.
.
.
domingo, 7 de junho de 2009
RESULTADOS ELEITORAIS - EUROPEIAS 2009
Marcadores:
Serviço Público
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
DECLARAÇÃO DE INTERESSES
. Nós não quisemos ser cúmplices da indiferença universal. E aqui começamos, serenamente, sem injustiças e sem cólera, a apontar dia por dia o que poderíamos chamar – o progresso da decadência. Devíamos fazê-lo com a indignação dramática de panfletários? Com a serenidade experimental de críticos? Com a jovialidade fina de humoristas?
. As Farpas (Maio de 1871)
Localizado no coração da Marinha Grande, o largo que actualmente apresenta o topónimo de Largo Ilídio de Carvalho (antigo Largo do Magalhães ou Largo da Fonte), ficou conhecido pelo Largo das Calhandreiras em virtude de ser local e ponto de encontro para uma das mais apreciadas, saudáveis e seculares tradições do povo desta terra – a calhandrice.
. Durante 5 anos cumpriu-se esta genuína tradição!
18 comentários:
Tantos votos em branco? Deram-se ao trabalho de saír de casa para votar ... em branco.
Alguém sabe qual a percentagem nas eleições anteriores?
Que estranho, o silêncio que por aqui pára.
Foi dura, a derrota.
Perderam o pio ?
Parabéns para mim, mas nada de euforias.
Irão haver mais eleições e serão diferentes, terão que ter tratamento diferente. Vamos fazer por isso.
Parabéns a vencedores e vencidos, embora como é usual, toda a gente "ganhe".
Para quem perguntou pelas anteriores, 2004.
PS 5177 44,63%
PCP-PEV 2535 21,85%
PPD/PSD.CDS-PP 2118 18,26%
B.E. 762 6,57%
PCTP/MRPP 213 1,84%
PND 68 0,59%
MPT 57 0,49%
MD 51 0,44%
PPM 30 0,26%
POUS 25 0,22%
P.H. 24 0,21%
P.N.R. 21 0,18%
PDA 12 0,1%
Dados Gerais
Freguesias apuradas 3
Freguesias por apurar 0
Inscritos 29915
Votantes 11601 - 38,78%
Abstenção 18314 - 61,22%
Nulos 164 - 1,41%
Brancos 344 - 2,97%
Espero que gostem!
Caro anónimo das 23:41:
Votar em branco tem um significado que parece não ser muito bem entendido pela maioria das pessoas...
Votar em branco significa que se exerceu o seu direito e dever cívico, mas que nenhum partido ou candidato merece a confiança do eleitor. Ao invés disso, existe a possibilidade da abstenção, que é o mesmo que dizer que se é um cidadão que prefere trocar uma cerveja ou uma tarde de praia pelos anos seguintes a que a votação em que se absteve fez respeito, deixando que outros o façam em seu lugar. Normalmente, estes são aqueles que passam os anos seguintes a queixarem-se do Governo, dos partidos, dos políticos...Mas sem qualquer legitimidade, pois não votaram.
Só faço aqui um pequeno comentário à abstenção: esta é extremamente elevada (especialmente nas Europeias), porque nenhum partido tenta envolver as pessoas no acto eleitoral. Assiste-se a um lavar de roupa suja e insultos de lado a lado sem que se discuta o que realmente está em causa em cada uma das eleições. Como exemplo, dou estas eleições Europeias: todos os partidos atacaram o partido do Governo com questões nacionais, sem que se falasse da Europa. No meu caso, fiquei sem saber quais as linhas de rumo para apresentar no Parlamento Europeu.
"os politicos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão"
Eça de Queiroz
Segunda-feira, 8 de Junho de 2009
E agora?
No curto espaço de tempo que passou desde que se conheceu o resultado das eleições Europeias e se conheceram as tristezas de uns e alegrias de outros e sem pretender armar-me em analista politico, creio que há um dado indesmentível: O PS e a sua liderança levaram um banho como há muito não se via.
