.
.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

LEMBRETE - SEMANA DA (I)MOBILIDADE

De 16 a 22 de Setembro decorre a Semana Europeia da Mobilidade este ano sob o lema “ruas para as pessoas”. Uma vez mais a autarquia da capital da industria garrafeira não aderiu.



Primeiro circuito da TUMG até final do ano

“Até ao final do ano ou no início do próximo, o primeiro circuito de transportes colectivos urbanos vai estar operacional”. A afirmação é do presidente do conselho de administração da empresa municipal Transportes Urbanos da Marinha Grande (TUMG) e vereador das Obras Públicas, o social-democrata Artur Pereira. O estudo de mobilidade está concluído e vai ser apresentado ao executivo municipal na primeira reunião de Câmara de Setembro, juntamente com uma proposta da TUMG para a implementação de um circuito piloto que ligará a zona industrial do Casal da Lebre e o centro da cidade.
“Pretendemos implementar os quatro percursos que são propostos pelo estudo de mobilidade de uma forma faseada. Para já vamos avançar com um dos que estão previstos para a malha urbana da Marinha Grande.
Mais tarde vamos implementar os outros”, refere Artur Pereira.
O responsável explica que o faseamento se deve a questões económicas e também ambientais. Isto porque o número de autocarros para este tipo de circuitos não é suficiente para “alimentar os quatro percursos definidos”, além de que a TUMG está a ponderar comprar veículos mais amigos do ambiente para os restantes trajectos, caso a autarquia permita.
Artur Pereira revela que há a possibilidade de, numa fase inicial, os transportes colectivos urbanos serem gratuitos. “É uma maneira de chamar: primeiro temos de promover para depois termos mais sucesso no futuro”, diz.
O estudo de mobilidade encomendado pela autarquia propõe diversos percursos, com destaque para dois que prevêem a ligação entre o centro urbano da Marinha Grande e as duas zonas industriais (Casal da Lebre e Marinha Pequena). O documento sugere ainda a articulação com outros transportes rodoviários e ferroviários.


(fonte: Região de Leiria – edição de 14/08/2008)


O que está dito, está dito!

4 comentários:

Anónimo disse...

Eh pá pró ano vai ser uma caterva de inaugurações e coisas 'novas' que só vos digo!...
E isso tudo exclusivamente em prol do concelho. Quem disser (ou pensar) o contrário é má língua ou age de má fé.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Será verdade que a nossa autarquia está pagar por dia 1500contos ou 1500 Euros de transportes escolares ....à Rodoviária Nacional

Anónimo disse...

Ficamos todos a saber na passada Terça Feira pela boca do actual Presidente do Municipio que a Camara voltou a trás em relação à extinção da TUMG.
Boa!! Foi dificil!!
Só espero que não volte o anterior Presidente e mude de novo a posição do Municipio.
Foram precisos 14 meses para darem razão aos Jovens!!