.
.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Revista de Imprensa


Cidade vidreira assinala Feriado Municipal

A população da Marinha Grande volta hoje a cumprir a tradição do 'Dia da Espiga', que é também o dia do Feriado Municipal e para o qual a câmara preparou um leque alargado de actividades.
O Feriado Municipal da cidade vidreira é conhecido por Quinta-Feira de Ascensão ou 'Dia da Espiga', sendo tradição a realização de piqueniques no Pinhal do Rei. Neste dia, os marinhenses colhem ramos de espiga e outras plantas existentes no campo, com que formam um ramo que levam para casa para dar sorte durante o ano.
A festa tradicional do concelho estende-se ao longo do mês, com um programa variado de actividades, de participação gratuita, que inclui a Semana Gastronómica, circuitos turísticos, espectáculos musicais, exposição de frascos do vidreiro gigantes, oficinas de percussão e uma justa homenagem ao encenador marinhense Norberto Barroca.
Este ano, as comemorações do Feriado Municipal integram a Semana Gastronómica 'Sabores da Tradição'. Trata-se de uma iniciativa do Turismo Leiria-Fátima, que está a promover semanas gastronómicas em todos os concelhos da sua área de intervenção, com vista a valorizar o que de melhor se confecciona na região, culminando com o Festival Regional de Gastronomia de Leiria.
Para hoje, sábado e domingo, a câmara preparou ainda um conjunto de circuitos turísticos em comboio para as escolas do concelho e população em geral.
No campo da música, é hoje apresentado, pelas 21h00, no edifício da Resinagem, o Projecto de Intervenção Tradicional - Orquestra, numa organização das associações Tocándar e Uxu Kalhus.
Amanhã, à mesma hora e no mesmo local, realiza-se o 'Concerto Marinha Solidária', com o grupo de percussão Tocándar, 'Os nossos ídolos' e 'Zé Pedro dos Xutos'. A organização está a cargo da Escola Secundária Calazans Duarte e do Rotary Club da Marinha Grande.
No fim-de-semana, a partir das 14h00, estará patente no edifício da Resinagem a 'Glass Parade', uma exposição de cerca de meia centena de réplicas do frasco do vidreiro, em fibra de vidro, com a altura aproximada de 1,20 metros, que foram decoradas pelos alunos dos vários Agrupamentos de escolas do concelho, no âmbito da Semana da Educação 2009. O resultado desse trabalho é uma exposição criativa, que representa uma homenagem à identidade cultural da Marinha Grande.
Ainda no dia 15, sábado, pelas 10h00, o grupo Tocándar irá promover um conjunto de oficinas de percussão no edifício da Resinagem e no Parque da Cerca.
Neste dia, Marinha Grande homenageia Norberto Barroca, numa sessão a ter lugar pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Trata-se de uma cerimónia de homenagem ao encenador marinhense Norberto Barroca, pelos seus 50 anos de carreira. Será ainda realizado um jantar de homenagem, pelas 20h00, nas instalações do Sport Operário Marinhense.
No dia 16, domingo, o Parque Mártires do Colonialismo irá acolher um conjunto de actividades dedicadas aos mais pequenos, estando ainda previstas as actuações da Orquestra Ligeira da Marinha Grande, Big Band e a Escola de Dança Diogo Carvalho.
Até domingo, a galeria municipal acolhe a exposição 'Deu-me na Telha', da autoria de Clara Coelho dos Santos. No último dia da mostra, será realizada uma sessão de leitura dinamizada por Ana Alpande, intitulada 'A des-telhar o conto'.


(surripiado do Diário de Leiria)

Sem comentários: