.
.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Revista de Imprensa (II)


Assunto ainda vai ser discutido
Câmara da Marinha Grande propõe adquirir Dâmaso

Marinha Grande vai propor na próxima reunião do executivo a compra da empresa Dâmaso, que se dedicava à produção de vidro de cristalaria, em Vieira de Leiria. O presidente da Câmara, Alberto Cascalho, pretende assim assegurar a criação de novos postos de trabalho no concelho.
O autarca revela que na sexta-feira recebeu um e-mail do administrador da insolvência da Dâmaso a dar conta que uma empresa “fora do concelho” estaria interessada em adquirir a infraestrutura pelo valor de 825 mil euros, sendo que a base de licitação para venda é de um milhão de euros.
“Queremos salvaguardar a actividade da empresa e a criação de postos de trabalho. Só é aceitável que seja uma empresa daqui a adquirir a Dâmarso para que seja uma unidade industrial”, frisa Alberto Cascalho. “Uma vez que a empresa interessada, não irá criar postos de trabalho, porque se trata da transferência de um armazém para a Vieira, não me parece que seja uma proposta que interesse à freguesia e ao concelho, com vista a uma consolidação económica”, acrescenta.
Alberto Cascalho salienta que a intenção da autarquia é integrar a área na expansão industrial e constituir lotes que sejam disponibilizados para a implementação de unidades de produção, “criando postos de trabalho”.

J. FERREIRA CUSTÓDIO
A Câmara da Marinha Grande está em negociações com o Estado para adquirir o edifício onde esteve instalada a empresa J.Ferreira Custódio. O preço estipulado pela Direcção-Geral do Tesouro é de 460 mil euros, mas Alberto Cascalho já ofereceu contrapartidas para que o valor seja reduzido. “Uma delas é pagar a pronto pagamento.”
O projecto da autarquia para o local passa pela construção de habitações, tendo em conta o enquadramento urbanístico e a criação de estacionamento “contribuindo para resolver este problema no centro da cidade”.



(surripiado do Jornal de Leiria)

12 comentários:

Vento do Norte disse...

Desconfio da credibilidade desta notícia, assim tão distante do encerramento da Dâmaso e tão próxima das eleições. Que bom seria...mas que credibilidade possui? Quem conhece o projecto? e os potenciais promotores? Onde está o mercado para os produtos da Dâmaso?
Destinar parte do local para habitação e o resto para alargamento da zona industrial? Parece possível, mas a notícia dada assim, parece mais uma “inventona” à moda antiga. Oxalá não se trate de explorar a réstia de esperança dos que há muito perderam o trabalho, dos desiludidos agentes económicos que ainda restam e da população em geral.
Por favor não brinquem mais com a Vieira. Já chega. Está falida e é hoje um dormitório com pouca qualidade. Já viram como foi fácil arranjar espaços nobres de um dia para o outro para instalar todas as sedes de campanha que o pretenderam? E ainda havia locais para muito mais.
Oxalá me engane. Prometo um santuário à Nossa Senhora das Eirinhas, com um bocado de sorte até promove o turismo.

curioso disse...

Meus senhores agora que já só restam as paredes e pouco mais é que apareçe um potencial investidor chega de falsidades pois todos os que quiserem verificar que o que digo é verdade basta passar por trás da fábrica digo junto ao cemitério da vieira e vejam com os vossos próprios olhos está tudo desmantelado,esta é mais uma forma de tentar tapar os olhos aos vieirenses pois durante quatro anos estiveram eaquecidos e agora a pouco mais de 15 dias das eleiçoes anda tudo em alvoroço ele é passeios á pressa alcatraõ á pressa as pessoas não são cegas sabem bem o porque a hora do julgamento está a chegar então vale tudo.

Anónimo disse...

Ó Sor pResidente entao e a Ivima tb não ficou um armazem com a aprovação da Camara Municipal, chega de demagogia, entao comprar a Jf Custodio a pronto para uma camara falida nao esta mal nao!
Um executivo que nao consegue gerir o que tem (mercado velho, mercado do Atrium, alargamento da zona Industrial, vario patrimonio no centro da cidade) ainda quer adquirir mais edificios esta certo.

anónimo com azia disse...

Suponhamos que eu sei que eles sabem e que nós sabemos, que a Zona Industrial da Vieira tem lotes da Câmara a criar mato e coelhos e que a maioria de lotes e empresas estão devolutos.
Suponhamos que sabemos que a Câmara não fez o mais pequeno esforço para atrair empresas, publicitando os seus lotes em pousio, por forma a tornar interessante investir na Vieira.
Se nós soubéssemos isto, que é elementar e salta aos olhos, o primeiro comentário a esta febre de aquisições imobiliárias teria que ser no sentido da constatação de que notícias destas, a duas semanas de eleições, soam à mais refinada falta de vergonha, em que a propaganda e o desespero na arrebanhação de votos, tudo justifica.
Como a maioria das pessoas não sabe disto, provávelmente irão pensar que esta Câmara está preocupada em facilitar a vida aos potenciais empresários, a quem os sindicalistas vereadores, bastas vezes, insultaram e hostilizaram, só porque isso ajudava o glorioso a pôr em causa outros poderes.
Olhem para a actual Z.I. da Vieira, promovam-na, criem incentivos fiscais, pratiquem preços atractivos e se o que querem é impedir a instalação de Armazens, façam cumprir o Regulamento da Z.I., que obriga à instalação de empresas transformadoras, havendo só quatro pequenos lotes em que outras actividades poderão ser instaladas.
Se não sabem disto, estudem, porque o saber não ocupa espaço.

