.
.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Legislativas

A poucos dias das eleições legislativas, apetece-me escrever qualquer coisa sobre esse importante acontecimento, crucial em qualquer regime democrático.

Numa altura em que em tudo o que é media praticamente não se fala noutro assunto, que não os relacionados com o acto e os variados “casos” da campanha, sinto que cá por fora, não existe essa correspondência. Basta olhar aqui para o nosso largo onde este assunto é quase ignorado.

Já algumas vezes escrevi aqui e ali sobre a importância da representatividade dos nossos eleitos. Sabemos que nas últimas eleições, (Parlamento Europeu) menos de metade dos eleitores votou, o que quanto a mim reduz a legitimidade dos deputados eleitos.

Continuo a pensar que a abstenção não é apenas originada pela caloíce dos eleitores, mas sobretudo pela capacidade de mobilização que o conjunto dos partidos que se candidata ao não apresentar propostas suficientemente mobilizadoras para levar a ressuscitada “maioria silenciosa” às assembleias de voto.

Se eu estivesse à espera desta campanha eleitoral para me esclarecer e definir o meu sentido de voto, também seria um dos que ficava em casa no próximo Domingo, porque apesar dos meios e valores à disposição dos aparelhos partidários, sinto uma tristeza enorme pela má utilização feita dos mesmos. Posso estar enganado, mas parece-me que esta campanha eleitoral em vez de esclarecer, baralha ainda mais.

Sabemos que grande parte dos nossos concidadãos vive em grande incerteza. A nossa sociedade vive momentos de angústia. Mais do que nunca era necessário que aparecesse a tal luz ao fundo do túnel. Sinceramente eu não a vejo. No entanto se não tiver os tais sintomas de gripe (e seguir as instruções da SMS da DGS) vou sair de casa e vou votar e apesar de tudo ainda não é desta que altero o meu sentido de voto de há mais de 20 anos, confessando tristemente que não é com um entusiasmo por aí além.

4 comentários:

Anónimo disse...

O ultimo paragrafo deste post e o tal sms faz-me lembrar que no ultimo fim de semana, acordei com umas terriveis dores de cabeça, mais uma sonolência, anormal. Pensei logo! Estou com gripe. Até que fui acordando e relembrando a noite anterior e conclui que não era gripe. Era apenas a ressaca de uma noite com alguns exageros(copófónicos, claro) espero que no proximo Domingo isso não aconteça, pois se não me lembrar o que se passou na noite anterior lá vou eu pensar que é gripe e lá se vai o voto.

Vento do Norte disse...

Tem toda a razão o "Folha Seca" na sua oportuna observação. Qualquer dia, com os exemplos e incentivos dos políticos actuais, apenas votarão os que sabem quanto custou conquistar-se o direito de votar.
Mas é também natural que com este calendário eleitoral, as discussões aqui no LC estejam mais centradas no poder local. Talvez aí resida uma maior capacidade de intervenção e seja mais útil e profícuo o debate de ideias e a crítica, quer ao passado, quer aos programas que nos propõem.
Vem a propósito uma observação que já temia não vir a poder fazer: À minha Terra, à Vieira, já chegou o alcatrão eleitoral. Pelo menos um bocadinho, na Rua da Fonte Santa. Dizem que é mesmo eleitoral e que não tarda tem que se abrir porque não foi revisto o saneamento, mas mau grado o eventual desperdício, sempre circulamos mais cómodos, por enquanto.
Já agora, se os Autarcas em exercício lêem ou são informados dos bitaites do LC como parece, será que não poderiam fazer obra idêntica nas outras ruas da Vieira e estrada da Praia, tão miseravelmente “desconservadas”? E na Marinha? Tantas…Por exemplo naquela Rua Natália Correia, ali para a Várzea, que poderia servir de alternativa ao pessoal da Vieira?
Desculpem lá esta defesa de interesses, mas já agora, se resultou com as lombas da Amieira, pode ser que também nos ouçam.

Anónimo disse...

Mas que Democracia é estas ?

Retiraram os bitaites no estranho caso das micro-algas, verdes ?

ai ai disse...

Já agora, não se sei os meus caros têm reparado, mas nos ultimos tempos muitos dos candeeiros do Concelho (incuindo a Vieira) mantêm-se acesos durante o dia... será que a EDP, para compensar aquele "boicote" ao comicio do Jerónimo, anda a iluminar as almas aqui por estas bandas?

Quanto às legislativas de facto agente anda um bocado a dormir, será que o seu resultado não vai infuenciar as elições locais? Aquela coisa das dinamicas de vitória, já não existem?