.
.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Revista de Imprensa

"Cidade vidreira passa a integrar cluster de plástico"


Chama-se 'Clusterplast' e é um projecto europeu que a câmara da Marinha Grande passou a integrar recentemente, com vista a afirmar o concelho no País e além-fronteiras como território de inovação.
No âmbito do projecto, o município pretende estabelecer parcerias com entidades de outros cinco países com o objectivo de promover as vertentes de pesquisa, investigação, conhecimento e inovação, nas indústrias de moldes e plásticos.
Alberto Cascalho, presidente da câmara da Marinha Grande, esteve em Lyon, França, para participar no lançamento do 'Clusterplast', destacando a importância do projecto "pela visibilidade e promoção internacional de que poderá beneficiar enquanto território de inovação e conhecimento".
O projecto, "de enorme interesse", refere Alberto Cascalho, será "potenciador de um modelo de cooperação capaz de trazer grandes benefícios para a Marinha Grande na área da economia e do conhecimento, mas também em termos institucionais".
"Abre-se a possibilidade através de contactos com outros municípios europeus, de obtenção de novas experiências em diversos domínios, que podem ir desde a cultura ao desenvolvimento urbanístico, passando pelo ambiente", adianta o autarca.
Por outro lado, afirma, "com este tipo de envolvimento, exploram-se possibilidades em matéria económica, com a vinda de investigadores estrangeiros, com a criação de empresas de elevado perfil tecnológico e, até, do ponto de vista turístico, pela associação da beleza paisagística e gastronomia de que a Marinha Grande dispõe e pode oferecer".
A constituição deste cluster europeu teve por base a apresentação de um projecto de financiamento junto da Comissão Europeia, com a duração de 18 meses, entretanto aprovado, com vista à promoção de intercâmbios e trocas de experiências entre investigadores destes países.
O município da Marinha Grande espera que, num futuro próximo, venham a ser estabelecidos contactos com outras entidades empresariais e de pesquisa, com vista a um acréscimo da capacidade de 'lobying' e visibilidade do sector dos moldes e plásticos junto das instituições de decisão política e económica internacionais.
Para além da representação portuguesa, participaram no encontro clusters de França, Espanha, Itália, Áustria e República Checa. Cada um destes clusters é constituído por três tipos de agentes: autoridades locais e/ou regionais, associações empresariais e universidades ou institutos tecnológicos que desenvolvem investigação para a indústria de plásticos dos seus países.




(surripiado do Diário de Leiria)

Sem comentários: