.
.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Hoje em DESTAQUE

"Transportes urbanos vão a concurso"

Insólito > Câmara pretende lançar concurso público em que empresa municipal será mais um concorrente


Afinal a empresa municipal Transportes Urbanos da Marinha Grande (TUMG) poderá não ser responsável pelos circuitos que a Câmara venha a definir. Depois de o estudo de mobilidade estar concluído, a autarquia pretende lançar um concurso público em que a TUMG concorrerá com outros fornecedores daquele tipo de serviços, alguns dos quais com mais argumentos, como reconhece o vereador com o pelouro dos transportes e também presidente do conselho de administração da empresa, Artur Pereira.
De acordo com aquele responsável, a Câmara pretende avançar com concurso ainda em 2008, depois de o estudo de mobilidade e de viabilidade financeira estar concluído. “Vamos fazer o caderno de encargos e a TUMG será mais um concorrente que vai avaliar a sua situação e o que a autarquia pretende e depois decidirá se avança ou não”, explica.
Porém, Artur Pereira, no papel de presidente do conselho de administração, confessa que a empresa municipal “poderá ter dificuldades para se equipar devidamente de forma a cumprir o que for pedido no caderno de encargos”. “A TUMG só terá condições de concorrer com outros operadores do sector se adquirir algum equipamento, mas isso tem de ser aprovado pelo principal accionista, que é a Câmara”, explica.
Artur Pereira vai mais longe e afirma mesmo que se a empresa não ganhar o concurso terá de ser extinta. “Deixa de ser necessária e o melhor é acabar”, salienta.


Sete anos de inoperância

> Mais de sete anos depois de ter os estatutos aprovados em Assembleia Municipal, a empresa municipal Transportes Urbanos da Marinha Grande ainda não começou a cumprir a principal actividade para que foi criada, a prestação de um serviço público de transporte colectivo de passageiros.

> Atrasos na definição dos percursos, problemas de financiamento, demissões de administradores e questões legais protelaram o início da função para a qual a empresa foi criada. Quase um três depois da tomada de posse do novo executivo, a questão continua por resolver.


(surripiado do Região de Leiria)*


* notícia omissa nos órgãos de comunicação local


Pequena nota marginal – a seriedade política não se apregoa, não se decreta nem resulta ou se afirma através de opiniões avulsas de uns quaisquer profetas do pluralismo e da isenção. A seriedade política resulta da coerência no exercício do poder representativo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas a censura reina neste blogue, fraco socialismo, é só apagar comentários que levantam rabos de palha. Arnaldo

Anónimo disse...

Relembro que a TUMG em Agosto de 2007 (em reunião de CMMG) foi deliberado encerrar pela maioria, por questões de legalidade.
Mas a verdade é que continua a funcionar passado quase um ano sem que este assunto fosse a sessão de Assembleia Municipal, porquê?

Para quê - continuar algo que não funciona e mais - segundo o Vereador/Presidente do Conselho de Administração - Artur Oliveira - "os serviços prestados pelos privados ficam a preços inferiores aos da TUMG" - então porque continuar???
Será que o Partido do Sr. Vereador da "Vida Dura" não tinha razão em 2006 e 2007 quando levantou a questão, da forma, da organização e dos custos???

Anónimo disse...

Alguém disse que o Mundo é dos espertos.
Não sei há quanto tempo foi, mas a verdade é que parece estar a verificar-se uma inversão. O Mundo parece ser, cada vez mais, dos incompetentes. De Bush aos Cascalhos, aos Autocolantes, Moiteiros e quejandos, a nossa actualidade está marcada por estas aves raras.
O que é que estas abantesmas sabem de exploração de transportes, que noção têm de serviço público, o que é que sabem da dimensão de uma estrutura de transportes, entre meios rodoviários disponíveis, optimização de circuitos, política de preços e passes sociais?.
Não sabem nada, nem leram o que, sendo pouco, já estava feito.
Como é que se pode dizer, especialmente no seio de um executivo COMUNISTA, que os privados conseguem operar a preços mais baixos.
Volta JBD e corre com esta mediocridade bicéfala que finge que nos governa.
Pobres de nós, que temos de os gramar mais 18 meses.

Anónimo disse...

Não vai mais vinho para a mesa do anónimo 5:16 PM (estranha hora para ainda estar a almoçar) ....


Volta JBD ?????

(tirem-me deste filme)......