.
.

domingo, 7 de junho de 2009

RESULTADOS ELEITORAIS - EUROPEIAS 2009

18 comentários:

Anónimo disse...

Tantos votos em branco? Deram-se ao trabalho de saír de casa para votar ... em branco.
Alguém sabe qual a percentagem nas eleições anteriores?

Anónimo disse...

Que estranho, o silêncio que por aqui pára.

Foi dura, a derrota.

Perderam o pio ?

literal disse...

Parabéns para mim, mas nada de euforias.

Irão haver mais eleições e serão diferentes, terão que ter tratamento diferente. Vamos fazer por isso.

Parabéns a vencedores e vencidos, embora como é usual, toda a gente "ganhe".

literal disse...

Para quem perguntou pelas anteriores, 2004.

PS 5177 44,63%
PCP-PEV 2535 21,85%
PPD/PSD.CDS-PP 2118 18,26%
B.E. 762 6,57%
PCTP/MRPP 213 1,84%
PND 68 0,59%
MPT 57 0,49%
MD 51 0,44%
PPM 30 0,26%
POUS 25 0,22%
P.H. 24 0,21%
P.N.R. 21 0,18%
PDA 12 0,1%


Dados Gerais
Freguesias apuradas 3
Freguesias por apurar 0
Inscritos 29915
Votantes 11601 - 38,78%
Abstenção 18314 - 61,22%
Nulos 164 - 1,41%
Brancos 344 - 2,97%

Espero que gostem!

Wolverine disse...

Caro anónimo das 23:41:

Votar em branco tem um significado que parece não ser muito bem entendido pela maioria das pessoas...

Votar em branco significa que se exerceu o seu direito e dever cívico, mas que nenhum partido ou candidato merece a confiança do eleitor. Ao invés disso, existe a possibilidade da abstenção, que é o mesmo que dizer que se é um cidadão que prefere trocar uma cerveja ou uma tarde de praia pelos anos seguintes a que a votação em que se absteve fez respeito, deixando que outros o façam em seu lugar. Normalmente, estes são aqueles que passam os anos seguintes a queixarem-se do Governo, dos partidos, dos políticos...Mas sem qualquer legitimidade, pois não votaram.

Só faço aqui um pequeno comentário à abstenção: esta é extremamente elevada (especialmente nas Europeias), porque nenhum partido tenta envolver as pessoas no acto eleitoral. Assiste-se a um lavar de roupa suja e insultos de lado a lado sem que se discuta o que realmente está em causa em cada uma das eleições. Como exemplo, dou estas eleições Europeias: todos os partidos atacaram o partido do Governo com questões nacionais, sem que se falasse da Europa. No meu caso, fiquei sem saber quais as linhas de rumo para apresentar no Parlamento Europeu.

Citando Eça disse...

"os politicos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão"

Eça de Queiroz

folha seca disse...

Segunda-feira, 8 de Junho de 2009
E agora?
No curto espaço de tempo que passou desde que se conheceu o resultado das eleições Europeias e se conheceram as tristezas de uns e alegrias de outros e sem pretender armar-me em analista politico, creio que há um dado indesmentível: O PS e a sua liderança levaram um banho como há muito não se via.

Embora as eleições sejam para órgãos diferentes, passar de uma maioria absoluta para menos de 30% é no mínimo humilhante.Perder 1/2 milhão de votos é obra! Obra que tem um responsável, responsável esse que tem tem nome.

Repare-se nas declarações do Engº José Sócrates ao "aceitar" a derrota "o governo vai manter a mesma linha de rumo".

Sobre isto recordo aquela velha expressão" de derrota em derrota até à derrota final".

Quer isto dizer que vamos continuar a assistir à teimosia e arrogância do primeiro Ministro e da sua equipe nos próximos 3 meses e vermos uma nova derrota igual ou pior do que aquela agora sofrida... e não há nada a fazer para a evitar? Que isto dizer que vamos ter que gramar com a Drª Manuela Ferreira Leite como 1º Ministro? apoiada num PS esfrangalhado mas suficiente para viabilizar um Governo do bloco central mais ou menos disfarçado?

Não tenho duvidas que é do PS que este País precisa a governar e sendo previsível que não vá ter a maioria absoluta, terá que fazer acordos parlamentares com as forças de esquerda presentes no Parlamento.

Agora não tenho duvidas(mesmo que desvie o rumo) com José Sócrates á frente do Governo só por milagre (e eu não acredito em milagres) o PS terá uma nova maioria, mesmo relativa.

Onde estão (ou que estão a fazer) os Socialistas que há muito não se reviam neste liderança?

Já que Sócrates não teve a iniciativa de se demitir há meios para o demitir apesar do curto espaço de tempo que falta. Há que segurar a cantareira antes que caía e não esperar para apanhar os cactos.
Publicada por folha seca em 15:37

Anónimo disse...

Pois, pois, que rica banhada, mesmo contra a maré Marinha,Vieira,Moita e arredores!
Até a loja junto ao vidreiro (3000€)no domingo fechou mais cedo. eh eh eh!
que rica banhada, eh eh eh, os Marinhenses não são estupidos!

Anónimo disse...

Até o cds.pp vale menos, que os votos em branco, eh eh eh eh, é este o nosso fado! eh eh eh eh eh!

Será banhada?

Anónimo disse...

Ó Wolwerine sou o anónimo do principio.

Parece que estamos de acordo. Se se deram ao trabalho de votar em branco é porque não se reviam em nehnum dos partidos.

