.
.

domingo, 31 de maio de 2009

OS CRISTÃOS, OS MOUROS E OS ÍMPIOS


Juris et de jure e re-béu-béu-béu pardais ao ninho, até prova em contrário, à política compete organizar e administrar o Estado, um digno e honrado exercício a bem da causa comum, aspiração suprema de espíritos maiores e que alguns amanuenses facilmente confundem com presepada, um espectáculo vulgar e deprimente de fadunchos e guitarradas, à desgarrada, mugido por marialvas e arruadores farsolas de garganta laça, soltando fífias a cada tentativa de acorde.
Mas como uma tragédia nunca vem só, à confusão do conceito, e da praxis, para ajudar à festa junta-se uma invetiva dos fazedores de ciência política, cabotinos zarolhos, seus derivados e sucedâneos, à qual deram o bonito e sugestivo nome de “Agenda Política”, um eufemismo para designar uma vulpina moleskine mad in loja do chinês, cujo calendário Juliano foi substituído, inocentemente, pelo calendário das urnas, e onde os dias não são marcados pelas prioridades políticas mais genuínas mas sim pela discricionariedade do “Hoje não se fala disto porque não, mas amanhã já é importante falar disto porque sim! Hoje não se faz isto porque não, mas amanhã já se faz isto porque sim!”.
Vem toda esta prosápia a propósito de um problema de semântica, em resultado da eloquência com que um homónimo do Conquistador, no calor da entronização a pretendente ao trono do Reino da Conquilha, se referiu à moirama. Vai de retro satanás! E Zás e zás! Logo saltou a terreiro à espadeirada, qual Brites d’Almeida ofendida, um dos mais altos, senão o mais alto dignatário da cúria, insurgindo-se contra o blasfemo – pois que não senhor, pois que esta abençoada paróquia é uma terra santa, livre de almorávides, armas nucleares, toiradas e anões galhofeiros - desafiando a vir à praça do pelourinho os restantes bergamos da corte, para desdizer o desdito e para separar as águas, que estas coisas dos tiques xenófobos provincianos, não matam mas apoquetam.
Pois eu, um sujeito ímpio e inocentemente ingénuo, que prefere cidadãos instruídos a políticos versutos, confesso que muito mais me agradaria ver reptos e apelos a outras sabatinas. Em vésperas de ir à urnas preferia saber, se vossas excelências assim o permitissem, quais as genuínas predesposições pós-eleitorais, no fundo, e desculpem-me a candura, saber com o que contar -se com o ovo no cú da galinha, se com a galinha no cú do ovo. É que, curiosamente, estou farto de meias verdades, de meios mandatos, de meias doutrinas, estou farto de ser ludibriado, estou maçado, quero votar em consciência, se é que me é permitido o luxo. É por isso que me estou nas tintas para o que dita a moleskine da loja do chinês, e para as costumeiras pirraças, e para a conversa de encher chouriços e pasquins, e para os comícios, e para as arrudas, e para as feiras, e bandeiras, e pendões, e pregões… o que eu quero verdadeiramente, o que eu exijo, se vossas excelências assim o permitirem, é a nata, a substância, o azimute! É que esta merda de assumir compromissos é tramada, não é? E afinal o que eu quero é tão simples - quero um compromisso sério, de gente honrada, que nos resgate da prostração, que nos tire do cú do distrito, do cú do país, do cú da Europa! É pedir muito, senhores candidatos a qualquer coisa?

30 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um bom texto para o Dr. OC citar na "praça do pelourinho". Na mouche relaxoterapeuta!

literal disse...

Não, não é pedir muito caro Relaxoterapeuta. Penso mesmo que deveríamos exigir, não pedir.

Só por manifesta "moleskine", é que "toda" a gente, já vociferou os seus candidatos, haverá no entanto quem o não tenha feito ainda, só o fazendo imediatamente após estas eleições Europeias. Isto porque se decidiu, que haveria tempo de sobra para o trabalho autárquico.

Ouvirão falar de nós que estamos sempre na esquerda e que sempre actuamos com a esquerda, estou a falar dos homens e mulheres que vão votar à esquerda, claro.

Anónimo disse...

http://abrupto.blogspot.com/2009/05/coisas-da-sabado-resposta-torta-as.html

literal disse...

Mais custos que o nosso primeiro a doar milhões aos ricos e com o seu candidato europeu a querer cobrar mais impostos ainda, não me diga?

E eu que pensava que não havia demagogos no PS, e esta hein?

literal disse...

E no PSD.

Anónimo disse...

Deixe o PSD descansado ou Bloquista disfarçado.

Acintoso disse...

Interroga-se (e interroga-os) o Relaxoterapeuta: "É pedir muito, senhores candidatos a qualquer coisa?"...

Se é! O que o meu amigo está a pedir equivale a querer a lua para brincar presa a um barbante!

Isso, esses compromissos, não os assumem os que lá estão e gostariam de continuar a estar; os que já lá estiveram e gostariam de voltar a estar; os que sempre lá estiveram e não estiveram, mas que muito gostariam de poder estar 'a sério' e até aqueles que, nunca lá tendo estado, acenam com inovações sem par e laudas do melhorio que se apreçam a afinçar, como foi agora o caso, dizendo que a fruta (virgem) do seu cabaz é que é a fruta, a verdadeira, a dita, a genuína!

Já vê caro Relaxoterapeuta que o meu amigo não é nada modesto a pedir, embora seja minguada a magra pedincha que formula!

É a vida, amigo, é a vida!

Anónimo disse...

http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/06/razoes-de-voto-esquerda-i-novela-do-psd.html

não me fecundem sff disse...

Não é qualquer ímpio ou inocente cidadão que se pode propor a responder desta forma tão prosaica e de retórica tão rebuscada.
Parabéns pelo texto, mas eu é mais sardinha de lata, já não tenho sequer para a fresca.
Para acabar agora, que isto está uma merda de campanha, é verdade.
Parabéns também ao anónimo das 8,36, só a esse.

Anónimo disse...

http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/572890.html

Anónimo disse...

http://joaopaulopedrosa.blogspot.com/2009/06/diversity-danca-que-venceu-voz.html

Anónimo disse...

Caro Relaxoterapeuta,
Gostei das suas palavras e partilho dessa opinião. No fundo "há mais tacho para além das eleições" e até agora ainda pouco ouvi falar sobre o cerne das propostas que movem cada partido a fazer eleger os seus candidatos - Faz mais eco, discutir se o candidato do partido A tem a camisa azul ou se o candidato do partido B tem conta no banco... E as propostas para o futuro de Portugal na Europa???

Ano Nimo

Anónimo disse...

Há pois é, as propostas para o futuro de Portugal na Europa, ficam por conta do Vital Moreira,
dos outros é só critica Politica anti-PS.

Depois das europeias logo se vê!

Estupefacto disse...

Meu caro anonimo das 12:24

Antes de mais devo dizer-lhe que sou há muitos anos eleitor do PS e vou a todas, naturalmente que se nada de força maior me acontecer, no proximo Domingo lá estarei a pôr a cruzinha na lista encabeçada pelo Vital Moreira... mas o seu bitaite fez-me uma grande confusão??? " proposta para o futuro de Portugal na Europa"???

Devo estar mesmo distraído, a precisar de mudar de óculos ou ter que comprar um aparelho auditivo... sim porque só ouvi ainda aquela do tal "imposto". pronto mas deixe lá os outros ainda fazem pior...

Mas claro "depois das Europeias logo se vê"

Anónimo disse...

Meu caro estupefacto, então estamos de acordo, contra o 513,ou logo se vê?

Lopes da Silva disse...

Então e os mouros? A coisa fica assim ou os jovens e o seu candidato maravilha vão responder ao vereador comprido? É que o vereador comprido ficou mesmo chateado...!

Anónimo disse...

Pelo que conheço do candidato independente do PPD/PSD, A.Santos, só responde a situações que tenham relevância para o engrandecimento do concelho. por causa destas conversas do "nada" é que a Marinha está como está...uma lástima...um marasmo...
Vamos discutir é obra...o resto é só para passar tempo...
Ao fim de 35 anos já era tempo para aprenderem...mas parece que não..

não me fecundem sff disse...

Mas o que terão estado a fazer os vereadores eleitos pelo PSD, nestes 35 anos? claro, o mesmo que os outros, nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ao "não me fecundem sff disse..."

Então mas o PSD alguma vez ganhou eleições Autarquicas neste distinto concelho?...Pense bem? Então a quem pertence os designios do concelho?...

vinagrete disse...

Ao anónimo das 10h20.

É óbvio que este nosso companheiro bitaiteiro, pela forma como se expressa, dá-nos a legitimidade para o identificar com um militante do PSD fortemente empenhado no staf do Dr. António Santos e daí não vem mal ao Mundo, até porque a mim, pessoalmente, o Dr. António Santos me merece respeito.
O que me parece é que a repetição, até à exaustão, do argumento de que o PSD nunca foi poder, logo não pode ser responsabilizado, não colhe em dois planos.
1 - Isso não é uma boa mensagem para o eleitorado, porque revela uma total incapacidade para mobilizar um Concelho inteiro, em 34 anos de prática democrática, na medida em que, apesar dos erros que atribui ao PCP e ao PS, as pessoas continuaram a confiar neles e a não depositar confiança no PSD.
2 - Por outro lado, não é verdade que o PSD não participe na gestão da Câmara. Desde sempre, mesmo no tempo da Comissão Administrativa que antecedeu as primeiras eleições, o PSD sempre teve representantes nos orgãos executivos, que votam, podem fazer declarações de voto, podem convocar a imprensa, podem propor alternativas e podem até fazer votar moções que retirem a confiança à maioria. Que se saiba e a leitura das actas faz história, o PSD sempre foi muleta do PCP quando o PS era minoria e muleta do PS quando o PCP estava na mesma posição.
Em bom rigor, nas câmaras de maioria relativa, sendo o PSD o fiel da balança, é a ele que deve ser assacada a responsabilidade daquilo a que alguns chamam KAKA.
Parem de se desculpabilizar, assumam as v/ responsabilidades, mesmo aquelas em que anunciam catastróficas contaminações de Parques Pùblicos e apresentem propostas concretas, porque o povo é sereno, não é estúpido e normalmente vota bem, mesmo quando o seu voto é contra e não a favor.

não me fecundem sff disse...

Sim senhor, gostei Vinagrete!

Lopes da Silva disse...

Já agora, em complemento ao que o Vinagrete disse, acrescento o 3º argumento. Se o PSD não tem responsabilidades porque nunca ganhou as eleições na Marinha, é bom que para as legislativas não esqueça este argumentem e comece já a fazer campanha pelos partidos que nunca foram governo. Afinal esses partidos, de acordo com o argumentos dos "Jotas", não têm responsabilidades e têm todo o direito a proclamar que as pessoas estão fartos dos que sempre nos governaram!
Está-se mesmo a ver...

D.Afonso Henriques disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
não me fecundem sff disse...

A'tão foste tu filho ingrato, que bateste na tua mãe?

A'tão também reclamas, c'mo outro vizir que vai abandonar (graças a Deus ou Alá), os gajos nã me dão guita pa, assim na posso fazer pêvia, gaita. Assim não posso inaugurar o chafris, nem a passadeira com o meu nome, porra. N'um tenho sorte n'nhuma caraças, sou mesmo infeliz, buááá.

Se a perspectiva do douto sr. é a mesma na vontade com que vai para a CMMG. O melhor é começar a pensar em mudar de Concelho, sim porque a personagem vai ser eleita.

Agora digo eu, dassse, não tenho sorte nenhuma.

D.Afonso Henriques disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

3 de Junho de 2009


Começou a campanha "rasca" do PS ...... mentiras, ataques pessoais, enfim ....... há que esperar tudo.

Fica o registo.

D.Afonso Henriques disse...

Então cortaram-me o pio!!!

Vão ver!

Logo que tome posse com Rei da Vieira e das Praias, mudo o nome de Praça da Republica para Praça da Monarquia e faço um blogue com o mesmo nome e vão ver o que vai ser a concorrencia...

Seus mouros!!!

não me fecundem sff disse...

Cá para mim foram os Espanhóis que lhe cortaram o verbo, caro Afonso, não foram os mouros...

Laico e republicano disse...

Que me desculpe sua alteza, mas acho que o nome que melhor o identifica e mais politicamente correcto para o actual adro de igreja em que se tornou a antiga Praça da República, deveria ser "Adro da Concordata", já que "Pinhal do Órfão" já não me parece tão bem.

Anónimo disse...

Parabéns Zarabatana! Gosto do estilo!