.
.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Revista de Imprensa

Contrapartidas dos submarinos deixam 20 projectos parados

Iberomoldes ainda espera negócio de 15 milhões


O Grupo Iberomoldes, da Marinha Grande, tem um dos 20 projectos “inactivos ou cancelados” no âmbito das contrapartidas dos submarinos, avançou o Expresso, com base no relatório de 2009 da Comissão Permanente de Contrapartidas.
De acordo com o documento, só um terço do valor negociado de contrapartidas está cumprido, de um total previsto de 1200 milhões de euros. Além disso, esse valor baixou dos 40% para os 32% de 2008 para 2009. “Há mais de uma dezena de contratos que os alemães querem pura e simplesmente deitar para o lixo”, acrescenta o semanário.
No que respeita ao Grupo Iberomoldes, o projecto prende-se com a área de moldes, padrão e ferramentas e o fornecedor é a MAN Ferrostaal. O negócio ronda os 15 milhões de euros, mas a percentagem de aprovação é de 0%.
O presidente do Conselho de Administração do Grupo, Joaquim Menezes, disse ao JORNAL DE LEIRIA que o negócio “continua de pé”. Portanto, “as contrapartidas continuam em jogo e a empresa continua à espera de fazer negócio”.
Já o ex-administrador do Grupo, Henrique Neto, lembrou que, nos últimos cinco anos, tem vindo a falar com insistência do assunto. “Há dois ou três anos fui à Comissão de Economia explicar que as contrapartidas estavam congeladas por falta de interesse do Estado. Fiz tudo para denunciar”, sublinha. Contudo, “os governantes não estão minimamente interessados” em que as contrapartidas funcionem.
Paulo Portas, ministro da Defesa de Durão Barroso, negociou o maior programa de contrapartidas de que há memória em Portugal: 1200 milhões de euros pela compra de dois submarinos.


(surripiado do Jornal de Leiria)

1 comentário:

cigano Rico e com carta de patrão de costa disse...

O Exmo e Sr. Dr.Paulo Portas, Ex-ministro da Defesa do não menos Exmo Sr. Dr. Durão Barroso, "negociou" o maior programa de "contrapartidas" de que há memória em Portugal: 1.200 milhões de euros, pela "compra" de dois submarinos.
O maior programa, devido e atendendo ao facto, de não haver contrapartidas.

E o Cigano sou eu!