Caramba! São mesmos esquisitos.
O Boletim de voto quase parecia um lençol.

Wolverine disse...

É... Felizmente não sou "agarrado" a nenhum partido e consigo escolher em consciência do que me parece melhor no momento, mas eu fui um dos que deixou ir o lençol branco.

Nenhum dos partidos discutiu Europa. Só vi lavar roupa suja e acusarem-se mutuamente. Usar as Eleições Europeias ou Autárquicas como forma de penalizar o Governo é dar um tiro no próprio pé. Penso que isso ficou bem patente aqui na Marinha: Vingaram-se do Sócrates e tivemos todos que comer com a regressão do Concelho no tempo...

Mas isto são conversas para outra altura.

Anónimo disse...

Uma vez mais os Portugueses mostraram que não são dignos do 25 Abril.
Podem sempre usar a má política e os maus políticos como bode expiatório, mas a verdade é que 65% dos Portugueses estão-se marimbando para os problemas nacionais / europeus / mundiais. Querem apenas viver a sua pacata vidinha... beber a bejeca e comer o belo do tremoço, depois de uma bela sesta numa manta estendida na mata nacional...

Por outro lado... quem vota, parece não saber bem em que está a votar... confrundem-se eleições europeias com legislativas e legislativas com autárquicas... e qualquer ida à urna serve mais para mostrar 'cartões' de descontentamento do que para expressar ideias/vontades sobre o que está realmente em questão.

O resultado destas eleições NÃO EXPRESSA a vontade dos Portugueses sobre o Projecto «Europa». Foi apenas uma 'descarga de visícula' de quem não está satsifeito com o Governo PS. Ora, para isso servirão as legislativas de Outubro...

De qualquer modo, parece-me que o resultado global destas eleições nem é assim tão mau para o país... Afinal temos uma representatividade nacional bastante alargada... de modo que todos os Portugueses (da extrema direita - com o CDS/PP - à extrema esquerda - com o BE) se podem dizer representados no Parlamento Europeu.

Já sobre as supostas ilacções a retirar destes resultados - a tal banhada para o PS e o Governo «Sócrates» - não esqueçamos que até novas Eleições este Governo tem a legitimidade que lhe foi conferida pelo voto popular em 2005.
Por isso, o Dr. Rangel que tenha lá calma porque ele apenas ganhou uma elição para ser Euro-deputado, não para ser Primeiro-Ministro...

Se o Engº Sócrates mudar qualquer política de fundo neste momento será o mesmo reconhecer que governa em função dos «votos» e não em função de um Projecto que acredita ser o melhor para o País, neste momento... Não percebo por isso quem o quer forçar a uma mudança radical de políticas nesta fase do campeonato e «brincar» às moções de censura no parlamento... afinal são apenas 4 meses! Não será mais lógico aproveitar o 'elan' destas eleições e deixar o Engº 'enterrar-se' a ele mesmo?? Ou será que não estão tão seguros assim de uma derrota do PS nas legislativas??

A dar voz às sondagens de ontem... Portugal vive uma autentica esquizofrenia eleitoral... porque no mesmo dia em que o PS leva uma banhada as sondagens dão-lhe uma esmagadora vitória nas legislativas... o que sós e explica se acreditarmos que dos 65% de abstencionistas nestas europeias, 50% eram votantes socialistas!

Dos resultados na Marinha Grande, duas coisas:

1º O PCP que comece a fazer as malas porque vai levar 'banhada'...
2º Mais ano menos ano, com as pessoas CERTAS, o BE vai ser uma real alternativa de governo no Concelho. Tudo vai da liderança local... Quando o BE local deixar de ser o último reduto de uns quantos 'filhos de Drs', mal resolvidos com a vida, poderá assumir-se como verdadeira alternativa quer ao PS quer ao PCP... a Direita (PSD / CDS) que se desengane: jamais lá chegará!

Tenho dito!

Anónimo disse...

Cruzes canhoto.
Deus nos livre.
Íamos de mal a pior.

literal disse...

Caro anónimo da 7,19, que saiba, e sei pode acreditar. Não há nenhum filho de Dr. algum na Concelhia do Bloco de Esquerda da Marinha Grande, jovens "queques" é noutra paragens.

Tenho também que afirmar que não tenho nada contra Doutores e Engenheiros ou mesmo Professores. Somos uma porta aberta a todos e todas, sem distinção de graus honoríficos, raças ou credos. Eu sei que pode não ser assim noutros lados, mas aqui no BE somos mesmo democráticos e informais. Outra verdade é que não temos telhados de vidro, se é que me entende.

Contamos consigo na próxima votação, é claro.

averdadechateia disse...

Não foi com essa conversa que o Miguel Portas convenceu o eleitorado.
Apesar de não concordar com as suas ideias reconheço que ele fez uma das campanhas mais inteligentes.

Ou eu me engano ou você tem conversa de Vital Moreira. Cheira-me que já foram companheiros de partido.

literal disse...

Pois cheira-lhe mal o equivoco.

Cá aguardamos por si.

Anónimo disse...

Olha o BE escolheu o anarcabe para Candidato?
Agora é que o Pero Neto vai ter a sua escola primária ampliada!!

Anónimo disse...

Por aquilo que li no Folha Verde e por aquilo que tenho lido neste blog, não lhe auguro grndes feitos.
A Marinha está uns furos acima das capacidades até aqui reveladas.
Se o Anacarbe candidato aceita um conselho meu, seja comedido nos seus comentários e modesto na sua ambição.
Boa sorte, que bem precisa.