Embora as eleições sejam para órgãos diferentes, passar de uma maioria absoluta para menos de 30% é no mínimo humilhante.Perder 1/2 milhão de votos é obra! Obra que tem um responsável, responsável esse que tem tem nome.
Repare-se nas declarações do Engº José Sócrates ao "aceitar" a derrota "o governo vai manter a mesma linha de rumo".
Sobre isto recordo aquela velha expressão" de derrota em derrota até à derrota final".
Quer isto dizer que vamos continuar a assistir à teimosia e arrogância do primeiro Ministro e da sua equipe nos próximos 3 meses e vermos uma nova derrota igual ou pior do que aquela agora sofrida... e não há nada a fazer para a evitar? Que isto dizer que vamos ter que gramar com a Drª Manuela Ferreira Leite como 1º Ministro? apoiada num PS esfrangalhado mas suficiente para viabilizar um Governo do bloco central mais ou menos disfarçado?
Não tenho duvidas que é do PS que este País precisa a governar e sendo previsível que não vá ter a maioria absoluta, terá que fazer acordos parlamentares com as forças de esquerda presentes no Parlamento.
Agora não tenho duvidas(mesmo que desvie o rumo) com José Sócrates á frente do Governo só por milagre (e eu não acredito em milagres) o PS terá uma nova maioria, mesmo relativa.
Onde estão (ou que estão a fazer) os Socialistas que há muito não se reviam neste liderança?
Já que Sócrates não teve a iniciativa de se demitir há meios para o demitir apesar do curto espaço de tempo que falta. Há que segurar a cantareira antes que caía e não esperar para apanhar os cactos.
Publicada por folha seca em 15:37
Pois, pois, que rica banhada, mesmo contra a maré Marinha,Vieira,Moita e arredores!
Até a loja junto ao vidreiro (3000€)no domingo fechou mais cedo. eh eh eh!
que rica banhada, eh eh eh, os Marinhenses não são estupidos!
Até o cds.pp vale menos, que os votos em branco, eh eh eh eh, é este o nosso fado! eh eh eh eh eh!
Será banhada?
Ó Wolwerine sou o anónimo do principio.
Parece que estamos de acordo. Se se deram ao trabalho de votar em branco é porque não se reviam em nehnum dos partidos.
Caramba! São mesmos esquisitos.
O Boletim de voto quase parecia um lençol.
É... Felizmente não sou "agarrado" a nenhum partido e consigo escolher em consciência do que me parece melhor no momento, mas eu fui um dos que deixou ir o lençol branco.
Nenhum dos partidos discutiu Europa. Só vi lavar roupa suja e acusarem-se mutuamente. Usar as Eleições Europeias ou Autárquicas como forma de penalizar o Governo é dar um tiro no próprio pé. Penso que isso ficou bem patente aqui na Marinha: Vingaram-se do Sócrates e tivemos todos que comer com a regressão do Concelho no tempo...
Mas isto são conversas para outra altura.
Uma vez mais os Portugueses mostraram que não são dignos do 25 Abril.
Podem sempre usar a má política e os maus políticos como bode expiatório, mas a verdade é que 65% dos Portugueses estão-se marimbando para os problemas nacionais / europeus / mundiais. Querem apenas viver a sua pacata vidinha... beber a bejeca e comer o belo do tremoço, depois de uma bela sesta numa manta estendida na mata nacional...
Por outro lado... quem vota, parece não saber bem em que está a votar... confrundem-se eleições europeias com legislativas e legislativas com autárquicas... e qualquer ida à urna serve mais para mostrar 'cartões' de descontentamento do que para expressar ideias/vontades sobre o que está realmente em questão.
O resultado destas eleições NÃO EXPRESSA a vontade dos Portugueses sobre o Projecto «Europa». Foi apenas uma 'descarga de visícula' de quem não está satsifeito com o Governo PS. Ora, para isso servirão as legislativas de Outubro...
