.
.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Revista de Imprensa

Município vidreiro em ‘força’ na cimeira da indústria europeia de plásticos e moldes

É já na próxima semana, mais precisamente na quinta e sexta-feira, que o município da Marinha Grande se fará representar no Clusterplast/ European Tooling Fórum, iniciativa considerada como a cimeira de excelência da indústria europeia de plásticos, moldes e ferramentas especiais.
A representação portuguesa no certame será assegurada pelo 'cluster' constituído pelo Centimfe, Cefamol, OPEN, IST - Instituto Superior Técnico e pelo município da Marinha Grande. Participam ainda 'clusters' oriundos da Áustria, Espanha, França, Itália, República Checa.
O projecto 'Clusterplast', explica o município da Marinha Grande, é financiado pela Comissão Europeia e pretende, sobretudo, "apoiar e a tornar mais competitivas as regiões europeias com forte presença da indústria de plásticos e moldes para plásticos".
Naquele âmbito, a autarquia marinhense diz estar certa que o projecto 'Clusterplast' "dará lugar a um novo modelo de cooperação entre regiões europeias assim como entre as empresas, centros de investigação e de pesquisa e dará um forte impulso à promoção de um desenvolvimento económico sustentável e da competitividade destas regiões". Refira-se que o 'Clusterplast' é um projecto da União Europeia, que tem como principal objectivo a promoção de sinergias entre os 'clusters' Europeus da Indústria de Moldes e Plásticos, através da definição de um plano de acção conjunto, que alavanque complementaridades, melhores práticas e oportunidades de colaboração, face a criação de bases para a sustentabilidade, emprego e competitividade dos sectores preconizados.


(surripiado do Diário de Leiria)

3 comentários:

Anónimo disse...

Mudam-se os tempos..........
Mantêm-se as ILUSÕES........

Reedição da VITROCRISTAL em Forma de Plástico!!!!!!!!!!! mas agora com um ambito mais alargado
EUROPEU!!!!!!!!!!!!!!!

Quem são os Gaviões? que desta vez nao "gerir" os fundos?
Quem fez os estudos dos CLUSTERS?
Mateus? Hernani? ou serão mesmo Conultores Internacionais localizados em Lisboa?



So espero e desejo que isto não seja o principio do fim do Plastico na Marinha Grande como Foi o principio do Fim do Vidro a VitroCristal

Como é Possivel.......

e para nao mudar muito o "cheiro" a CMMG, mais uma vez presente!!!!!
em vez de olhar pelas suas responsabilidades na cidade, e verificar o que pode fazer pelas empresas, sempre é mais umas viagens, mais uns show off, e provavelmente com direito a uma entrada na agenda da CIDADE......

Lamentavel! tudo isto é LAMENTAVEL e demasiado provocatoriopara todos quantos andam na luta de cada dia de forma séria e honesta

Alguém disse...

Ó sr. anónimo, por acaso conhece aquela velha história intitulada 'O Velho, o Rapaz e o Burro'?, conhece?
Olhe que as iniciativas que a Cefamol e o Centimfe têm abraçado têm-se demonstrado como positivas e tem sido por via delas, em boa parte, que ainda temos indústria de Moldes!!

O sr. anónimo deve desconhecer que na organização destes programas está envolvida gente que se inclui entre os que, no seu entender, "andam na luta de cada dia de forma séria e honesta".

Por isso, aqui lhe deixo um conselho honesto: Retire disto os aspectos politiqueiros e não provoque quem por estes sectores tudo tem dado e muito tem trabalhado!

Anónimo disse...

Não questiono, nunca questionei, nem duvido da capacidade da CEFAMOL e do CENTIMFE. E se forem essas as entendidas promotoras e gestoras de tal programa, poderei acreditar que seja algo com importância para o futuro.

Agora, e não tendo qalquer motivação POLITICA ou PARTIDÁRIA, como parece sempre haver em tudo o que se passa na Marinha Grande, e pelos vistos foi algo que lhe veio à ideia.......Não deixarei de ter receios, e ficar expectante quanto ao rumo de tal projecto!

Pois a Palavra CLUSTER, ROTA. ZONA, e tudo o que mais foi referido no post, para mim é ja um Déja Vu! e cujos resultados conheço e todos podem conhecer!

Por isso, não é preciso nem há razão para sair em defesa do quer que seja, pois o que foi afirmado e que reafirmo, é que processos destes por vezes, facilmente caiem em situações de APROVEITAMENTO e sme resultados. e se reparar bem referi o SURGIMENTO de "GAVIÕES", nao afirmei que nenhua das entidades ja mencionadas o seriam...

Mas o tempo demonstrará o rumo, e depois cá estaremos para conversar!