.
.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Revista de Imprensa




Pedreira do Galinha poderá ser Património Mundial

A decisão do Comité do Património Mundial de voltar a analisar numa próxima reunião a candidatura dos sítios dos icnofósseis dos dinossáurios da Península Ibérica foi considerada positiva pelos representantes de Portugal. A candidatura dos 'Icnitos de Dinossáurios da Península Ibérica' inclui oito jazidas em Espanha e três em Portugal, entre as quais a Pedreira do Galinha - na Serra de Aire, Ourém -, Vale de Meios e Pedra da Mua. Numa das trilhas em território português é possível ver pegadas de uma família de dinossáurios, havendo vestígios de dois adultos e três jovens animais.
"Partimos de um 'não' para um 'sim', só não sabemos o quando", afirmou à Lusa o embaixador Fernando Andresen Guimarães, presidente da Comissão Nacional da Unesco. Na avaliação do representante português, a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhece o trabalho científico já realizado e abre um nova etapa no processo da candidatura, que permitirá a demonstração inequívoca do seu valor universal.
Portugal e Espanha vão preparar um seminário internacional de peritos, com a participação da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) e de representantes de outros países, provavelmente no início de 2011, para chamar a atenção para os icnitos de dinossauros da Península Ibérica.
"Os icnofósseis são uma candidatura extremamente interessante, moderna, dinâmica, diferente e, por isso mesmo, mais difícil", afirmou Andresen Guimarães, lembrando a resistência de alguns paleontólogos em reconhecer as pegadas dos dinossauros para o interesse mundial.
"Alguns paleontólogos estão mais atentos aos fósseis de dinossauros quando se trata de jazidas com ossos", explicou. "Mas houve muito interesse nesta candidatura. Foi-nos pedido para estudar um pouco melhor a questão da articulação entre os vários sítios e a questão da declaração do valor universal excepcional", adiantou.
Após a 34.a Sessão do Comité do Património Mundial, que encerrou ontem, a lista dos bens de valor universal excepcional passou a contar com 911 sítios. Portugal está presente com 13 sítios inscritos, aos quais se acrescentam 24 outros bens de origem portuguesa espalhados pelo mundo.

Pegadas de dinossáurios com milhões de anos

A jazida paleontológica que ficou conhecida como a Pedreira do Galinha é famosa pelas suas pegadas de dinossáurios, sendo considerado o maior trilho do mundo de pegadas de animais herbívoros. Apresenta mais de 20 pistas de diferentes animais, algumas delas com mais de 100 metros de extensão. Nessas pegadas da Serra de Aire encontram-se alguns dos melhores exemplos de trilhos de Saurópodes - dinossáurios herbívoros, quadrúpedes - tinham uma cabeça pequena e um pescoço e uma cauda muito longos. O seu corpo, de elevado porte, era suportado por membros grossos e possantes, ostentando, em cada polegar dos membros anteriores e posteriores ('mãos' e 'pés') uma unha afiada ou garra. Para além da elevada extensão de pistas, aquela jazida caracteriza-se por apresentar uma excelente conservação das referidas impressões, o que lhes confere um invulgar valor científico e pedagógico.
A jazida é constituída por uma superfícies rochosa de 60.000 metros quadrados, onde é possível observar várias centenas de pegadas organizadas em cerca de duas centenas de pistas com impressões das extremidades dos membros anteriores e posteriores, que testemunham a sua passagem de grandes animais quadrúpedes naquele local há milhões de anos.

Surripiado ao Diário de Leiria

Sem comentários: