.
.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Hoje em DESTAQUE

"Autarquia quer avançar com mais circuitos"

Marinha Grande: Câmara pondera investir em transportes colectivos face a aumento dos combustíveis

28.05.2008 - 16h12 Lusa

O presidente da Câmara da Marinha Grande admitiu hoje que a autarquia poderá investir numa rede própria de transportes colectivos, numa altura em que os preços dos combustíveis estão a atingir máximos históricos.

"A necessidade de transportes colectivos é um problema que se mantém muito visível devido aos preços" dos combustíveis, disse Alberto Cascalho (CDU), presidente da autarquia.

Nos últimos meses, os eleitos na autarquia têm discutido a viabilidade da empresa municipal Transportes Urbanos da Marinha Grande (TUMG), um projecto do anterior executivo que nunca chegou a concretizar-se. Agora, Alberto Cascalho aponta um "prazo de dois meses" para uma decisão final sobre o futuro daquela estrutura.

"A empresa está criada mas nunca funcionou", pelo que está a ser feito um estudo técnico sobre a sua viabilidade, explicou. Apesar disso, é intenção da autarquia avançar com circuitos de transportes que poderão ser geridos ou não pela empresa TUMG.

"Toda esta questão requer uma ponderação muito aprofundada" e "temos de avaliar e analisar as condições financeiras para o investimento", justificou Alberto Cascalho.

A empresa TUMG foi criada há sete anos, mas os atrasos na definição dos circuitos, bem como várias questões legais e demissões internas dificultaram a sua entrada em actividade.

Há cerca de um mês, ficou concluído um estudo sobre os transportes do concelho, que definiu as soluções de transporte a utilizar, bem como estratégias de promoção dos novos circuitos locais.

No entanto, o estudo final, desenvolvido pela empresa Perform Energia, apontou apenas dois circuitos de transportes viáveis financeiramente, pelo que agora caberá à autarquia avaliar se quer investir noutras redes. "Já pedimos mais informações e novas soluções para tomarmos uma decisão", acrescentou Alberto Cascalho.


(surripiado do Público)

8 comentários:

Anónimo disse...

É preciso não terem vergonha na cara para falarem assim.

Se não fossem os "jovens do PSD" a TUMG já estava morta e enterrada ....


É o mal deles .... estão muitos passos à frente da concorrência ... e o "Zé Povo" nem sempre consegue "atingir"

Anónimo disse...

Eles - os jovens - não a "velhada" vermelha e rosa que nos tem governado

Anónimo disse...

É preciso descaramento...
Quer do actual Executivo, ao fazer passar a ideia de que a TUMG não tem 'andado' porque nunca passou de um 'projecto' e só agora efectivamente se avança com o mesmo... Esta gente pensa que temos memória curta e já esquecemos as palavras do Vereador da Coligação, Artur Oliveira, sobre a TUMG e a sua intenção de extinguir a mesma por inviabilidade económica??

O mesmo descaramento têm estes «jovens laranjas» que agora querem ficar com todos os 'louros' e mais alguns... tanta sabedoria deveria ter sido usada para escolherem um candidato à altura... sim, porque o Vereador responsável pela TUMG é do PSD... não venham cá agora dizer que não têm nada que ver com o assunto, só porque lhe retiraram a confiança política... até porque o homem 'cagou' na vossa falta de confiança e lá está a ganhar o dele à nossa custa e a sacrificar a Marinha Grande com a sua falta de inteligência e a sua inércia política...

Quase três anos... e foi preciso uma crise nos preços dos combustíveis para se descobrir que a Marinha Grande precisa de uma rede de Transportes Públicos... tá-se mesmo a ver que aqueles mânfios do Executivo têm todos carro e motorista à disposição, porque se não tivessem transporte próprio, nem oficial (como uma larga maioria da população marinhense, sobretudo Jovens e Idosos); se vivessem nas periferias da cidade e precisassem de vir do Pilado ao centro... da Amieirinha ao Centro... de Albergaria ao Centro... de Picassinos ao Centro... da Guarda Nova ao Centro... já há muito tinham percebido a real necessidade de uma Rede de Transportes Públicos em condições...

Enfim... mas mais vale tarde do que nunca... esperemos que venha a TUMG e venha em condições para ser usada.

Anónimo disse...

Caros amigos isto é que nos devia preocupar e mobilizar a todos...enquanto nos perdemos em "brincadeiras" continua a Marinha Grande a marcar passo.

Alguém já reparou que quem dirige os destinos da nossa cidade não toma uma única decisão?

As palavras-chave são: ponderar, avaliar, pensar, estudar, discutir, pedir um parecer.. .tudo menos decidir.

No caso da TUMG faltava o Estudo da Mobilidade, era a desculpa perfeita para nada decidir e não é que, azar dos azares, os senhores da empresa entregaram o estudo pronto...que fazer? Obviamente mandar o estudo para trás para ser estudado em mais profundidade e continuar sem nada decidir.

Este é um exemplo de dezenas que se poderiam dar relativamente aos assuntos importantes da nossa terra, nada se decide, nada se faz,a não ser uma gestão corrente do dia-a-dia, numa navegação a vista que a todos nos prejudica...

Isto meus amigos é o que me preocupa...

Anónimo disse...

Caro anónimo 1:06 PM,


a história da TUMG conta-se em poucas palavras .....

Foi criada (mal) pelo PS, cheia de ilegalidades e com fins para os quais não estava, não está, nem estará habilitada.

Isso é do conhecimento público e agora interessa aos Rosinhas tentar fazer esquecer

No inicio do mandato, os "descarados dos jovens" (segundo as suas palavras) deram contributos no sentido de se ultrapassar a situação. A partir daí, sempre têm levantado o problema nas A.M. e defendido os Transportes Públicos Urbanos.Têm feito pressão, que é o máximo que um orgão como a A.M. pode fazer. O Executivo, ainda liderado pelo Barbas Duarte (com o voto do Casca D'Alho) votou a extinção da TUMG. Os "descarados" é que não deixaram passar essa situação na A.M. Inclusivamente, na última, que teve lugar em Abril, exigiram a demissão do Presidente do Conselho de Administração, face à inoperância.

Agora, diga-me honestamente, qual dos 3 Partidos teve a melhor e mais responsável actuação ???

Qual domina melhor os dossiers, apesar de nunca ter estado no Poder ????

Qual é que levanta e defende as grandes causas do Concelho (TUMG, Simlis - saneamento, Variantes, Mercado Municipal, Reestruturação das Obras Particulares, Reorganização dos Serviços Camarários, Comércio Tradicional, Bombeiros e Protecção Civil, etc) ???

Anónimo disse...

E o da Cerca contaminada, pois então!

Anónimo disse...

Caro Anónimo 1:19 pm

Só uma pergunta: porque Partido foi eleito o Vereador responsável pelo Pelouro dos Transportes e que é Administrador da TUMG, o mesmo que desde que foi eleito, apesar de ganhar todos os meses o ordenado de Administrador da mesma, diz que a TUMG é para ser extinta????????????????

Para além de toda a razão que os Deputados do PSD à AM possam ter, e o mérito de impedirem a extinção da TUMG, a verdade é que o Partido em si, pela eleição do Sr. Artur Oliveira tem também quota de responsabilidade nesta situação...

Anónimo disse...

APOIADO! E se quiserem mostrar o contrário "ATIREM-NO BORDA FORA"!!! Isso sim, seria coragem e eu como eleitor do PSD recuperaria a confiança em vocês.