.
.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Revista de Imprensa

Comunidade Intermunicipal aprova moção de apoio à abertura de Base à aviação civil

Os cinco concelhos do distrito de Leiria que formam a Amlei - Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral aprovaram uma moção onde manifestam o seu apoio à abertura à aviação civil da Base Aérea n.05 (BA5), em Monte Real, no concelho de Leiria.
O município leiriense, a par do da Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós tomaram uma posição conjunta, no âmbito da Amlei, no sentido de apelar para a rápida finalização da avaliação do projecto que decorre no âmbito da abertura da BA5 à aviação civil.
Os cinco municípios fazem saber que deliberaram, no corrente mês, manifestar a "sua maior satisfação, pelo empenho expresso pelas autarquias, instituições e cidadãos, na defesa da abertura ao tráfego civil da Base Aérea de Monte Real, pela oportunidade de desenvolvimento que poderá concretizar para a região", justificam.
Simultaneamente, os municípios da Amlei querem "reforçar o seu veemente apelo junto dos organismos públicos responsáveis pela expansão das infra-estruturas aeroportuárias nacionais, no sentido de rapidamente se finalizar a avaliação deste projecto", adiantam na moção aprovada e que dão a conhecer ao nosso jornal.
O documento, aprovado por unanimidade, seguiu para conhecimento do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, governador civil de Leiria, presidentes das assembleias municipais e das câmaras dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral.
Na base da decisão está a localização da BA5, que estando "a mais de 150 quilómetros (km) do futuro Aeroporto Internacional de Lisboa [a construir em Alcochete] e a 170 km do Aeroporto Sá Carneiro [Porto]" e por se localizar na zona Cento do País, "reúne condições excepcionais para o uso aeronáutico e encontra-se inserida numa região com forte expressão económica e populacional", aponta a moção.
"A abertura ao tráfego civil desta infra-estrutura é uma pretensão há muito reclamada por autarcas associações e outras instituições de relevo regional e nacional, sempre assumido como um objectivo estratégico para a dinamização da economia regional e mobilidade de pessoas e mercadorias", refere, ainda, o documento aprovado pelos cinco municípios.
A abertura da BA5 à aviação civil tem sido objecto de estudo nos últimos anos por vários sectores da sociedade civil e entidades públicas, como a NAV Portugal, ANA Aeroportos de Portugal, Instituto Nacional de Aviação Civil, Instituto Politécnico de Leiria, universidades de Aveiro e Coimbra e Força Aérea Portuguesa.


(surripiado do Diário de Leiria)

2 comentários:

Apartidário disse...

Excelente iniciativa.

A união das Câmaras Munipais da região na defesa desta causa é um passo fundamental.
Contudo, só por si não chega e deverá ser o catalizador para envolver outros municipios num raio de 100Km, todas as forças vivas da região e dos deputados do distrito no sentido de pressionar o governo a tomar a decisão.

Terá de ser uma avalanche para possa quebrar a resistencia que Lisboa tem exercido no sentido de que este desejo da região não seja concretizado.

Anónimo disse...

Não deixa de ser uma boa iniciativa e um objectivo a atingir a curto prazo.Já que andamos há anos nesta vida.
Mas sejamos claros,quem decide da possibilidade da base ser aberta ao tráfego civil é a NATO.
Portanto é bom insistir com o Governo Portugues para desbloquar nas instancias internacionais esta questão.
E mais o argumento de que fomos tramados na história do aeroporto Nacional é bem verdade.Já que ele se vai deslocar para sul e constitui desde logo um grave prejuizo para a Região.
Região essa que nas últimas décadas tem sido mal tratada pelos sucessivos Governo do País.Basta ver os investimentos centrais do orçamento do Estado para 2010.Uma vergonha.Mas os deputados eleitos pelo Distrito de Leiria (todos),tem muitas culpas no cartório.