.
.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Revista de Imprensa

Marinha Grande/Bienal de Artes Plásticas: Entrega de obras de 16 a 22 de Setembro

A Câmara Municipal da Marinha Grande organiza a Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial da Marinha Grande, no Parque Municipal de Exposições, a decorrer entre os dias 22 de Outubro e 31 de Outubro.

A Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial é um Salão de Arte Contemporânea nas diferentes áreas: pintura, escultura, instalação, desenho, fotografia e design industrial.

Na Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial será homenageado o Mestre Vidreiro Marinhense Diamantino dos Santos (Pimenta), numa Exposição Retrospectiva da sua obra (extra - concurso) que terá lugar próprio e o devido destaque no catálogo da Bienal.

O artista Artur de Cruzeiro Seixas, expoente máximo do movimento Surrealista será homenageado na Feira Internacional de Arte Contemporânea e Design que integrará a Bienal.

A Feira Internacional de Arte Contemporânea e Design da Marinha Grande contará com uma Exposição de Homenagem a Cruzeiro Seixas; com uma Exposição Colectiva do movimento “Nouvelle Figuration”, com alguns dos nomes mais expressivos do movimento que dominou o cenário criativo francês nos anos 60/70; e também com uma Exposição Colectiva de Artistas Plásticos e Designers Nacionais e Internacionais.

A Marinha Grande, pela sua íntima ligação ao mundo artístico associado à indústria vidreira, tem todas as condições e características para se tornar num pólo de reconhecimento e visita obrigatório, no meio das artes plásticas em Portugal.

Tradicionalmente, um Concelho de fortes raízes intervencionistas, conheceu através dos seus mestres, o reconhecimento Nacional e Internacional na Arte de trabalhar o vidro. Esta sua tradição carece ser acarinhada e actualizada, não só para que não se perca a sua história, mas também para que projecte e fomente um novo e renovado enquadramento para o novo milénio.

Foi criada uma estrutura dinâmica com a introdução de aspectos inovadores, de forma a que a Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial da Marinha Grande, tenha um posicionamento ímpar no território Nacional e o respectivo reconhecimento quer em Portugal, quer a nível Internacional.

Entrega de obras de 16 a 22 de Setembro

Preferencialmente as obras a apresentar a concurso deverão ser de expressão contemporânea. A Temática da Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial em 2010 é “Artes Plásticas: O Vidro e o Design Industrial”. A temática deverá estar presente como veículo de criação, quer na sua subjectividade, quer na sua substantividade.

Esta edição terá concurso aberto aos artistas plásticos e designers nacionais e estrangeiros e, terá como Comissário o Presidente da Câmara Álvaro Marques Pereira e como Directores de Arte Raquel Fernandes da Silva Guerra Prates e o Artista João Murillo.

Será atribuído o Prémio “Pintor Fernando Azevedo” patrocinado pela empresa Gallo Vidro em 15.000€ (Quinze mil euros). O prémio é sujeito a imposto legal, correspondendo ao vencedor o Prémio líquido de 11.111 € (Onze mil cento e onze euros) de acordo com a legislação em vigor.

As obras de arte a concurso e os seus respectivos boletins deverão ser entregues de 16 a 22 de Setembro de 2010 e por conta dos artistas concorrentes.

Local de Entrega:
Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande
(Pavilhão 1)
Boavista – 2430-905 Marinha Grande
Horários de Entrega: De 16 a 22 de Setembro de 2010 – entre as 9h e as 12h30, e as 14h e as 19h30h.

O júri convidado para a Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial é composto pelas seguintes personalidades representativas da cultura artística contemporânea: a Pintora Emília Nadal, Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes; a Escultora Luiza Gonçalves, Membro da Direcção da Cooperativa Árvore; o Eng.º António Noivo como consultor técnico vidreiro de reconhecido mérito; João Prates, Director do Centro Português de Serigrafia e Miguel Matos, Curador e Crítico de Arte Director da Publicação Umbigo.

O Regulamento da Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial está disponível para consulta em www.cm-mgrande.pt.



Fonte: Câmara Municipal da Marinha Grande (via Sapo local e rádio Batalha)
18 de Agosto de 2010

1 comentário:

Anónimo disse...

gostava de saber aonde é que o noivo tirou o curso de engenheiro