.
.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Revista de Imprensa

"Orçamento de 35 milhões para 2009"

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2009 da Câmara da Marinha Grande são hoje, sexta-feira, discutidos e votados em reunião de executivo. Em cima da mesa vai estar o destino a dar a cerca de 35 milhões de euros que estão previstos no orçamento.
Daquela verba, o REGIÃO DE LEIRIA apurou que perto de sete milhões serão destinados a viadutos, obras em arruamentos e comunicações, com a variante nascente a ter orçamentado 1,250 milhões de euros para 2009 e 1,8 milhões para 2010.
A melhoria e alargamento da rede de saneamento estão também incluídos nos documentos previsionais, com uma verba que ronda o milhão de euros. Ainda neste capítulo, a Câmara prevê pagar 1,4 milhões de euros à SIMLIS pelo tratamento dos afluentes.
A construção de um novo mercado municipal está também previstas. Porém, não está dotada com qualquer verba.
Dos 35 milhões de euros, cerca de 55 por cento são destinados à despesa corrente, enquanto 45 serão para despesas de capital (investimento).

Vereadores do PS sentem-se discriminados. Os representantes do Partido Socialista na Câmara apenas receberam os documentos ontem, quinta-feira, já depois do fecho desta edição. “É escandaloso. Vamos ter de votar os documentos, mas ainda [na quarta-feira] não os temos em nossa posse. Os membros da Assembleia Municipal já têm conhecimento do ‘rascunho’, mas não nos entregaram nada. Além de que não nos perguntaram se tínhamos propostas”, adianta João Paulo Pedrosa, vereador socialista.
O presidente da Câmara da Marinha Grande, Alberto Cascalho, reconhece que os representantes têm alguma razão no que se refere ao atraso. De acordo com o autarca, os documentos não foram entregues antes devido “às profundas alterações que existiram na legislação”. “Estamos a trabalhar intensamente no Orçamento e esperamos entregar a versão final amanhã [ontem, quinta-feira].



"Cascalho confiante nos fundos do QREN"

O presidente da Câmara da Marinha Grande, Alberto Cascalho, acredita que a candidatura da cidade vidreira estará entre as eleitas da segunda fase das Parcerias para a Regeneração Urbana. O autarca, no discurso dos festejos do décimo aniversário do Museu do Vidro, explicou que, apesar de ainda não existir uma resposta definitiva, existem boas perspectivas de a Marinha Grande ser um dos municípios contemplados.
A candidatura que prevê a reabilitação de parte do Património Stephens e do centro tradicional tem um orçamento que ronda os nove milhões de euros, dos quais 70 por cento são comparticipados.



(surripiado do Região de Leiria)

3 comentários:

Anónimo disse...

É o famoso "orçamento participativo" que o PCP prometeu na campanha eleitoral e que defende nas autarquias em que está em minoria. Bem prega Frei Tomás, como gosta de dizer o camarada Jerónimo.

Anónimo disse...

Mas quem é quer participar numa desgraça?

Anónimo disse...

Continuam a bater no ceguinho!!
Todos os anos - Saneamento, Mercado Novo - Vias e mais vias??
Sempre mais, em ano eleitoral!!