.
.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

“Onde está o Wally?”

Bolas, bolas, bolas! Ele há coisas fantásticas n’um há? Atão n'é que, por falar em bumbeiros e em candidatos, a malta “descobriu” uma foto d’arquivo c’um candidato d’outros tempos, no antigo quartel dos bumbeiros? Será que a história se repete?
Vá lá ver, 250 gr de camarão tigre e uma lambreta, para quem descobrir o Wally!...

19 comentários:

Pirolito travesso disse...

Não sei porquê, mas dá-me a ideia que na fotografia está um candidato a presidente (e que se ficou por aí, embora gostasse de ir mais longe!), e um presidente, que o foi (por 'turnos') e depois acabou ingloriamente substituído por um vice, douto e bem falante… Será que estou errado?
A propósito, não se poderia ampliar esta fotografia?

vinagrete disse...

Andamo-nos a distrair com picardias, como se comprova pelos post's anteriores e estamos a deixar de nos envolver no que é essencial.
Tudo leva a crer que a candidatura do PSD, que não perde uma oportunidade para dar visibilidade ao seu candidato, está a cumprir uma estratégia e a seguir um plano, que assenta em meia dúzia de acções pretensamente mediáticas, fazendo-as "ampliar" na comunicação social.
Convenhamos que visitar o Centro de Saúde e ouvir os seus responsáveis, visitar a AHBVMG e ouvir o seu comandante, visitar uma qualquer escola e ouvir o seu conselho directivo, não acrescenta nada e em termos de inovação é ZERO, ou pouco mais do que isso.
Tentar fazer-nos acreditar, por via destes episódicos contactos, que estamos em presença de uma personagem que sabe ouvir, ainda que isso seja importante, que essa faculdade basta a um candidato para lhe conferir a credibilidade suficiente para nele concentrarmos os nossos votos, é um exercício muito redutor do perfil que é necessário a um lider de uma equipa para dirigir os destinos da Marinha Grande.
Passar a mensagem de que a um futuro Presidente basta ser tolerante, bem falante, ter o título de Dr. e não estar comprometido com a política partidária, para convencer alguns, pode ter alguns ganhos, mas não é suficiente para nos tirar do lodaçal em que nos colocaram.
A fasquia está muito mais alta. Precisamos de ambição, de arrojo, de ideias novas e de muito mais do que um só homem, por muito providencial que seja. É precisa uma equipa e dos melhores.
Já não basta falar nos moldes, nos plásticos, nos cluster's. Fomos ultrapassados pelos acontecimentos, cilindrados pela globalização, imobilizados pela gestão ruinosa das nossas expectativas.
Temos que pensar e agir uns patamares mais acima.
É preciso promover o Concelho como um Centro de Saber e de Competências, ao nível tecnológico, para atrair investimento nas áreas de engenharia avançada, na biotecnologia e nanotecnologia.
Temos que recuperar o estatuto que já tivemos e isso pode ser feito a partir de parcerias com as Universidades, com os Centros Tecnológicos, com o Estado e com privados.
Ao mesmo tempo, temos que investir na reconversão radical do nosso modelo de produção de vidro manual, passando a promover e a incentivar a instalação de pequenas oficinas, com fornos de pequena capacidade, ligadas em rede e com uma central de compras, promoção e vendas associada.
Manter um clima de colaboração e confiança no sector do vidro automático, embalagem incluida, é vital para nos mantermos lideres nos mercados produtores de vidro.
Temos que pensar e desenvolver projectos novos, na área das energias alternativas e do aproveitamento da bio-massa, para a produção de calor e de energia. Temos de aproveitar o facto de o nosso Concelho ser quase plano, para incentivar o uso da bicicleta, desenvolvendo um programa coerente e eficaz de transportes colectivos. Promover campanhas publicitários do uso partilhado do automóvel, para aumentar o rácio de passageiro por carro, que é pouco superior a UM.
Apostar TUDO na educação. Apoiar as famílias. Equipar as escolas. Concentrar recursos. Garantir estadias na escola agradáveis. Disponibilizar transportes, alimentação, espaços desportivos e de lazer. Incentivar as artes e o espectáculo entre os jovens. Transformar Colectividades vazias, onde só funciona o Bar e os jogos de mesa em IPSS, seguindo e exemplo de Casal Galego, oferecendo serviços de apoio aos idosos na sua casa e disponibilizando as instalações para Centro de Dia com multiplas actividaes.
Depois disto, falemos de Bombeiros, de lombas, de rotundas, detendas para mercado ou para circo.
Vamos aumentar o patamar de exigência. Sejamos participativos pela positiva. A Marinha precisa de massa crítica.

