.
.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

2 Pesos e 2 Medidas ou???

Antes

Quarta 8 de Outubro de 2008

A Comissão Política do Comité Central do PCP saúda vivamente o escritor e o camarada José Saramago pela atribuição do Prémio Nobel da Literatura.


Escritor de grande mérito artístico e de indiscutível prestígio nacional e internacional, José Saramago é simultaneamente uma figura singular na vida cultural, social e política do nosso país.
Membro do PCP desde antes do 25 de Abril tem uma vida indissoluvelmente ligada à defesa da liberdade, da democracia, das grandes causas sociais e políticas dos trabalhadores na luta pela sua emancipação.


A atribuição, hoje, do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, para além de justamente consagrar um grande escritor e a sua obra, constitui igualmente um importante contributo para uma maior afirmação da literatura de língua portuguesa no mundo e para o reconhecimento do português como língua de referência importante na cultura mundial.


É com enorme alegria que o PCP, os comunistas, os trabalhadores, os intelectuais, os portugueses vivem este momento.

Depois

Sobre a atribuição do Prémio Nobel da Paz

Segunda 11 de Outubro de 2010

Face a solicitações de vários órgãos de comunicação social sobre a atribuição do prémio Nobel da Paz deste ano, o PCP divulga o seguinte:
A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China - é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos

A academia que atribui o prémio Nobel não é a mesma?
O PCP não é o mesmo?

12 comentários:

Unknown disse...

Isto não é calhandro no largo.
É cultura e reconhecimento de valores

Anónimo disse...

Pois!!!
Incongruências!
Acho que Saramago se iria sentir mal, com esta posição "aparvalhada"
do seu partido.

Municipe Atento disse...

Onde andam os comentadores habituais?
Calados que nem ratos, como é habitual nestas circunstâncias.

Rogério G.V. Pereira disse...

Caro Folha Seca,

Sobre a posição do PCP ela não me surpreende nem me parece incoerente com as posições que tem tomado (considerando os termos do seu comunicado).

Quanto ao prémio que foi atribuido, também não me surpreende nem é incoenrente com o facto de anteriormente esta galardão ter sido atribuído a Obama (considerando os termos em que o atribuiu).

Espero que deste meu comentário não conclua que subscrevo regimes que sobrevivem à custa da privação da liberdade das pessoas...

Abraço

folha seca disse...

Meus Caros

Confesso que nestas coisas do prémio Nobel não sou suficientemente conhecedor para emitir uma opinião com qualquer certeza.
O que procurei trazer à discussão foi a posição (que me perdoe o querido amigo Rogério Pereira) incoenrente do PCP que vista duma forma simplista me transmite a ideia de que quando o prémio vai para quem gostamos, optimo, quando se passa o contrário, já é mau. Mas pronto deixo para os entendidos a explicação.

Flor de Jasmim disse...

Assino por baixo o comentário do nosso Luis coelho.

E eu acho que por vezes não se vê as coisa com os mesmos olhos, mas isso fáz parte.

Beijinho

Anónimo disse...

Infelizmente o PCP não se distancia dos outros partidos quando se trata de olhar para dentro.

Anónimo disse...

Meu caro folha seca
Estamos de facto a falar de prémios diferentes.Um é o Nobel da literatuta e outro é da Paz.
Mas então que posição é que o PCP poderia ter se não fosse de coerência politica e revolucionária.Não há duvida que só quem perdeu a perspectiva politica e hoje anda ao sabor dos intereesses neoliberais é que pode estar admirado com a posição do PCP.
Então como podia o PCP estar de acordo com a atribuição do Nobel da Paz a Barack Obama,quando ele é um Presidente de um Estado que agride e invade paises soberanos e que todos os dias faz a guerra.Isto tem alguma coisa de incoerência.Antes pelo contrário.E depois o nobel da paz deste ano a Liu Xiaobo,vem de facto na linha do anterior prémio que visa a ingerencia num País soberano que os Estados Unidos não vêm politicamente com bons olhos.
E portanto estas coisas não podem ser vistas a regua e esquadro.
São pensadas politicamente e a atribuição destes prémios têm um conteudo não inocente,que só não vê quem não quere.

folha seca disse...

Caro anónimo das 16:42
Em lado nenhum disse "estar admirado" pela posição do PCP. De facto já há muito que as posições incongruentes do PCP não me criam qualquer admiração.
O que tentei foi que alguem entendido na matéria explicasse o porquê de dois pesos e duas medidas. O meu caro bem se esforçou mas disse nada e tal como o seu Partido o que fez foi atirar com areia para os olhos das pessoas.
Misturar Obana com Li-Xiabo é no minimo abjecto. Se não sabe este ultimo está preso porque foi um dos promotores da "carta 08" onde apenas exigiam direitos, liberdades e mais umas coisas que certamente não lhe interessam (a si claro).
Quanto à acusação dos interesses neoliberais de que ando ao sabor, meu caro há muito que aprendi a não responder a "bocas da reacção".
Cumprimentos

A Verdade Chateia disse...

Anónimo das 16:42

Você não vive neste mundo.
Já que é tão defensor dos proncipios revolucionários porque é que não vai para Cuba.
Até os sindicalistas compreenderam a crise. Despediram 500000, eu repito por extenso, quinhentos mil funcionários públicos e não há um protesto.
Espantoso!
Que diria o seu camarada Carvalho da Silva ou o Sérgio Moiteiro?
Porque é que eles (cubanos, chineses, coreanos) querem fugir e não os deixam? Vá você para lá.

Era isto que nos queriam impor a seguir ao 25 de Abril.
Apesar da porcaria toda parece que estamos um bocadinho menos mal. Pelo menos ainda só baixaram 5% aos funcionários públicos (depois e terem sido exageradamnete aumentados).

É verdade e querido vai ficar chateado.

Anónimo disse...

Caro folha seca
Os Estados Unidos estão tão preocupados com os direitos humanos,como você dá a entender !
E então o imperialismo Norte Americano não tem muitas contas a dar a Deus ? E não estará interessado numa alteração politica do regime Chinês ? Claro que sim.E Então este prémio atribuido a um dissidente do regime Chinês é inocente.
Nada é inocente na vida como saberá.E não existem presos politicos nos Estados Unidos é evidente que sim.Até existem presos estrangeiros (Cubanos),sem culpa formada,que não foram julgados e que estão há anos nas cadeias dos Estados Unidos.Portanto não fique tão incomodado com as posiç~oes do PCP,porque são coerentes.Ou tem alguma coisa contra a coerência politica ?
E não confunda opiniões com " bocas da reacçao" Porque a reacção não passará.
Cumprimentos.

Flor do Liz disse...

Sejam meiguinhos, tenham tolerância com os comunistas, já que eles não a têm para quem não está do lado deles.
E já agora, já se esqueceram da invasão de Checoslováquia?