.
.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Revista de Imprensa




"Serei o candidato natural da CDU à Câmara"
Cascalho preparado para enfrentar a oposição


Como lida com a oposição na Câmara da Marinha Grande

A oposição actual, que é a do Partido Socialista, tem tido uma postura de total falta de ética e de sistemática obstrução à acção da Câmara. É feita por uma verdadeira máquina de propaganda eleitoral, que iniciou a campanha no dia em que perdeu as eleições. O PS não revela que deixou a Câmara da Marinha Grande com um limite de endividamento completamente esgotado. Posso dizer que o actual executivo está a pagar as dívidas do anterior executivo. Em finais de 2005, os Quadros Comunitários tinham fechado a torneira, não havia mais acesso a financiamentos e, entretanto, por inércia do actual Governo PS, o actual Quadro Comunitário - o QREN - leva já mais de dois anos de atraso. Por um lado, é necessário pagar as dívidas do PS e resolver problemas complicados que não foram resolvidos em 12 anos e, por outro, é necessário avançar com projectos estratégicos para o concelho. São quatro anos de mandato em que podemos falar de uma clara fase de transição e em que, também pela mão do PS, nos vimos impedidos, durante vários meses de candidatar várias obras. O PS tem feito tudo para que á Câmara não dê um passo e quando a Câmara está a dar um passo, faz tudo para a obrigar a recuar.


Essa mesma oposição tem acusado o executivo de não concretizar obras.

Durante vários anos foi difundida a ideia de que em termos de infra-estruturas o concelho da Marinha Grande teria graus de cobertura dos mais elevados do país. Quando chegámos confrontámo-nos com zonas que foram urbanizadas sem qualquer infra-estrutura. O caso mais exemplar é nas Trutas. É um trabalho imenso que está a fazer-se, ao contrário do que já foi dito e escrito, de que este executivo não fez um metro de saneamento. Isto para além de ser falso, é repugnante. É tanto mais repugnante quanto, infelizmente, na semana em que o presidente da Federação Distrital do PS e vereador do PS na Câmara da Marinha Grande escreveu sobre assunto faleceu um operário de uma empresa que estava a executar uma obra de saneamento na freguesia da Moita. É bom que as pessoas pensem antes de porem no terreno a sua estratégia de terra queimada para tentarem destruir a qualquer preço o trabalho que tem vindo a ser feito.
Não temos nenhuma dificuldade em confrontar o trabalho feito em três anos com o trabalho desenvolvido pelo PS em 12 anos de mandato. Tive o privilégio de inaugurar uma nova escola nas Trutas, o mercado da Vieira, que o PS não fez e muitas outras intervenções que têm melhorado a vida no concelho. Sei que o PS vai dramatizar ainda mais estas situações e há-de vir aí a fase dos ataques pessoais, mas estamos preparados.


A sua candidatura à Câmara da Marinha é ponto assente?

Essa situação só poderá acontecer depois de, entre mim e o partido, isso estar assente. O partido já me colocou a questão, como certamente já terá falado com outros militantes e independentes. Mas, no meu partido e na CDU, ao contrário do que acontece nalguns outros partidos, as pessoas não se perfilam para ser candidato. As coisas fazem-se a partir de uma avaliação da realidade, de como correu o mandato, das perspectivas de futuro, da situação de cada um em concreto, mas com base num trabalho colectivo. Esse processo está em curso. Não quero negar que, pelas circunstâncias do actual mandato e pela situação com que me vi confrontado, serei o candidato natural. Alguns jornais já o disseram e penso que faz algum sentido. Admito que poderei ser o candidato, apesar de não estar tomada uma decisão sobre a matéria.




(surripiado do Suplemento Distrito de Leiria do Jornal de Leiria - Fevereiro 2009)

16 comentários:

Anónimo disse...