literal disse...

Gostei, Vinagrete!

Anónimo disse...

Ao Vinagrete


Então nao foi o candidato A.Santos que começou a falar em parcerias com as Universidades, com os Centros Tecnológicos, com o Estado e com privados? E só assim é que a Marinha pode ter um Novo Rumo..Acredite...Então nao foi A.Santos que disse que temos de pensar e agir uns patamares mais acima?...
Então não foi A.Santos que ao escolher Joaquim Martins Indústrial de Moldes, para integrar a sua equipa,e, simultaneamente transmitir o seu saber ao nível tecnológico, para atrair investimento nas áreas de engenharia avançada, na biotecnologia e nanotecnologia?
Mais, e não foi ele na primeira entrevista que deu ao JMG que já falou em incentivar o Povo da Marinha a andar de bicicleta , dado sermos uma terra plana?
Afinal em quase tudo, excepto nas visitas às Instituições, com cobertura jornalistica,porque sabemos que isso o está a incomodar, "Vinagrete" até parece que está de acordo com tudo o que o candidato A.Santos está a propor à população da Marinha, Vieira e Moita...É isso mesmo...Já agora, informo-o que a Candidatura está a ser solicitada,com bastante entusiasmo, para ir a mais Instituições de forma a que o candidato tenha conhecimento global da situação real em que se encontra o concelho...A população esta carente, quer ser ouvida das suas angústias e preocupações e, até aqui isso nunca aconteceu...Por isso o sucesso que está a ter "Um dia com..."

literal disse...

Como estamos na Pascoa...

Deus disse: Ide, e multiplicai-vos.

E não é que o PSD acreditou!

Deve ser por causa do Director de Comunicação. Já agora a quem responde o Exmo. Director de Comunicação? Podiam colocar aqui, por exemplo, o plano para o ano todo, com horas, idas ao WC, quais a frases encomendadas, quantos empresários vão votar, quantos patrões vão votar, não se esqueçam do ZÉ POVINHO, já agora.

E não é, que se calhar eles acreditam que vão ganhar?

O mentor, que vendeu a ideia e vai ganhar dinheiro com isso, esse sim é esperto.

Pois é, boa Pascoa e desculpem qualquer coisinha.

Anacleto Fontaínhas disse...

A este anónimo, argumentação não falta!
Mas será que não lhe falta o resto?
Por muita simpatia que tenha pelo dr. António Santos (e tenho), tenho também alguma dúvida de que ele seja a pessoa talhada para a presidência da câmara.
Oportunamente e logo que conheça todos os candidatos, espero ter oportunidade de me manifestar de forma mais objectiva.
Para já aguardo…

... ... ... ... ...

Falando agora sobre o que escreve o Vinagrete (pessoa de quem aprecio, desde há muito, os comentários), tenho a dizer que subscrevo, quase a cem por cento, as ideias que deixa expressas no seu texto. E se digo 'quase' a cem por cento, é porque penso que aos bombeiros também a câmara deve dar absoluta prioridade e, a forma como o disse no seu texto, dá a impressão que a situação dos bombeiros é uma coisa de somenos. E, para mim, não é!

