.
.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Revista de Imprensa

"Polis está em risco"

O programa Polis da Marinha Grande corre o risco de perder o financiamento do Estado. A última etapa do projecto, as obras de reabilitação da segunda fase da ribeira das Bernardas, terá que ser concluída até Agosto para a Câmara poder receber o apoio de 1,3 milhões de euros. No entanto, a autarquia continua com problemas em expropriar parte do terreno, de acordo com o vereador das Obras Públicas, o social-democrata Artur Pereira.
“O gabinete jurídico está com o assunto em mãos. Mas não vai ser fácil conseguir terminar até ao mês de Agosto. Já conseguimos acordo com alguns dos residentes para deixarem aquelas casas e irem para o Bairro do Camarnal, mas há outros que se recusam”, explica o autarca.
Em Junho de 2007, a obra chegou a estar adjudicada. Mas o concurso público acabou por ser anulado, porque a Câmara foi obrigada a alterar o projecto devido à mudança do traçado da Avenida de Liberdade.
A intervenção visa a recuperação da ribeira das Bernardas para utilização pública. Os objectivos passam pelo reforço das relações entre a linha de água, a zona desportiva e o troço da ribeira já reabilitado, no Casal do Malta. Para o local, propõe-se a instalação de um campo de jogos sintético e de um grande relvado, pista de ciclismo, entre outras valências.


Três anos de atraso

Em 2001, quando a Marinha Grande ficou entre as cidades escolhidas para receber a segunda fase nacional do Polis, o Câmara PS prometia terminar a obra até ao final de 2004. Em 2005, a maior parte do programa foi cumprido, com a construção do Parque Urbano da Cerca. Mas desde então que a autarquia não consegue desatar o “nó” na ribeira das Bernardas. Por construir está também o Centro de Monitorização Ambiental.



(surripiado do Região de Leiria)

15 comentários:

Anónimo disse...

com a capacidade de decisão desta CM... não vão conseguir fazer rigorosamente fazer nada...

Anónimo disse...

Culpa do Artur Autocolante!!

Anónimo disse...

Este comentário anterior é o mais estupido alguma vez inscrito ....

então as obras não eram para estar acabadas em 2004 ???

O AA é que é Presidente da Camara ??

Anónimo disse...

Ou Anónimo das 12:49
Não perca o seu tempo a defender e que não possivel defender.
Sei o AA não é Presidente da Camara mas ainda é o responsável pelas Obras do Polis e se estas estão atrasas salvo contrário a culpa não deve morrer solteira.
Se a culpa não é dele já devia ter vindo a público denunciar os motivos pela qual esta obra ainda não concluida.
Porque com o mal dos outros podemos nós bem mas a incompetencia tem limites.
Artur Autocolante irá ficar ligado a um dos períodos mais negros da história recente quanto a construção de equipamentos estruturais para o bens estar das populações.
Podia ter dado um sinal de mudança mas verificou-se o inverso.
Não esquecer que o seu Lema de Campanha dizia "a Marinha Merece mais e Melhor" mas a realidade veio a mostrar o contrário "Marinha Merece quanto Menos e Pior Melhor"!!!
É pena que algumas das pedras lançadas agora começem a cair-Lhe em cima.
Afinal a Velhice começa a não ser um posto!!
Antes de procurar defender quem não conhece bem, pense duas vezes!!
Seria bom que este senhor como Vereador das Obras Públicas se preocupa-se mais com as causas públicas do que com as coisas da sua fabriqueta de Autocolantes e afins.
Será que o Marinhense Anónimo das 12:49 já se preocupou em saber como pode este Senhor prestar um bom serviço ao Concelho quando passa horas a fio a trabalhar na sua empresa. Será que não haverá aqui alguma ilegalidade?
Porque segundo sei este Senhor está (ou devia de estar a tempo inteiro na Câmara)!!

Anónimo disse...

1,3 milhões de euros... 1,3 milhões de euros a bater asas pela janela e ninguém a fazer nada...

Verdade que já vem de trás, mas vê-se assim que a incompetência não tem limites... Quando se verificar que os 1,3 milhões foram de vez, aposto que vai aparecer de novo alguém a dizer que a culpa é do executivo anterior...

Poder-se-á perguntar: "Então e o que fez este executivo durante esse tempo?" Aposto que a culpa ainda vai cair na ASAE que tem as costas largas... A ASAE é que ainda vai ter culpa, porque fechou o mercado e não deixou tempo ao Vereador para resolver o problema...

