.
.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Receita para o Dia da Espiga


COELHO GUIZADO COM ERVILHAS
(receita tradicional da ti Prazeres)
.
Na véspera do Dia da Espiga vá à coelheira e escolha o coelho mais gabarolas, geralmente são os mais tenrinhos. Tem de ser é coelho, as coelhas são mais rijas e menos suculentas. Pegue no animal pelas patas traseiras, de cabeça para baixo e pense em alguém de quem gosta muito. Respire fundo e dê-lhe três a quatro calduços na pescoceira até o bicho desfalecer. Importante: enquanto se arrocha no animal não vale chamar por outros nem dizer mal da cambra. Certifique-se de que está mesmo morto e esfole-o com cuidado para não estragar as unhas. De seguida tire-lhe as tripas e as miudezas e benza o animal com vinho, louro, alho e sal. Deixe-o a meditar de um dia para o outro, como se fosse a véspera das eleições. No dia seguinte levante-se cedo, faça o seu xixi e lave as mãos com sabão azul. De seguida ponha-se a mexer que já é tarde e trate de cortar as cebolas para dentro dum tacho grande, mas não chore que não vale a pena, se aguentou quatro anos, por o andar da carruagem também aguenta mais quatro. Junte azeite do bom (aquele que se põe nas candeias do cemitério não presta), chegue lume ao tacho e deixe alourar a cebola até ficar da cor do cabelo daquele rapaz ex-sindicalista que não m’alembro do nome agora. Verifique se o coelho está húmido e junte-o à cebolada. Rectifique de sal e benza-o novamente com vinho e três borrifos de água. Abafe. Deixe levantar fervura e acrescente as ervilhas. Não use ervilhas congeladas, vá ao mercado abarracado e compre das frescas. Ao cabo de coisa e picos o tacho está pronto. Embrulhe-o em papel de jornal (tem de ser mesmo de jornal, não pode ser de pasquim senão o coelho azeda), não se esqueça do vinho e vá almoçar ao pinhal com a família e com os amigos. Evite o Parque das Merendas e as Árvores, nesta altura do ano são locais mal frequent… são locais muito congestionados, dizia eu. De preferência vá de bicicleta e leve uma manta para dormir a sesta. Divirta-se e cumpra a tradição. Nós vamos cumprir, a partida é às 9:30 em Pedreanes, mas antes vamos beber um Martini ao Necas. Se estiver aberto. Boa continuação...

3 comentários:

folha seca disse...

Dia da espiga
Na vespera de mais um dia da espiga(ou 5ª Feira de Ascensão) recordo o grande encontro da familia Marinhense que este dia representava para a nossa terra.

O coelho com ervilhas; os garrafões de tinto, o baile a toque de acordeom, na eira da tasca , a solidariedade manifestada e as bebedeiras que se apanhavam, pois era quase impossível não provar o vinho do amigo que estava ali ao lado.

Tudo isto à volta do Tremelgo.

Infelizmente a partidarização e tentativa de aproveitamento deste dia pelos partidos com mais implantação no Concelho fizeram com que actualmente haja uma triste divisão, chegando mesmo a haver famílias que se dividem no local do repasto por causa das conotações politicas que representa ir para as Árvores ou parque das merendas.

Enfim como se costuma dizer "a tradição já não é o que era" salva-se pelos menos o coelho com ervilhas.

literal disse...

Pois então... saúde e ao coelho com ervilhas, hip,hip, hurrahhhhhhhhh!!!

Bom dia da espiga para todos e quanto ao álcool,sejam meiguinhos, como pedem os nossos anfitriões.

Pirolito disse...

Ora bem, o Dia da Espiga já era!
Aguardam-se agora os relatos das 'cabras' agarradas por aí, nos imensos piqueniques que deram vida à 'Catedral verde e sussurrante...'