.
.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Últimas do SAP

(made in Diário de Leiria)
.
INEM reforça socorro na Marinha Grande e Peniche
.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o socorro nos concelhos da Marinha Grande e Peniche através da colocação de duas ambulâncias, no âmbito da reestruturação dos serviços de urgências nos hospitais e dos Serviços de Apoio Permanente (SAP), implementado pelo Ministério da Saúde.
No concelho da Marinha Grande, a ambulância de socorro é tripulada por um minímo de dois Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE), em turnos de oito horas, e em Peniche será colocada uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida, que funcionará, para além de várias equipas constituídas por TAE, com um enfermeiro, durante o mesmo período. Este veículo permite fazer o socorro em zonas de difícil acesso.
Os 23 profissionais que serão recrutados para aqueles dois concelhos, num total de 120 a nível nacional, deverão começar a trabalhar no início de 2008, depois de concluída a selecção e formação, prevista até ao final do ano.
O recrutamento de Técnicos de Ambulância de Emergência, iniciado em 2004, prevê um investimento a nível nacional na ordem dos 16 milhões de euros. Segundo Pedro Coelho dos Santos, director do Gabinete de Comunicação e Imagem do INEM, as duas ambulâncias permitem efectuar um socorro pré-hospitalar “mais próximo dos utentes”, que depois são transportados para as diversas unidades hospitalares em função do quadro clínico. “O INEM já tem ambulâncias em várias corporações de bombeiros, e a colocação de mais duas naqueles dois concelhos (Marinha Grande e Peniche), tem a ver, em primeira instância, com a da reestruturação do SAP e urgências”, explica Pedro Coelho.
Refira-se que o Movimento de utentes do SAP da Marinha Grande têm previsto, para hoje à noite, nas instalações do Sport Operário Marinhense, uma concentração para protestar contra o fecho daquele serviço nocturno.
A concentração visa definir as “acções de luta” contra a decisão do Governo, que os populares acreditam conseguir contrariar.
.
Autarcas na expectativa
.
O presidente da Câmara da Marinha Grande acredita ser vantajosa a colocação de uma nova ambulância de socorro, mas diz que esta solução “não substitui” o eventual encerramento do SAP como pretende o Governo. “O INEM pode contratar as pessoas que quiser, mas continuamos a defender o funcionamento do SAP durante 24 horas. Esta é que é questão principal e que não abdicaremos”, sustenta Barros Duarte, realçando que a função da autarquia é defender “os interesses da população”. (...)

Sem comentários: