.
.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mera Especulação e Uma Promessa



Por se tratarem de duas realidades diferentes, legislativas e autárquicas não são de todo comparáveis. Porém, num mero exercício académico (que estou convencido os partidos já terão feito), se os números de ontem fossem extrapolados para as autárquicas, daqui a quinze dias obteríamos os seguintes resultados (vereadores por partido):
PS – 3
CDU – 2
BE – 1
PSD – 1
Por outro lado, tendo em conta que o CDS não concorre às autárquicas e que já houve quem num comentário a um post anterior reclamasse os 1.258 votos obtidos por aquele partido nas legislativas de ontem para o PSD, os resultados seriam os seguintes:
PS – 3
CDU – 1
BE – 1
PSD – 2
Embora estes dois cenários sejam mera especulação, eles levantam uma questão que resulta da hipotética (mas mais que provável) pulverização dos sete mandatos em disputa: quais as políticas de alianças das diferentes forças políticas a sufrágio?
Habitualmente avessos a este tipo de explicações, os partidos, de forma calculista, costumam remeter estas questões para depois das eleições. Assim, e uma vez mais, os eleitores votam sem terem na sua posse todos os elementos que lhes permitam uma avaliação consciente da sua decisão, cedendo muitas vezes à pressão dos partidos que os “empurram” deliberadamente para o chamado “voto útil” ou para o “cheque em branco”.
Tendo em conta que todos os votos são úteis e que em democracia têm o mesmo valor, não seria mais transparente que os diferentes partidos assumissem, antes de eleições, as políticas de alianças que estão dispostos a assumir num cenário pós-eleitoral de maioria relativa? Eu que sou muito ingénuo acho que sim, que seria muito mais transparente! E para que as palavras não “morram” de forma inconsequente, enquanto cidadão marinhense com direito a voto, declaro aqui solenemente que não votarei em nenhum partido que não me diga o que pensa fazer na hipótese de um cenário destes acontecer! Está prometido!

5 comentários:

Anónimo disse...

Boletim de voto inovador
http://31dasarrafada.blogs.sapo.pt/18068.html

Anónimo disse...

Então e o MCI? não vai estragar por aí umas quantas contas?

Anónimo disse...

MCI? O que é isso? "Não me façam consigas que me mijo a rir... hi...hi...hi..."

Anónimo disse...

MCI é o movimento de cotas incompetentes, não é? daqueles que mandam decarregar as fossa no rio lis...

Anónimo disse...

depois de ver uma foto de uma pessoa amiga nas listas do MCI liguei-lhe.....resumo da conversa nem sabe para que tinha dado a foto nem....onde está metido...o que vale é que pelo menos sabe em quem votar e não é MCI.........