Por se tratarem de duas realidades diferentes, legislativas e autárquicas não são de todo comparáveis. Porém, num mero exercício académico (que estou convencido os partidos já terão feito), se os números de ontem fossem extrapolados para as autárquicas, daqui a quinze dias obteríamos os seguintes resultados (vereadores por partido):
PS – 3
CDU – 2
BE – 1
PSD – 1
Por outro lado, tendo em conta que o CDS não concorre às autárquicas e que já houve quem num comentário a um post anterior reclamasse os 1.258 votos obtidos por aquele partido nas legislativas de ontem para o PSD, os resultados seriam os seguintes:
PS – 3
CDU – 1
BE – 1
PSD – 2
Embora estes dois cenários sejam mera especulação, eles levantam uma questão que resulta da hipotética (mas mais que provável) pulverização dos sete mandatos em disputa: quais as políticas de alianças das diferentes forças políticas a sufrágio?
Habitualmente avessos a este tipo de explicações, os partidos, de forma calculista, costumam remeter estas questões para depois das eleições. Assim, e uma vez mais, os eleitores votam sem terem na sua posse todos os elementos que lhes permitam uma avaliação consciente da sua decisão, cedendo muitas vezes à pressão dos partidos que os “empurram” deliberadamente para o chamado “voto útil” ou para o “cheque em branco”.
Tendo em conta que todos os votos são úteis e que em democracia têm o mesmo valor, não seria mais transparente que os diferentes partidos assumissem, antes de eleições, as políticas de alianças que estão dispostos a assumir num cenário pós-eleitoral de maioria relativa? Eu que sou muito ingénuo acho que sim, que seria muito mais transparente! E para que as palavras não “morram” de forma inconsequente, enquanto cidadão marinhense com direito a voto, declaro aqui solenemente que não votarei em nenhum partido que não me diga o que pensa fazer na hipótese de um cenário destes acontecer! Está prometido!
5 comentários:
Boletim de voto inovador
http://31dasarrafada.blogs.sapo.pt/18068.html
Então e o MCI? não vai estragar por aí umas quantas contas?
MCI? O que é isso? "Não me façam consigas que me mijo a rir... hi...hi...hi..."
MCI é o movimento de cotas incompetentes, não é? daqueles que mandam decarregar as fossa no rio lis...
depois de ver uma foto de uma pessoa amiga nas listas do MCI liguei-lhe.....resumo da conversa nem sabe para que tinha dado a foto nem....onde está metido...o que vale é que pelo menos sabe em quem votar e não é MCI.........
Enviar um comentário