Além do que disse de muito relevante no seu texto (e que só pode ser dito por pessoa experiente e que conhece o nosso concelho particularmente bem!) o Vinagrete refere uma outra coisa muito importante também: de facto, muitos dos comentários feitos neste espaço, pela sua vacuidade, estão a ser inteligentemente aproveitados pelo PSD para ir afirmando o seu candidato.
Se até aqui tudo isto tem sido uma certa brincadeira (e brincar não faz mal a ninguém, podendo mesmo ser um excelente exercício comunicacional), é necessário que as pessoas conscientes da verdadeira situação em que se encontra a nossa Marinha Grande debatam, de forma séria, os nossos problemas – este poderá ser, em minha opinião, um dos fórum onde essa discussão pode ser desenvolvida, até pela liberdade e isenção que os seus promotores têm patenteado.
Por outras palavras, não nos podemos deixar embalar por acções de charme como aquelas que têm vindo a ser promovidas pelo candidato do PSD, às quais a nossa comunicação social tem vindo a dar a cobertura que mais interessa à referida candidatura que, assim, se vai aproveitando do vazio deixado pelos outros partidos, nomeadamente pelo PS, partido que, neste momento, tem a 'parte de leão' na responsabilidade de demonstrar aos marinhenses, não só o que está mal como resultado da paupérrima gestão da CDU/PSD (quer este último partido queira quer não), mas também de apresentar as soluções que o concelho marinhense precisa para sair da pré agonia em que se encontra
.
E atenção que estes objectivos não me parece serem coisa para 'principiantes'!

Parabéns Vinagrete.

vinagrete disse...

Após ler o comentário do "Anacleto", reconheço que o que escrevi pode induzir a ideia de que desvalorizo a acção dos Voluntários, o que, de todo, não corresponde aos meus sentimentos.
Tenho muito respeito por todos aqueles, e são muitos, que se sacrificam pelo bem comum e quero deixar isso muito bem expresso.
O que eu quiz dizer é que o problema das instalações e dos meios materiais e logísticos da Corporação pode ser resolvido por qualquer executivo que tenha vontade política para o fazer e só não está já resolvido, porque esta Câmara que nos (des)governa, não concretizou o que estava planeado, com grossas responsabilidades do PSD local, que de forma activa, suportou a maioria.
Vir agora carpir lágrimas de crocodilo, fingindo que nem sabiam o que ali se passa, é pouco sério e o Dr. António Santos deve tomar precauções antes de se deitar na cama que lhe andam a fazer.
Não é nada pessoal, porque lhe tenho estima.

literal disse...

Continuo a gostar vinagrete,

Anónimo disse...

Entre Vinagrete e anarcabe pura entendimento,isto é, pura "Coligação" entre PS e BE e depois n~~ao querem que se fale em coligação!...

literal disse...

Anónimo tão fraquinho.

Somos os dois e mais 90% da Marinha Grande.

Anónimo disse...

Não há dúvida que a coligação continua ........ o Anarcabe é tão fraco com números como são os Xuxas ..............

(mais parece uma sondagem à JPP).

Anónimo disse...

Se toda a coragem, frontalidade exsitente em todos os comentários que leio, que concordo em parte, que discordo noutra, fossem traduzidos em acções, repito ACÇÕES concretas em prol da nossa cidade......
desvalorizando os partidos, que percentagens, talvez fosse possivel mudar ou nao ter deixado que tudo chegasse ao ponto que chegou.........

Se o Dr. Santos é isto ou aquilo, se faz isto ou aquilo......não sei, sei que se fla dele, das acções promovidas, e que os restantes, embora identificados, NADA FIZERAM AINDA!!!!!!
será pro pertencerem ao SISTEMA?
Por estarem VICIADOS nas rotinas habituais e useiras?

Caros Leitores, Tenham a coragem, a frontalidade, e cumprar o Dever de Cidadãos RESPONSAVEIS e venhao ao terreno, assumam posiçõe,s promovam a discussão construtiva por um FUTURO da MARAINHA GRANDE

Deixemos as querelas partidarias e politizantes

Anónimo disse...

