.
.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A ver o Rabo dos outros a Arder...


Num País, onde segundo se diz há especialistas com doutos conhecimentos em todas as matérias susceptíveis de solucionar em cada uma delas os problemas inerentes, para quê um verdadeiro leigo na matéria estar a meter-se onde não é chamado. Talvez porque não tenha mais nada que fazer.
Ouvi hoje, que o nosso exército mandou para a zonas mais afectadas pelos incêndios 10 pelotões de militares ou seja 250 Homens , pouco mais de que, pelas minha minhas contas, de 1% do total de efectivos. Pronto, para esta “guerra” podemos contar com o nosso exercito.
Também continua a estar presente e cada vez com mais consistência, a ideia de que grande parte dos incêndios, são provocados por mão humana, muitas das vezes com intuitos criminosos.
Ora bem! Para quem vive e trabalha nas imediações duma base aéria provida dos melhores equipamentos de vigilância diurna e nocturna com aviões capazes de ver mesmo de noite qualquer criminoso e mandar-lhe um balázio (estou a lembrar-me duma reportagem que vi) e não a defender que se dispare assim de pé para a mão (mas também, há balas de borracha, que não matam mas apoquentam.
Então e o custo? De Borla. Sim de borla. Eu explico. Para manter uma esquadrilha de aviões operacionais é necessário voar todos os dias para manter o equipamento mecânico e humano operacional, esse treino tem limites mínimos (fala quem leva com este bichos barulhentos em cima todos os dias e noites a toda a hora) então porque não juntar o útil ao necessário, há, eu cá se andasse para deitar o fogo ao terreno do meu vizinho para me vingar dele ter mudado os marcos para me roubar 1 m2 de terreno, pensava 2 vezes, se soubesse que podia ter a centenas de metros de altitude um sofisticado F16 a vigiar-me e sujeitar-me a levar com um balázio, mesmo de borracha. Chiça!

Sem comentários: