.
.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Maravilhas

No sítio da CMMG é publicitada a seguinte iniciativa:

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Mafalda Coelho, do curso de Técnica de Turismo, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, pretende-se colocar à votação da comunidade vários locais/bens culturais de interesse, do património imaterial, construído e natural, para que sejam eleitas as 7 Maravilhas do concelho da Marinha Grande.

VOTE nas 7 Maravilhas do concelho da Marinha Grande!



Até aqui tudo normal, não fosse um pequeno pormenor. Na categoria de “Património Natural” uma das maravilhas a concurso é, nem mais nem menos, do que o famigerado Parque da Cerca.
Naturalmente que deve ter sido um engano, porque ninguém põe a concurso locais que representam um perigo para a saúde pública. Era o mesmo que os ucranianos proporem Chernobyl para património da humanidade.


Brincadeiras à parte, era bom que ao fim de quatro anos os marinhenses fossem efectivamente esclarecidos de tudo o que se passou e de todas as diligências levadas a cabo pelas autoridades, no sentido de “deslindar” o caso.
É que se tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto, era hora dos responsáveis se retratarem publicamente. É o mínimo que se exige face ao alarme social que provocaram. A menos que a contaminação se confirme e aí há que punir os que por acção ou omissão participaram e participam neste atentado contra a saúde pública.

27 comentários:

folha seca disse...

Meus caros.

A minha participação neste blogue, começou quando fui informado por um amigo da sua existência.

Nunca o fiz duma forma muito à "séria" mas no sentido de espicaçar alguns dos intervenientes e "meter umas achas na fogueira"

No entanto este assunto é demasiado sério para brincar.

Assistimos nos finais do ultimo mandato do PS a um conjunto de calúnias que atingiram pessoal e colectivamente esse executivo.

A tal contaminação do parque da cerca(apoiada em pseudo analises num laboratário qualquer do Canadá)contribuiu para a falta de seriedade com que alguns adversários da candidatura de sucessão do PS obtivesse os resultados conhecidos(para além de outras razões).

Seria tempo e por uma quetão de honestidade politica, que o autor daquilo que parece não ter passado de uma invencionice se retratasse ou então esclarecesse duma vez por todas a questão que em muitos espiritos ainda está em duvida.

aprendiz disse...

Caro Folha Seca
Está bem visivel que a história da contaminação do parque da cerca não foi nem mais nem menos que uma invenção para prejudicar o partido que na altura estava no poder.
É também sabido por todos nós que esta história deu no que deu, será que os marinhenses ainda não desconfiaram porque é que alguém que diz tamto mal de uma obra e depois essas mesmas pessoas marcam para esse local montes de iniciativas comemorações do 25 abril, ginástica sénior entre outras e agora para acabar o arranjo até lá colom equipamentos novos.
Qual será credibilidade destas pessoas.....

Pensador disse...

Caro folha seca:

todos sabemos que o tecnico mais avalizado para questões ambientais, e que foi o principal mentor de tal ideia, não se pode agora retratar, porque tambem está alinhado nas listas candidatas.

Será que se hipoteticamente fosse eleito, iria propor fechar o Parque da Cerca ??!!

Anónimo disse...

Continua a parvoeira!!
Os Xuxas ainda não digeriram a derrota??
O Técnico em causa por acaso é mentiroso??
Porque não o levaram à barra do tribunal se há tantas certezas?
Aonde estão as analises da CMMG?
Foi mentira o que aconteceu na Etar da Escoura??
É mentira a poluição do Ricardo Galo, do Barbosa&Almeida?
A verdade por vezes doi!!!

questionário disse...

A fazer fé no anónimo só queria deixar algumas perguntas que, estou certo, ele irá responder:
- porque é que o PSD não exigiu o encerramento do Parque da Cerca?
- porque é o PSD não interpôs uma providência cautelar para encerrar o Parque da Cerca?
- porque é que o vereador do PSD não mexeu uma palha para esclarecer este assunto? (atenção que o divórcio entre o PSD e AA ainda não tem um ano...)
- qual é a posição do candidato do PSD relativamente a esta questão?
- se o PSD (como afirma) vai ganhar as eleições porque não se compromete a encerrar o Parque da Cerca no dia seguinte à vitória?
- como é que alguém com as responsabilidades de quem alertou para o problema se permite a frequentar o Parque da Cerca na companhia de familiares menores?
Com todo o respeito, não me lixem!
E mais, não sou xuxa mas tenho uma coisa que se chama MEMÓRIA!!!!

Anónimo disse...

Aqule anónimo das 12.07, no mínimo é tonto.
Não é verdade que o dito Engº. recebia uma avença por prestar serviços à Mortensen?
Não é verdade que fez um frete ao empresário para dificultar a resolução do problema dos tanques de gás, dentro da Cerca?
Se ele era o Engº. do ambiente responsável da fábrica e se tinha conhecimento efectivo de terrenos contaminados, porque é que não o denunciou em tempo útil?
Esperou pelo dia da inauguração e vèspera de eleições, porque só descobriu nesse dia?
Nós somos tótós?
Tem pai que é cego, ou quê?
Irra que estes JOTAS tiram-me do sério! Mas que praga!
Cuidado António Santos. Com companhias destas não vai longe e se não lhes aparar o jogo, daqui a um ano estão-lhe a chamar traidor e a retirar a confiança.

Anónimo disse...

Um questionário e um anónimo nervosos ..... bom sinal. Já perceberam a força da candidatura Novo Rumo.


Respondendo ao questionário (que diz que tem memória), tem de se tratar (sem ofensa) .... é que afirma que a ruptura com o Vereador tem menos de um ano mas ela aconteceu, efectivamente em 24.09.2007. E não aconteceu mais cedo porque os jovens, RESPONSAVELMENTE, tudo tentaram para adiar essa ruptura .... quem acompanha a Politica local sabe que o AA, desde a 1ª hora, que começou com a sua "saga" errante, dizendo hoje uma coisa e amanhã o seu inverso. O caso TUMG é elucidativo (como o Mercado ou os TERRENOS DA CERCA). Só por ignorância ou má fé (habitual nos Xuxas e agora também imagem de marca dos Troskistas - é a santa aliança) é que se pode afirmar o contrário. Portanto, 1ª resposta, não foi há menos de um ano foi a bem mais de dois.

Quanto ao caso dos Terrenos da Cerca, são muitos pormenores já descritos até à exaustão, que alguns persistem em ignorar ...... apenas é de reafirmar que as análises existem (já foram postadas neste blogue), o laboratório é do Canadá, País que, infelizmente para nós, é muito mais desenvolvido cientificamente que o nosso.

Por isso, pôr em causa factos, comprovados cientificamente, na base da MÁ LINGUA, da MENTIRA, do BOATO, da IGNORÂNCIA e da MÁ FÉ se demonstra o caractér de quem o faz ........

A Verdade Chateia recorda disse...

Embora fugindo ao tema ...

Lembram-se da minha mensagem que a Comissão de Moradores publicou foi publicado no dia 15 de Junho àcerca do estado (ou mau estado) da economia portuguesa.

Transcrevo da última página do Diário Económico do dia 23/06

"Se em 2008 o defice em Maio se cifrava nos 555,4 milhões de euros, o valor correspondente para 2009 é de 4.330,7 milhões."

Embora como é dito mais á frente, embora não sendo exactamente comparável, é pelo menos cerca de 8 vezes mais do que no ano de 2008.

Isto quer dizer que se poderá situar bastante acima dos 20% !!!!!!

Onde é que vamos parar?

SE CALHAR É GRAVE. NÃO ACHAM?

folha seca disse...

Permitam-me publicar isto aqui, creio que O Emilio Rato me vai perdoar.


Quarta-feira, 24 de Junho de 2009
Emilio Ferreira Rato

Pela calada da noite a noticia chegou: Morreu o Emilio Rato!

Há um habito terrivel na nossa sociedade em tornar toda a gente excelente quando deixam o mundo dos vivos. Ainda recentemente vimos fazer uma(mais que merecida) homenagem a Salgueiro Maia, por iniciativa de quem em vida lhe recusou uma (mais que merecida) pensão.

Sobre o Emilio Rato a emoção retira-me a capacidade de escrever sobre aquele que foi seguramente um dos melhores autarcas da nossa terra e um dos melhores seres humanos com quem tive o previlégio de privar. Já que não fomos capazes de fazer nada ainda em vida que se perpetue pelo menos a sua memória prestando a homenagem merecida.

Gostava de te dizer, se fosse possível ouvires-me, que para quem acompanhou o poder local, que ficarás na nossa memória como um dos melhores obreiros do poder local democrático.

Junto um pequeno extracto de um comentário que publiquei recentemente no "Largo das Calhandreiras"

"Quando me refiro a um dos melhores, quero dizer que houve outros que também merecem ser recordados, felizmente um pelo menos ainda vivo, deixando eu a pergunta para quando o reconhecimento ao Emílio Rato pelos seus anos de trabalho como vereador e Presidente da nossa Câmara?4/30/2009 6:24

"Publicada por folha seca em 08:23 0 comentários

Anónimo disse...

Sobre a questão do Parque da Cerca
ja vários artigos foram escritos nos jornais com a publicação do boletim de análises e a explicação cabal dos factos . Se não os querem ler e perceber os factos é da vossa conta. Concordamos que esta camara se fosse feita de gente seria e competente teria mandado fazer de imediato um despiste do problema através de entidades externa as partes envolvidas, em todo o Parque, como foi sugerido por diversas vezes pelos membros do PSD, que não sendo até hoje câmara não têm tido qualquer poder de decisão junto do executivo do PCP. Mas de gente que apoia (e tenta esconder) a contaminação do rio Liz com descarga duma ETAR, o que é que se poderia esperar? A verdade é que as análises existem, não foram inventadas e o Sr. Mortensen , por desconfiar da contaminação é que mandou fazer as análises antes de devolver os terrenos à Camara para serem parte do Parque, como aliás de faz em qualquer pais civilizado onde a RESPONSABILIDADE não é uma palavra oca que se usa apenas no dia em que se discute o salario princepesco que o cargo supostamenete irá acarretar....

folha seca disse...

Emílio Ferreira Rato
Nascido a 22 de Janeiro de 1927 no lugar da Ordem, Marinha Grande, começou a trabalhar, com 10 anos de idade, na Secção de Pintura da Ivima.
Em 1961, Já casado, passou a residir em S. Pedro de Moel onde fundou a Pensão D. Dinis, que durante anos foi uma referência para o turismo do concelho. Aqui, em perfeita cumplicidade com a sua esposa, apoiou solidariamente os que experimentaram a dureza da vida clandestina, dando abrigo em sua casa aos antifascistas perseguidos pela Policia Política do Regime - PIDE. Após o 25 de Abril de 1974 foi convidado a integrar o MDP-CDE e, em simultâneo, a Comissão de Moradores de S. Pedro de Moel, tendo iniciado de imediato a colaboração com a Comissão Administrativa que geria o Município.

Desde então dedicou mais de 13 anos da sua vida à causa pública, sempre ao serviço da população marinhense, primeiro como Vereador nos Executivos presididos por Artur Barros e João Barros Duarte, e por último (de 1983 a 1989) como Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande.



Fonte: Agenda Cultural da Câmara Municipal da Marinha Grande | Edição de Março / 2007.

silly season disse...

Como não há laranjeiras no parque, os sedentos de tal fruto para se alimentarem de factos políticos da chamada "silly season", inventam e tornam a reinventar uma treta. A candidatura, como lhe chamam... é cada vez mais uma vaga...sem água.

Na próxima AM dia 30, estou mesmo a ver os jovens com um frasquinho de terra, para juntarem ao de água contaminada pelo seu eleito (PSD) de quatro anos atrás.

questionário disse...

Com tanta pergunta certeira que fiz, o jovem anónimo (nervoso...) preferiu pegar no pormenor do "divórcio" de AA com o PSD.
Passo a transcrever do Diário de Leiria de 28/04/2009:

"Artur Pereira de Oliveira tem 75 anos e foi um dos fundadores do PSD na Marinha Grande.
Fez parte da Comissão Administrativa do concelho e foi eleito vereador pelo PSD nas eleições autárquicas de 1979.
Após um interregno, regressou à actividade partidária em 2005, tendo sido eleito vereador.
Para garantir a maioria absoluta, a CDU, que ganhou o acto eleitoral, fez uma coligação com Artur Pereira.
Em Novembro do ano passado, Artur Pereira anunciou a entrega do cartão de militante ao partido, alegando que a Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD lhe retirara a confiança política."

Que eu saiba só após a entrega do cartão, Novembro de 2008, o vereador passou a independente. E isso foi há menos de um ano.

Está demonstrado quem mente!!!

Quanto ao resto das perguntas e qanto à posição do candidato Santos, fico a aguardar.

Anónimo disse...

E ..... ????????


- O facto de alguns Jornais insistirem na tese da retirada de confiança politica ..... é lá com eles (a falta de rigor informativo só prova a sua pequenez profissional).

A entrega do cartão de militante nada tem a ver com o resto ... foi uma iniciativa do próprio, à qual só ele pode responder ..... nada disso tem a ver com o facto de ele, DESDE A 1ª HORA, não respeitar o Programa Eleitoral com que se apresentou ao eleitorado, desrespeitando, assim, não só o próprio Partido mas principalmente toda a população ....... aliás, veja o caso da TUMG (o mais actual) ..... só avançou porque "os jovens" da Assembleia Municipal não deixaram cair ..... por ele (AA) e pelo PCP hoje nada existia .........

Quanto às perguntas ditas "certeiras" ...... deve andar distraído ..... já foram respondidas há muito ........

o problema é que continuam ressabiados .... e divididos ..... e não têm por onde pegar .... não apresentam ideias, nem sequer pessoas .... e não gostam do cenário que veem ..... um candidato do PSD ganhador, pela positiva, com ideias e projectos .... sem telhados de vidro ..... e, acima de tudo, COMPETENTE, que é o que nos tem faltado na CMMG estes 34 anos ....

Mudo? disse...

E o candidato Santos, não diz nada?

telhados de vidro disse...

Sem telhados de vidro? francamente para quem fala de "copy past". Têm que pagar "royalties" ao BE.

Os vossos telhados de vidro, estão "escaqueirados".

Anónimo disse...

Pois, pois, oh tempo volta para trás, e.... lá se ia o Dr. Santos!
A equipa maravilha, do novo rumo volta a dizer: nada!
Acabam por ser ainda piores que o seu ainda A.A.além do frasco con água, outro com terra e talvez outro com ar, devem levar ainda outro com matéria cósmica, por é lá que andam!

O Exmo. Sr. Emílio Rato, que muito fez por esta Marinha, merece o nosso maior respeito, assim como merecia, mais respeito na morte.

Aquela da bandeira em cima do caixão, não percebi!

Triste comportamento além do aproveitamento!

Anónimo disse...

SE há aspecto que é digno de registo, é que em todos estes anos de Democracia, nunca na Marinha Grande, se falou tanto do PSD e do seu candidato..... Pq será?
Os outros nada têm a dizer? opiniões?

Chega de conversas, actuem, se tudo é mentira, Processo, Tribunal
Se não é mentira, que todos os que afirmaram ser Retratem-se.

Bitaites e mais bitaites e tudo fica na mesma como sempre e o Zé Povo sem saber!!!!! como convém!

Nota: Sr. Mortensen....
Porque invocam agora uma pessoa que já não esta no nosso Mundo, e que no seu tempo viu-se passar de Bestial a Besta!!!
e duro dizer, mas traduz a realidade dos factos!

por isso, deixem-se de bocas e torcas estereis de piropos e actuem, como deveria ser!

