.
.

quinta-feira, 4 de março de 2010

O PM vai nu

Palavra de Borda d’Água
Esta é a semana da preparação da terra para o milho e a batata de regadio, e nas regiões com menos geada é altura para a semear trigo, aveia, centeio e cevada. No Minguante deve podar as árvores frutíferas e continuar os seus tratamentos. As laranjeiras devem ser pulverizadas com cal em pó ou em leite. Este é ainda o tempo propício para resinar os pinheiros e concluir as trasfegas do vinho e na vinha combater o oídio. Ler jornais e reler alguns contos infantis, como o que se segue, é também aconselhável.

Era uma vez um primeiro ministro muito vaidoso que gostava do fato do poder acima de todas as coisas. Um dia vieram ter com ele dois trapaceiros que lhe falaram assim:
- Chefe, sabemos que o senhor gosta de andar sempre com o fato do poder impecável - investido como ninguém nas funções de mandar em Portugal; e bem o merece! Urdimos um tecido muito poderoso e de tal qualidade que os tolos não são capazes de o ver. Com uma protecção assim o nosso amado Chefe poderá distinguir as pessoas inteligentes das tolas, parvas e estúpidas que não servirão para a vossa corte.
- Oh! Mas é uma descoberta espantosa! - respondeu o primeiro ministro. Teçam já essa urdidura, quero ficar vistoso no poder... até à eternidade!
Os dois homens tiraram-lhe as medidas, inventaram um plano e, daí a umas semanas, apresentaram-se ao PM dizendo:
- Aqui está a roupa, Chefe.
O PM não via nada, mas como não queria passar por tolo, respondeu:
- Oh! Como é bela esta urdidura!
Então os dois aldrabões fizeram de conta qua estavam a vestir a roupa com todos os gestos necessários e exclamações elogiosas:
- O senhor fica tão elegante! Será imbatível no combate político!
- Será um verdadeiro animal feroz! - retorquia o outro - Todos o invejarão!
Como ninguém da corte queria passar por tolo, todos diziam que a roupa urdida pelos aldrabões era uma verdadeira maravilha. O PM até parecia um deus!
A notícia correu todo o país: o primeiro ministro tinha uma roupa que só os inteligentes eram capazes de ver- estava ungido e imune pelo poder!
Para se mostrar, o PM resolveu sair em acções de propaganda a que chamou “o Governo Presente”. Toda a gente admirava a pose, a verborreia e a vestimenta de poder que o PM apresentava, porque ninguém queria passar por estúpido, até que, a certa altura, uma menina jornalista de nome Manuela, em toda a sua inocência, gritou:
- Olha, olha! O PM vai nu!
Foi um espanto! Gargalhada geral. Só então o PM compreendeu que fora descoberto nas suas ambições e enganado pelos aldrabões. Envergonhado e furioso apressou-se a mandar calar a menina e correu a esconder-se atrás do Segredo de Justiça.

O que dizem os jornais

Primeiro Ministro de Portugal veste-se na loja mais cara do mundo, em Los Angeles.
O «prime minister of Portugal» tem o seu nome inscrito na montra da "House of Bijan", a loja mais cara de Rodeo Drive que só aceita um cliente de cada vez e por marcação, vendendo cada par de meias a 50 dólares e os fatos a 50 mil dólares.
Para além de José Sócrates, também Steven Spielberg, Vladimir Putin, Bill Clinton ou George W. Bush (um dos mais entusiastas) frequentam esta luxuosa loja instalada em plena Beverly Hills. É normalmente considerada «a loja mais cara do mundo». (Surripiado do TVI24)

3 comentários:

ai ai disse...

Mais uma invenção dos “assassinos de carácter ” do nosso primeiro Ministro.

Então não é que um blogue brincalhão que dá pelo nome de “Aventar” (ficava-lhe melhor “inventar”)
Publicou um anuncio em 2 jornais (mas parece que só saiu num, tipo crónica do Mário Crespo que acabou por ser publicada em quase tudo o que é media) pedindo a um blogger que saísse em defesa do nosso primeiro. Acho que há aqui algum descaramento pois bastava que me contactassem e eu (gratuitamente) dispunha-me a fazer esse trabalho.

Agora também vos digo. Tinha que suar muito, pois não ia ser nada fácil, mas claro que discretamente iria arranjar umas ajuditas desinteressadas que me forneceriam alguns dados indesmentíveis para defender o nosso Primeiro Ministro. Sim porque há cento e poucos dias eu e mais umas centenas de milhares de eleitores demos a vitoria eleitoral ao PS e ao seu secretário geral e agora que o homem é atacado por todos os lados, andamos para aqui calados que nem ratos. Ainda estava à espera que daquelas reuniões ruidosamente anunciadas, saísse uma directiva mobilizadora para defendermos o “nosso” secretário geral. Mas bolas, aqui por estas bandas. tirando aquele link (publicado no Praça Stephens) com o apelo para uma estrondosa manifestação de apoio ao PS e a José Sócrates não dei por mais nada. A não ser aqueles apoios institucionais dos homens e mulheres que circulam pelos corredores do poder.

Eu cá para mim, ninguém me tira a ideia que a falta de apoio ao nosso primeiro, começa precisamente na falta de solidariedade dos seus próprios companheiros de Partido. Porque será?

ALMANAQUE disse...

Adenda:
A convocatória para "encher a Alameda da Fonte Luminosa [em Lisboa]" no passado dia 20 de Fevereiro, pelas 15 horas foi um fiasco completo, apesar da haver, segundo informação publicada aqui no Largo, autocarros disponíveis para levar militantes marinhenses a Lisboa para demonstrar apoio ao PM e SG do PS. No dia 19, pelo menos o editor de política de um órgão de comunicação social de âmbito nacional foi informado por um assessor de imprensa do gabinete do PM de que não haveria tal manif. e essa órgão de comunicação acabou por cancelar a saída do jornalista que estava marcado para fazer a cobertura noticiosa do... fiasco. Curioso, no mínimo.

zé lérias disse...

Coitado do Senhor, pá!