De qualquer modo, parece-me que o resultado global destas eleições nem é assim tão mau para o país... Afinal temos uma representatividade nacional bastante alargada... de modo que todos os Portugueses (da extrema direita - com o CDS/PP - à extrema esquerda - com o BE) se podem dizer representados no Parlamento Europeu.
Já sobre as supostas ilacções a retirar destes resultados - a tal banhada para o PS e o Governo «Sócrates» - não esqueçamos que até novas Eleições este Governo tem a legitimidade que lhe foi conferida pelo voto popular em 2005.
Por isso, o Dr. Rangel que tenha lá calma porque ele apenas ganhou uma elição para ser Euro-deputado, não para ser Primeiro-Ministro...
Se o Engº Sócrates mudar qualquer política de fundo neste momento será o mesmo reconhecer que governa em função dos «votos» e não em função de um Projecto que acredita ser o melhor para o País, neste momento... Não percebo por isso quem o quer forçar a uma mudança radical de políticas nesta fase do campeonato e «brincar» às moções de censura no parlamento... afinal são apenas 4 meses! Não será mais lógico aproveitar o 'elan' destas eleições e deixar o Engº 'enterrar-se' a ele mesmo?? Ou será que não estão tão seguros assim de uma derrota do PS nas legislativas??
A dar voz às sondagens de ontem... Portugal vive uma autentica esquizofrenia eleitoral... porque no mesmo dia em que o PS leva uma banhada as sondagens dão-lhe uma esmagadora vitória nas legislativas... o que sós e explica se acreditarmos que dos 65% de abstencionistas nestas europeias, 50% eram votantes socialistas!
Dos resultados na Marinha Grande, duas coisas:
1º O PCP que comece a fazer as malas porque vai levar 'banhada'...
2º Mais ano menos ano, com as pessoas CERTAS, o BE vai ser uma real alternativa de governo no Concelho. Tudo vai da liderança local... Quando o BE local deixar de ser o último reduto de uns quantos 'filhos de Drs', mal resolvidos com a vida, poderá assumir-se como verdadeira alternativa quer ao PS quer ao PCP... a Direita (PSD / CDS) que se desengane: jamais lá chegará!
Tenho dito!
Cruzes canhoto.
Deus nos livre.
Íamos de mal a pior.
Caro anónimo da 7,19, que saiba, e sei pode acreditar. Não há nenhum filho de Dr. algum na Concelhia do Bloco de Esquerda da Marinha Grande, jovens "queques" é noutra paragens.
Tenho também que afirmar que não tenho nada contra Doutores e Engenheiros ou mesmo Professores. Somos uma porta aberta a todos e todas, sem distinção de graus honoríficos, raças ou credos. Eu sei que pode não ser assim noutros lados, mas aqui no BE somos mesmo democráticos e informais. Outra verdade é que não temos telhados de vidro, se é que me entende.
Contamos consigo na próxima votação, é claro.
Não foi com essa conversa que o Miguel Portas convenceu o eleitorado.
Apesar de não concordar com as suas ideias reconheço que ele fez uma das campanhas mais inteligentes.
Ou eu me engano ou você tem conversa de Vital Moreira. Cheira-me que já foram companheiros de partido.
Pois cheira-lhe mal o equivoco.
Cá aguardamos por si.
Olha o BE escolheu o anarcabe para Candidato?
Agora é que o Pero Neto vai ter a sua escola primária ampliada!!
Por aquilo que li no Folha Verde e por aquilo que tenho lido neste blog, não lhe auguro grndes feitos.
A Marinha está uns furos acima das capacidades até aqui reveladas.
Se o Anacarbe candidato aceita um conselho meu, seja comedido nos seus comentários e modesto na sua ambição.
Boa sorte, que bem precisa.
Enviar um comentário