Anónimo disse...

Ao anónimo - 6/24/2009 6:00 PM


Aproveitamento politico?!
Descarado e desapoderado é afirmar, de forma caluniosa, que cumprir o desejo do camarada Emílio de levar a bandeira do seu Partido, em nome do qual sempre norteou a sua vida politica e pessoal, na clandestinidade, e durante o exercício de cargos públicos.
Saberá você do que fala? Tenho a certeza que não. Mais, você julga mesmo que vale tudo, inclusivamente, ofender quem hoje foi enterrado segundo o seu desejo.

Ao meu Camarada Emílio:

Deixa lá... São homens como tu que "gente" desta nunca compreenderá, porque estás muito além da capacidade de tais moluscos. Lembras-te das lulas com ovos às tantas horas...? Viste como ontem, 23 de Junho, a nossa Marinha amanheceu cinzenta e chorosa? Tinha acabado de perder um FILHO MAIOR. Um grande Abraço!

Até sempre Camarada.

Anónimo disse...

Houve aqui para trás um anónimo do PSD que afirmou que o Jota Engº. dos ambientes, assalariado do falecido Mortensen, mandou fazer as análises no Canadá, por ordem do Patrão e pagas por ele.
Sendo assim, fica tudo mais claro. Juntou-se o útil ao agradàvel. O Mortensen tinha um contencioso com a Câmara e o seu advogado tentava sacar dinheiro dos contribuintes, para permitir tirar os tanques e o jovem Engº. recebia tambèm instruções do partido para ajudar a espalhar a mentira, mas esta tem perna curta.

Anónimo disse...

Para este último anónimo .........

é uma pena a estupidez não pagar imposto ...... se assim fosse, o Pinócrates, consigo e outros ressabiados Xuxas, conseguia combater o Défice. Como ainda não se paga ....... 6% .... e o desemprego a aumentar ....... e o Freeport a apertar ...... e a Escritura de compra da casa da mãe dele a desaparecer ..... e a miséria a aumentar ...... etc, etc.

Anónimo disse...

O Guterres deixou o País no Pantâno ....... o Socrates é o próprio Pântano ........

(agora percebe-se do que fugiu o Toneca)

Anónimo disse...

Para este último anónimo.
O que é que a mentira e manipulação política tem a ver com o que diz?
Ou será que tem?
Esperemos para ver.

Anónimo disse...

Gente dum Partido assim e ainda vêm para aqui atacar a seriedade dos outros ...... "Ganda Moral" .....


Se ser sério é ser da tarimba do nosso/vosso Primeiro, até eu quero ser enxovalhado .....


Curem-se ..... e façam uma purga, rapidamente ...

Anónimo disse...

Caro anónimo 8:03


em que se baseia para afirmar o que afirma?

Onde está a Mentira e a Manipulação ?

Vocês ouvem demais o Pinócrates ..... acha que o "jovem laranja" consegue manipular um laboratório no Canadá para inventarem resultados ??


Não lhe parece disparate a mais ?

Anónimo disse...

Cá eu ouvi dizer, mas não ponho as mãos no lume, que o tal laboratório do Canadá tem como acionista aquela Pallin (sim essa do Bush) e o Arturinho dos Autocolantes e que se dedicava a fazer análises aos efluentes debaixo da barraca ( perdão, queria dizer fábrica), que o Artur tem no quintal, onde usa tintas sintéticas e vernizes, sem qualquer tratamento.
Se o jovenzito que descobriu urânio enriquecido no Parque, na véspera das eleições, vindo directamente de Teerão, se preocupasse com o que os seus companheiros de partido têm vindo a fazer ao longo de décadas, Lepe incluida, prestaria muito melhor serviço à Marinha

Anónimo disse...

Gostei da resposta ........


não têm factos, levantam suspeitas .... ao melhor estilo Xuxa.

Tenham vergonha .....