Anónimo disse...

COm noticias destas
Com afirmações destas
Não sei se deva CHORAR ou se deva RIR......

Vejamos:
- A Dâmaso, foi uma grande cristaleira, comuma história que não envergonha ninguem, tem aliás uma história de recuperação notavel e única no sector!
- O seu encerramento, e oque levou ao seu encerramento são muitos outros factores que em devido tempo serão estudados e descritos.

Quanto à procura dos seus produtos, é uma realidade que existe essa procura, aliás peças emblemáticas dessafábrica ainda hoje sãoproduzidas por outras, as poucas queexsitem,unidades fabris portuguesas.
Mas o problema não se passa unicamente pelo mercado, muitos outros factores existem antes do factor MERCADO.
Onde há vidreiros?
Quem sabe soprar vidro?
Sim, a capacidade do Dâmaso, era de mais de 40 toneladas de vidro...por dia

Por isso, a postura da Câmara agora, será dogmática, fantasiosa e traduz na integra o seutotal desconehcimento e alheamento da realidade industrial do Concelho, em particular do Vidro!

O que a Dâmaso deixou à Vieira de Bom, foi o gás natural....e por consequência à ZI, de outra forma nunca essa ZI teria gás natural, ou seja nenhum méritopode ser imputado nesse aspecto a qualquer Executivo Camarário.

Deixem de sonhar, NUNCA MAIS A DÂMASO E TODAS AS OUTRAS VOLTAM A LABORAR

ai ai disse...

Eu cá para mim acho que a culpa da Damaso não voltar a funcionar é do Bloco de esquerda... com aquela palavra de ordem "Não temos telhados de vidro" então não era na Damaso que se faziam as telhas de vidro???

Queria subscrever o bitaite do anónimo com Azia que Duma forma brilhante pôs a nu a realidade... Um excutivo que durante um mandato inteiro não fez nada para vender os 5 lotes "em pousio" é de facto vergonhoso.

Quanto à azia caro anónimo,vá bebendo uns chazitos de cidreira.

curioso disse...

Mas que engraçado será que o sr Cascalho leu uma entrevista do rei Afonso Henriques onde este dizia que se ganha-se a junta da Vieira iria comprar a Damaso para os motars fazerem a sua sede .

O sr presidente o que fez é muito feio então anda a roubar as ideias ao rei lá do sitio,pelo menos não a vai oferecer certo é para ampliar a zona industrial mais uns lotes para criar mato.

Diz o sr que é para evitar a instalaçao de um armazém então na dita zona industrial não há armazens?

Ele é postos abastecimento GPL , lavandarias entre outros.

Mesmo assim não seria melhor ter um armazém com 4 ou 5 funcionarios a nao ter nada assim havia atividade as coisas tinham dinamica.

Mas talvez para o sr é quato pior melhor

Anónimo disse...

A final sempre se sabe mais que aquilo que eu imaginava!!!!!!!!

Mete motards e tudo!!!!!!!!!! porque será?

A noticia é tão mal feita que tantose diz que é para reactivar a fábrica, como se diz que é para aumentar a zonaindustrial!!!!

Com tal noticia, so posso memsodizer que o "paspalho" gosta mais da Vieira queda Marinha, pois a fabrica da vieira paradanao podeser armazém, mas asfabricas fechadas da marinha, uma pode ser Armazém e a outra parque de estacionamento!!!!!!!

Anónimo disse...

Pelo que percebi centenas de empresários acharam o preço pedido demasido elevado..Ests camara com os sues mega super gestores acharam BARATO!!!! ate dão mais do que o maximo que um empresário se propunha a dar!! e por termos "autarcas-gestores" deste calibre que estamos na miséria que estamos...´quimeras

Anónimo disse...

Essa do rei Afonso mais me parece um tirada do bobo da corte.Comprar a Dâmaso para os motards?...é para rir? mais me dá vontade de chorar com tamanha ingnorância...ou será mais uma do dito cujo?...Quem sabe se não será para lá instalar o seu armazem do gás, já que o que tem está ilegal?
Este reizinho, armado em xico esperto, não engana ninguem, até porque no debate da RCM com os outros cabeças de lista à junta da Vieira foi claro e transparente..."candidato-me para tratar dos meus interesses"... comentários para quê é o Afonso Henriques no seu melhor

Anónimo disse...

Pois...pois...já no I.D.V. foi a mesma coisa....foi bom enquanto durou, enquanto a teta dava leite, quando secou os outros que paguem...

curioso disse...

Até que enfim parece que o rei Afonso tambem tém rabos de palha e há por muito boa gente com vontade de lho por a arder.

Partilhem aqui essas farpas para que se fique a saber afinal que tipo de pessoa é esse Rei.

Talvez seja do tipo ou estás comigo ou contra mim e já agora passem pela pagina do Novo Rumo vieira e vejam fotos do I.D.V , marginal da praia e até um lar que até há bem pouco tempo era impossivel legalizar e de um momento para o outro aparece tudo legalizado com pompa e circunstancia