempo, não entendendo que tal aconteça pois consideram que a rede de distribuição deveria estar melhor preparada para resistir às condições atmosféricas adversas.

Apesar de as falhas/cortes de energia registados serem, na sua maioria, de curta duração (66,5% inferiores a 1 hora e 29% entre 1 e 4 horas), os seus efeitos na actividade das empresas são, mesmo assim, muito graves.

De uma forma geral as empresas são deveras penalizadas, sendo o efeito mais leve a diminuição de produtividade por paragem de trabalhadores, máquinas e equipamentos (apontado por 41,3 por cento das empresas), o que num país onde o aumento da produtividade é essencial à sobrevivência das empresas na economia global é deveras sintomático. De referir ainda os custos de avarias em máquinas e equipamentos provocados pelos cortes de energia, mencionados por 26,7 por cento das empresas, e até o incumprimento de prazos de entrega (11,7%) e perda de clientes (3,6%). Das 379 empresas que sofreram cortes de energia em 2009, apenas 16,8 por cento consideram que os efeitos desses cortes na actividade da empresa foram praticamente nulos. De salientar que várias destas empresas adiantam que isso (efeito praticamente nulo na actividade) se deve ao facto de terem adquirido UPS e geradores.

Quando questionados sobre as causas deste cortes/falhas de energia, apesar de 37,9 por cento das empresas referir que são as condições atmosféricas adversas que estão na origem dos cortes verificados, é de salientar que 62,1 por cento indica causas directamente imputáveis à empresa distribuidora: a falta de manutenção das linhas (27,18%) e a ausência de investimentos na actualização e modernização da rede face às necessidades actuais (34,92%).

A atribuição de responsabilidade à EDP pelas falhas/cortes de energia devido a falta de investimento na actualização e modernização da rede de distribuição é comprovada pela afirmação de grande parte dos inquiridos (55%) de que o problema das falhas/cortes registados em 2009 se arrasta há cinco ano ou mais.

Ao problema dos cortes/falhas de energia acresce a dificuldade em estabelecer um relacionamento fácil e eficaz com a EDP. Foi solicitado aos inquiridos que avaliassem 4 parâmetros: comunicação de avarias, resposta às avarias comunicadas, tratamento das reclamações e pedido de serviços técnicos. Em todos eles a maioria avalia os serviços como razoáveis, no entanto, nos parâmetros de "resposta às avarias" e "tratamento de reclamações" a avaliação é razoável mas com tendência para o "mau". Muitas empresas, especialmente as que não têm gestor de conta, queixam-se do contacto muito impessoal que é falar com alguém que atende no call center para registar uma avaria que, além disso, não sabe dar informação concreta do que se está a passar no terreno. Não compreendem ainda o facto de a EDP não assumir os custos dos prejuízos causados nas empresas pelo deficiente fornecimento de energia eléctrica.

Acintoso disse...

Eu gostava era de ver um destes doutos gestores a dirigir uma PME a navegar num mar de negócios alteroso como o que hoje se vive.
Aí sim é que se veriam os seus dotes de gestor. Agora à custa do Zé Pagante?!!...
E pensam estes gajos que 'nos papam as papas na cabeça'!
Gajada infame, é o que é!

folha seca disse...

Ontem mesmo o Primeiro Ministro fez questão de avalizar (por outras palavras) o valor pago ao presidente da EDP.

A razão foi clara: premios por ojectivos atingidos. Pois claro! Basta ler o primeiro bitaite deste post e está à vista!

Anónimo disse...

A CP e a CARRIS é que precisavam de um gestor deste calibre.

Talvez também desse jeito à TUMG (aguardo o fim do exercico de 2010 para confirmar)

Vinagrete disse...

Para quem tem uma noção mínima da economia e de gestão de empresas, fácilmente percebe que, no caso concreto da EDP, protegida por um estatuto, que na prática é de monopólio e resguardada pelo accionista Estado, não constitui especial mérito obter resultados que excedam os objectivos, bastando para isso fixá-los préviamente num patamar de baixas expectativas, ao mesmo tempo que se fixam preços e tarifas aos consumidores, quer domésticos, quer empresas, que, sem alternativas, ou pagam ou ficam sem energia. Na linguagem popular, ou pagam ou morrem.
Não questiono a competência do gestor António Mexia, nem sequer questionaria a atribuição de uma salário compatível com a sua capacidade.
O que me choca e nos choca a todos, é que estes gestores usufruam, para além desses vencimentos milionários, de prémios e mordomias que são um ultrage para as centenas de milhares de desempregados e outras tantas centenas de milhares de reformados que vivem de reformas mínimas. Não me chamem populista. Todos os dias ouvimos senhores com este estatuto, nas rádios e nas televisões, organizados em grupos de pressão ou individualmente, a proclamar que vivemos acima das nossas possibilidades e que é preciso apertar o cinto.
Haja vergonha e algum recato. Ao menos não falem, dando razão ao poeta cantor, que dizia:-
"Eles comem tudo
Eles comem tudo
E não deixam nada".

Anónimo disse...

Sim Caro Vinagrete... apetece cantar a plenos pulmões a cantiga do Zeca "os Vampiros"

Dado que é opinador convidado e tem possibilidades de postar a cantiga do Zeca, porque não o faz?
Os calhandreiros chateados com as mordomias dos Mexias e dos que mexem na massa, agradeciam.