Desgraçada Marinha que tão incompetente gente tem á sua frente...

Anónimo disse...

Se assim é a provar-se que quem está à frente dos destinos da Marinha Grande, é mesmo imcompetente então o que fazem os Marinhenses lesados?
Será que só tem fama de revolucionários e são antes masoquistas que gostam que lhe façam assim tanto mal sem nada fazerem para sair do fosso...Sempre estou para ver se nas próximas candidaturas à autarquia não vai aparecer um movimento independente com força e competência...
Pelos vistos os partidos só tem afundado a nossa terra em lutas estéreis pessoais, partidárias e defendendendo interesses de sabe-se lá de quem...
Que desaforo...
Vamos pôr mãos à obra está a ficar tarde...

Anónimo disse...

Longe de mim querer defender o AA ....

no entanto, há que separar o trigo do joio .....


parece-me muito importante pôr na "agenda politica" a discussão da posição que o PC (actual e anterior) sobre o AA.

É verdade que ele tem feito muitos disparates mas, à luz da lei, quem tem os pelouros e, por isso, deve responder por eles é o Presidente da Cambra. O AA, como qualquer outro Vereador (PCP ou PS) não tem autonomia. Nem na Marinha, nem em lado nenhum. Logo, se o AA tem feito tantos disparates como se diz, a responsabilidade vai por inteiro para o PCP pois, quando "remodelaram" a Cambra, deviam ter corrido com ele. Aliás, essa era, até, a vontade do PSD.

Esta situação não pode ser mais escamoteada nem ignorada. O AA está lá, única e exclusivamente, ao serviço do PCP e das politicas que este Partido defende. Já foram apresentadas neste Blogue e publicamente as politicas que fazem parte do Programa Eleitoral que o AA devia defender e que se "esqueceu" ....... mas quem dá cobertura a isto são os Vermelhos (e o Cruz e o Choninha, coitados).

Anónimo disse...

Nisso estamos de acordo, o PC não foi sério com o PSD, tirar o tapete ao PSD e assegurar o voto do Vereador AA.
Em politica atitudes destas mas tarde ou mais cedo seram pagas com juros.
O PC parece esquecer-se que JBD não renuciou e que os Deputados do PSD não se foram embora.

Anónimo disse...

Acabo de ler que o Largo vai encerrar para obras de manutenção... (oxalá seja só isso!...?).
Se assim for, por favor sejam breves pois fazem muita falta nesta terrinha de que já nem os deuses parecem lembrar-se... Aguardo. Aguardamos, todos...

Anónimo disse...

"O Largo das Calhandreiras vai encerrar temporariamente para obras de manutenção...."

Encerrar para obras de manutenção? Será só isso? Não sei porquê mas desconfio.
Cá por mim, só em ler a palavra ENCERRAR fico com os meus gases completamente alvoraçados!!

Então se é só para manutenção vamos lá a ser breves que como diz o Anacrónico já sentimos a falta de novidades e muitas cócegas calhandreiras.

Anónimo disse...

Encerrar para obras de manutenção???

Porque não fazer como a Camara? montam-se uma barracas provisóriamente até que as obras estejam concluidas. Pior é se depois mudam de ideias e querem fazer uma coisa nova...

Vá lá sejam breves e não nos deixem sem noticias!!!

Anónimo disse...

era de prever este encerramento...e agora descubram porquê....cabecinhas pensadoras

Anónimo disse...

Há gente que vê fantasmas em todo o lado... BHUUU... BHUUU...
São só umas obrazitas senhor anónimo(mais um quarto, um wc, arranjar o páteo e desemtupir as caleiras), mas tudo legal, tudo licenciado!

Anónimo disse...

Ainda bem que as obras foram breves. Ainda bem.
A minha alma de marinhense/marinhoto ficou em sobressalto só de pensar que as obras poderiam ser longas, ou até tornarem-se em mais uma edição das famosíssimas 'obras de Santa Engrácia'!...
Quanto à premonição do último anónimo bitaitante... bem, eu já estava a ver por aí muito boa gentinha a esfregar as mãos de contentamento!

Já agora uma nota para cor escolhida para a casa: não acham que ficou um bocado cinzentota? É que como este espaço calhandreiro não tem nada de cinzento!...

Anónimo disse...

Mas.......... não me digam que conseguiram licenciar a obra em menos de dois anos.
Afinal o Sindicalista pos mesmo a maquina a funcionar.