Caro Dr. Cascalho.
Porque é inexperiente nestas andanças e também não lhe reconhecemos competência noutras, interpretamos o que diz como um arrazoado de banalidades, inverdades, descaradas mentiras e uma elevada dose de desonestidade intelectual, que certamente se devem a uma enorme desorientação pessoal e do partido que o suporta.
A CDU herdou uma Câmara endividada, diz V. Exa, mas esquece-se de dizer que, não fora a política de restrição ao endividamento imposta pela sua parceira de coligação do PSD, MFL, agora candidata a 1º. ministro com o apoio do PCP e do BE, os níveis de endividamento estavam longe de estarem esgotados, face à lei das finanças locais em vigor.
Quando diz que o PS deixou a ideia que tudo estava feito, certamente não leu o último Boletim Municipal da CDU, saído na vèspera de eleições, em Dezembro de 1993, onde o PCP afirmava " agora que as obras de saneamento estão concluidas, a Câmara irá dedicar uma boa parte do seu esforço à promoção da cultura no Concelho" (fim de citação).
Depois fala da falta de saneamento nas Trutas, mas esqueceu-se de dizer que, de acordo com os projectos de despoluição da Bacia do Liz, quer os emissários quer as redes, só poderiam ser feitos após a conclusão da estação de tratamento do Norte e também se esqueceu de dizer que os Municípios vizinhos, muito mais atrasados que nós, esgotaram as verbas comunitárias destinadas ao financiamento das redes de saneamento, para logo dar o exemplo de um morto em obras na Moita, para tentar comprovar que fazem alguma coisa, mesmo que essa coisa, sem fiscalização competente e sem as necessárias regras de segurança, provocaram uma vítima mortal, que lhes vai fica no curriculum.
Ficamos a saber que fizeram uma sala de aula nas Trutas e construiram um Mercado para o qual já havia projecto e financiamento garantido e mesmo para isso, precisaram de mais de dois anos.
Volte à escola, dê aulas se para isso se achar competente e deixe a outros a tarefa de salvar este Concelho.

literal disse...

Ao comentador "é só tristeza", apetece-me chamar-lhe XUXALISTA, conforme os analistas do PCP. Temos sempre que distinguir o homem da politica, embora ela lhe esteja sempre subjacente. Não gostei da forma autoritária com que falou, eventualmente com culpas no cartório, e também de execução camarária. Um bocadinho de respeito, ficava-lhe bem...

Anónimo disse...

Essa do "candidato natural"

Do ponto vista pessoal,confesso até ter alguma simpatia pelo Dr Cascalho. Mas esta coisa de ser o candidato natural cria-me alguma confusão.

Candidato Natural pelo golpe palaciano em que se deixou enredar pela atribulada e previamente combinada substituição do J.B.D.

Candidato Natural porque fez parte de um dos piores executivos camarários de que há memória.

Candidato Natural porque o pequeno grupo completamente desligadodo do povo Marinhense que hoje dirige o PCP na Marinha Grande, assim o entende.

Não caro Dr Cascalho Seria o Candidato Natural da CDU ou até de outro Partido se se lhe conhececem quaisquer feitos em prol desta terra que o acolheu.

Francamente, não se viu nada de relevante e promissor neste seu meio mandato. Creio que se a CDU quer voltar a ganhar as autarquicas devia limpar das listas os actores deste mau espectaculo a que penosamente tivemos que assistir nestes ultimos anos.

Creio que só ganhará as eleições se NATURALMENTE as outras forças não souberem encontrar um candidato capaz.

Anónimo disse...

Caro Senhor Presidente, substituto, depois do seu:
“Posso dizer que o actual executivo está a pagar as dívidas do anterior executivo. Em finais de 2005, os Quadros Comunitários tinham fechado a torneira, não havia mais acesso a financiamentos e, entretanto, por inércia do actual Governo PS, o actual Quadro Comunitário - o QREN - leva já mais de dois anos de atraso. Por um lado, é necessário pagar as dívidas do PS e resolver problemas complicados que não foram resolvidos em 12 anos e, por outro, é necessário avançar com projectos estratégicos para o concelho.”
Caro e prezado Senhor Presidente: D.G.T.F, Direcção Geral do Tesouro e Finanças, programa de regularização extraordinária.
O Município da Marinha Grande, não consta na lista dos contemplados da DGTF, será que consta na lista dos dez Municípios não contemplados, ou será que nem se quer foi apresentada candidatura?

Inércia,atrazo, blá blá blá, é o que não falta ao seu Executivo.

Até às proximas eleições, nada será NATURAL e só acredita quem quer!

Anónimo disse...

Natural é o povo do concelho dizer que naturalmente esta gente não presta mesmo.
E muito naturalmente irá mandar V.Excia dar umas aulinhas na Calazans Duarte, onde, naturalmente, nunca devia ter saído para a desgraça deste Concelho.

Anónimo disse...

Natural seria o Dr.Cascalho nunca se ter sentado numa cadeira que não lhe pertence.

literal disse...