Ao anónimo anterior

Não podia estar mais de acordo com o que escreveu...continue...As acções de A.Santos, ao que sei, vão continuar, agora a pedido das próprias Instituições, por acharem uma forma diferente de fazer politica...e util porque vhamam à colação problemas prementes e de oportunidade...

Anónimo disse...

Então mas só se fala do A. Santos?
E que parece que o PCP já apresentou a sua "dream team" que por acaso é a mesma de há 4 anos e que tão bom trabalho tem feito com a ajuda preciosa do seu escudeiro independetnte e agora "reflexivo".
Costuma-se dizer que "equipa que ganha não se mexe" .. aqui será melhor dizer que "equipa que não se mexe...não se mexe"

Anónimo disse...

Cuide-se Dr. A. Santos, porque a Câmara de que fala o Vinagrete é feita de barba e palha de milho, a julgar pela qualidade das intervenções dos seus apoiantes.
Antes de se deitar tome um Xanax, que nem nota.

Olha o que nos aconteceu, disse...

Poderei (emos) ainda não saber quem queremos para governar a Câmara, senhores A. Santos e Álvaro Pereira, incluídos. Ainda não ouvimos as suas ideias e compromissos e não conhecemos as suas equipas. Tenho (temos) é obrigação de saber QUEM NÃO QUEREMOS, que são estas marionetas e acríticos que tragicamente (des)governam o Concelho neste mandato.
E já agora, é importante que a oposição ainda que derrotada, seja de qualidade. Gente que ponha os interesses da Autarquia e dos Munícipes acima dos interesses pessoais ou da “partidarite”. Esta oposição, que era arrogante no poder, é agora de baixo nível, mal-educada e ineficaz. Excluindo umas pequenas birras pessoais, também se revelou muito convenientemente ausente. E não venham com o argumento da falta de pelouros, porque foi o melhor que lhes podia ter acontecido.

literal disse...

Dada a bizarra planfletagem da direita, mais uma vez saio do tópico deste fórum.

Haverá mais tópicos com certeza.

zircónio disse...

Pois é, então o Dr. Santos, tudo faz e os outros nada?, pelo que ouvi dizer e julgo ser verdade, o PS local já em Março de 2008!! começou as suas reuniões (mais de 30!)com empresários, colectividades associações/ dirigentes, entre outros intervenientes da Sociedade Marinhense, incluindo os BVMG e BVVL, simplesmente não vieram para os jornais anunciar um dia com, ou um serão com, muito menos dizer mal de A ou Z, ou dos funcionários municipais, em local menos próprio.
Penso que o PS, finalmente está no caminho certo, a preparação de uma equipa capaz, um projecto autárquico credível e exequível, pensado e feito por todos, longe das estratégias politiqueiras, arredado do protagonismo intelectual só ao alcance de alguns, distante de acordos duvidosos e jamais atrás de um candidato (escolhido por 2 ou 3) já auto intitulado e instituído presidente, ou um manifesto escondido e feito para um Presidente de Junta eterno!
Nada é eterno, apenas aqueles que trabalharem com honestidade vão ter o voto do povo!
Basta percorrer todo o Concelho para ver a miséria em que se encontra a rede viária e a limpeza/salubridade das Localidades para não falar da Cidade!
Os passeios são uma vergonha!
Basta ler algumas actas para ver como se desenvolve e protege o Concelho!
Basta ver as magníficas escolhas que vão construídas com 80% a fundo perdido, mas: nos outros concelhos! aqui no nosso não são precisas!
Onde está a piscina prometida em 4 paginas (JMG) pelo astro do pelouro!
Onde está o PDM?!
Em quatro anos foi mau de mais o que esta coligação PSD/CDU, fez há Marinha Grande.

Anónimo disse...

olhe que nao, olhe que nao

esse ja nao aparece mais!