.
.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Revista de Imprensa

"Presidente do Tocandár apresenta projecto para Centro de Interpretação"

O "défice de empatia dos marinhenses para com a sua mata" levou Paulo Tojeira, do grupo Tocándar, a idealizar um projecto que promova a educação ambiental e crie um corpo de jovens vigilantes da floresta.
O Centro de Animação e Interpretação Ambiental seria construído em Pedras Negras, no concelho da Marinha Grande, "com pouco investimento e alguma imaginação".
"A ideia era voltar a população para a floresta, sobretudo os mais novos, desenvolvendo um programa durante o ano lectivo junto das escolas e associações. Depois, no Verão, eram realizados acampamentos, através dos quais seria possível criar um corpo vigilante da floresta", explicou ao nosso jornal Paulo Tojeira, considerando estar na altura de "educar as gerações mais novas sobre a floresta".
Na opinião daquele responsável e dado o "défice de empatia" entre a população e a Mata Nacional, "cabe à família e às autarquias o papel de inverter esta constatação".
O Centro de Animação e Interpretação Ambiental iria, assim, colmatar esta falha, disse Paulo Tojeira. O espaço seria criado em Pedras Negras, adiantou, ficando a responsabilidade a cargo da Câmara Municipal da Marinha Grande.
"Durante o ano lectivo, caberia à Protecção Civil e aos Bombeiros a responsabilidade de dinamizarem, nas escolas e nas colectividades, um trabalho de sensibilização e formação, que teria como corolário um 'estágio' prático em acampamento, onde seriam desenvolvidas actividades de usufruto e preservação da mata", salienta Paulo Tojeira.
Por outro lado, considera que "seria também uma oportunidade excelente para captação de novos elementos para integrarem as fileiras dos soldados da paz, isto para além das enormes potencialidades existentes no currículo oculto de uma actividade deste género". "Neste tempo em que todos tendemos a ser mais ecológicos, por necessidade imperiosa de sobrevivência, bom seria que quem tem o poder e os meios, assumisse a sua responsabilidade", afirma.

Núcleo de Educação vai nascer em S. Pedro de Moel
Contactada pelo nosso jornal, a câmara fez saber que já existe um projecto para a implementação de um Núcleo de Educação, que será implementado em S. Pedro de Moel.
O projecto foi aprovado em 2008, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional e prevê a construção de um núcleo na Praia Velha, "que sirva de suporte à divulgação e sensibilização dos ecossistemas litorais existentes", pode ler-se no projecto.
O núcleo servirá ainda de pólo dinamizador e âncora para a realização das acções de reabilitação e monitorização dos ecossistemas costeiros.
O núcleo será a estrutura de apoio para a divulgação e gestão de todos os percursos que permitam conhecer o Vale do Ribeiro, a linha de costa e estrutura dunar, arribas, Pinhal do Rei e linhas de água.
O espaço irá consistir em quatro módulos, que contemplam uma instalação sanitária e um espaço de arrumação de produtos didácticos e de trabalho.


(surripiado do Diário de Leiria)

3 comentários:

não me fecundem sff disse...

O Paulo Tojeira e a CMMG com interesses diferente? O objectivo do Paulo será correcto, embora pense que no terreno existam já vontades no mesmo sentido e com o mesmo propósito. Quanto à captação de verbas... que servirão para a proteção da floresta... entre outras coisas, t'á bem pronto...

A CMMG tem um projecto que "terá" fundos do QREN. Mas a meu ver vai ser mesmo só o projecto...

Anónimo disse...

não será apenas e só a intenção?

Wolverine disse...

A mata de S. Pedro está quase que ao abandono e toda a gente vê isso. Eu vejo quando ainda vou buscar umas "pinhoquitas" e acabo por trazer uns bons sacos com lixo que alguns "cidadãos" deixam na mata sem qualquer pudor. Já cheguei ao ponto de quase me envolver fisicamente com um corredor de fim de semana que acabou a sua garrafinha de água e a mandou borda fora...deve ter pensado que o carro do lixo por ali passaria.

Tudo passa pela consciencialização das pessoas: não podemos é dizer que queremos muito a mata e depois não a saber manter e organizar...

Ideias como a do Paulo Tojeira são de louvar na minha opinião e espero que tenha a adesão que merece, pois eu já faço o que posso. É necessário que a Câmara Municipal se mexa e não fique apenas com declarações de intenção só para ficar bem na fotografia...