Aplaudo comentário anterior.

Anónimo disse...

Quando o dr. Cascalho diz que é um candidato natural, está de certa forma a descolar-se do seu potencial camarada nº 2 à Camara Franciso Duarte. É que este Sr que estimo deu a entender que podia ser um candidato natural à Presidencia e,para que não haja duvidas, o actual afirmou-se, naturamente...,ie, de forma natural

Anónimo disse...

Uma Camara anti-natura, portanto..Animem-se pá...já só faltam 216 dias 22 horas 14 minutos e 2 segundos para a nossa terra sair do modo "PAUSE" a que está ha 3 longos anos...

Anónimo disse...

Pause? Eu diria antes "rewind"...

Anónimo disse...

Comentando os comentários:

O 'É só tristeza' pode até ter sido um pouco arrogante, mas lá que botou a boca no trombone, é uma verdade.
Só cegos de espírito e de inteligência é que não vêem as diferenças existentes entre a câmara do PS (xuxa, como gostam de dizer...) e esta que tudo vai fazendo para atirar o que resta da Marinha Grande para o charco.

Surpreendeu-me o comentário de 'Anarcabe' a propósito do que disse o 'É só tristeza'. Será pelo facto do BE ter sido metido ao barulho? Não sei porquê, mas quer-me cá parecer que sim...

Mas o que é isso de 'candidato natural'?.
Todos temos presentes as feias guerras intestinas que grassaram lá para os lados da casa vermelha e, o que me parece é que há para aquelas bandas uma tremenda falta de recursos humanos que já nem o tradicional populismo de cassete consegue mascarar!

Ainda falta muito para Outubro?!

literal disse...

Caro Acintoso,eu não confundo as coisas. mas é a sua opinião.

Obviamente que o presidente substituto, está a marcar terreno.

Até Outubro ainda faltam 2 eleições, UUUFAAAAA...

Anónimo disse...

A unica marcação que a cdu/psd,vão deixar é: 2 caixotes com 9 metros de altura na ex ivima + os inconvenientes todos.

Por falar em marcar!
Para quem fica o edificioda ivima?
Por quanto tempo?
Para que fim e uso?

Basta ler a 1ªdeliberação e ver quem marcou positivamente na aprovação do projecto para facilmente se ver quem deixa marca, excesso de trânsito, barulho e seus inconvenientes para toda a vida!

Anónimo disse...

Diz o Sr(a) "é só tristeza"

"Depois fala da falta de saneamento nas Trutas, mas esqueceu-se de dizer que, de acordo com os projectos de despoluição da Bacia do Liz, quer os emissários quer as redes, só poderiam ser feitos após a conclusão da estação de tratamento do Norte"

Uma vez que não nega que a câmara está a construir saneamento, confirma então a opinião do Sr. Presidente de que o vereador JPP mente com quantos dentes tem, vem para aí dizer que nem um metro de saneamento foi adjudicado neste mandato. É assim ou não é?
A MENTIRA TEM PERNA CURTA E O POVO
SABE DISTINGUIR O TRIGO DA PALHA!....

Anónimo disse...

Caro anónimo 4:32PM:

Também sempre ouvi dizer que pela boca morre o peixe. Sendo assim e fazendo eco das suas palavras em maiúsculas, espero mesmo que o povo possa mandar a palha (ou o joio) que governa o município para fora da Câmara e que a substitua por trigo verdadeiro... Acho que o problema maior será mesmo encontrar esse trigo, pois eu não vislumbro nenhum...

Além do saneamento, esta palha também se pode vangloriar de ter "decorado" a cidade inteira com propaganda política de ferir os olhos. Ás tantas até deve ter sido para lá que foi o orçamento da iluminação de Natal... Nem sei como é que o Topo Giggio não se inscreveu como rena para dar mais animação ao comércio tradicional...pelo menos uns sorrisos devia arrancar a miúdos e graúdos...

Anónimo disse...

5.10 PM - Cruzamento sim, rotunda também, entroncamento sim, curva também!
Ora ai está uma boa fonte de receita para os fracos cofres do municipio,começem mas é, a pagar pela Publicidade como todos os outros pagam!

Esta espécie de Cidade, parece a festa do Avante!

O triste expetaculo proporcionado pelos cartazes do pcp, não se vê em mais nenhuma Cidade.

Antigamente havia placas que diziam MOSCOVO, não deve faltar tudo!