.
.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Correio dos Leitores

Verificámos que existe um post sobre este assunto.

Junto enviamos o texto integral da nossa Nota à comunicação social 03/09.

Os melhores cumprimentos

A Comissão de Utentes



Assunto:
Lombas redutoras de velocidade na estrada da Amieira à Marinha Grande

Objectivos da nota:
Informação aos utentes.

Informação:
Foi com agrado que a Comissão de Utentes recebeu a informação do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande de que fora aprovada uma proposta de, na via referida, substituir as “passadeiras elevadas” – lombas –, por semáforos controladores de velocidade, como forma de garantir a acalmia de tráfego. Foi também informada da instalação de 2 semáforos no lugar de Amieira.
A Comissão de Utentes agradece ao Sr. Presidente da CMMG – Dr. Alberto Cascalho – pelas decisões atrás referidas, que resultaram, seguramente, do interesse com que tratou este assunto.
Um agradecimento muito especial aos 730 subscritores do abaixo-assinado, à população da Amieira e a outros utentes da via pelo permanente apoio e pela elevação e sentido cívico com que aguardaram os resultados e confiaram no empenho não só dos membros desta Comissão, mas de todas as pessoas que os apoiaram e ajudaram na tomada de decisões. Este último facto foi enaltecido pelo Senhor Presidente da Câmara que considerou que neste processo “foi demonstrado um elevado sentido de cidadania activa”.
Uma referência ainda para todos aqueles que se interessaram pelo assunto e que, de uma forma ou de outra, manifestaram a sua solidariedade para com as pretensões dos utentes, nomeadamente os membros da Assembleia Municipal da Marinha Grande que apresentaram o assunto durante as reuniões deste Órgão, e a Comunicação Social local e regional que divulgou tanto as Notas de Imprensa emitidas por esta Comissão, como as queixas de alguns dos utentes.
Esta Comissão de Utentes, a extinguir a partir da data da concretização das suas pretensões, em nome da população da Amieira manifesta ainda o desejo de que, tão breve quanto possível, a segurança daquela via seja reforçada através da colocação noutros locais, de sistemas similares, que garantam a segurança dos utentes.
Resta apenas enaltecer o facto de este exemplo ser claramente demonstrador que, embora exigindo grande perseverança, é possível às populações defenderem, dentro da lei, os seus legítimos interesses de forma firme e com lealdade, junto dos Órgãos do poder local.

10 comentários:

Anónimo disse...

Saúdo a população da amieira e a CMMG pelo acordo alcançado, em democracia deve ser assim.

folha seca disse...

Porque me parece que o post referido foi o meu, agradeço a referencia e o envio da "nota à comunicação social". No entanto, caros Amieirenses devo dizer-lhes que apesar de "verem" os vossos problemas" aparentemente resolvidos(sim porque me parece que apenas existe a promessa)não sei se efectivamente aquelas luzes vão piscar antes do próximo acto eleitoral, daí se calhar ser prematuro extinguirem a vossa comissão de utentes. Mas a razão porque escrevi aquele post, não foi apenas pela Amieira mas por aberrações identicas que todos os dias "apalpo" não só no nosso concelho mas por muitos outros. A propósito no passado fim de semana fui à Vieira e lá encontrei uma grande inovação: a anteceder umas coisas parecidas com o tema, verifiquei uma gigantesca pintura asfaltica em vermelho carregado, já agora se houver por aí algum bitateiro habilitado a explicar,por favor os meus agradecimentos(antecipados)

P.S. Chamei Amierenses... estou certo? perdoem-me a ignorância mas os habitantes da Amieirinha, são amieirinhenses??? Perdoem-me,mas já agora!

Amieirense disse...

Envio mais alguma informação para esclarecer as regras que regulam de instalação de LRV (Lombas redutoras de Velocidade).

No link abaixo podem encontrar uma nota técnica da DGV que regula a instalação de Lombas.

http://www.ansr.pt/Portals/0/seg_rod/info/inst_sinal_lombas.pdf

Chamo a atenção para os seguintes pontos contidos na nota técnica da DGV:

4.1.4 – Não é admissível a instalação de uma LRV em local em que se verifique
qualquer das seguintes condições:
b) Em trecho de via considerado estratégico pelo Serviço Nacional de
Bombeiros e Protecção Civil, INEM (Instituto Nacional de Emergência
Médica) ou Administração Regional de Saúde;
-Aquela é a estrada que os bombeiros utilizam para ir à Amieira.

Mas se fosse possível chamo a atenção, entre outros, para o seguinte:
5.5 - A altura do ponto de maior cota, relativa ao pavimento, não deve ser:
a) Inferior a 25 mm;
b) Superior a 75 mm, salvo casos devidamente justificados e desde que não
seja excedido o valor de 100 mm.
-Têm mais de 150 mm

5.8 – Com o mesmo objectivo referido em 5.7, o comprimento da zona plana da
LRV com perfil trapezoidal não deve ser inferior a 6 metros, caso a via seja utilizada
por veículos pesados de transporte colectivo de passageiros.
-Têm cerca de 3,7 metros e passam lá autocarros (brevemente até os TUMG).

Anónimo disse...

Oh meu caro Folha Seca...vc não gosta daquele alcatrão vermelho que puseram na Vieira? Aquilo é provocação, como sabem que por lá aquilo é mais rosa, toca de provocarem o povão com o vermelho...

Anónimo disse...

Por acaso o Folha Seca sabia quem são os responsáveis pela a saga das lombas ilegais?
Não sei se começou primeiro na Albergaria ou no Pero Neto.

O que eu sei é que no Pero Neto havia gente muito contente quando alguém partia o carro. E lembra-se quem era o presidente e os vereadores?

Faça lá um esforço. Tem 2 hipóteses e se não souber eu digo. Tá Combinado?

Anónimo disse...

Eu estive na reunião da Amieira. Digo-lhes que éramos cerca de 150 pessoas a assistir. A comissão de utentes fez uma apresentação fundamentada da legislação e das suas razões. O Presidente falou sobre o assunto e depois de uma série de testemunhos de acidentados até se mostrou sensibilizado. Inclusivamente, uma das pessoas que testemunhou não danificou a viatura mas ficou com problemas de coluna.

Mas onde eu queria chegar era para dizer que estava lá um residente e utente muito especial que era o único que se manifestou a favor das lombas. Até teve o descaramento de dizer que passava lá a 50 km/h sem qualquer problema. Os que partiram o carro é porque iam depressa e portanto tiveram o que mereciam. E sabem quem era?

Só podia ser o Luis Guerra Marques.

"E o Mentiroso sou eu??" disse...

Não quero os louros todos para mim, mas quem foi que levantou a voz em sucessivas assembleias municipais sobre o assunto?
Quem se lembra da chamada "Lombomania", termo que o Prof. Cascalho utilizou para classificar a minha continua luta por uma causa que pode agora considera justa.
Quem trabalha e quem vive nos lugares afectados por tais lombas, não devem ser prejudicadas por terceiros. As autoridades devem procurar outras soluções para os desvaneios de alguns.
Afinal quem falhou?

folha seca disse...

Caro anónimo das 21:28

Lembro-me que a primeira vez que fui surprendido por uma "coisa" daquelas foi há mais de 20 anos e precisamente na Albergaria do lado da Pedrulheira e quase que parti o meu Honda 600 aos bocados. O Presidente da Camara era o saudoso Emilio Rato, mas de facto foi nos ultimos anos que se incentivou a montagem daquelas aberrações, como disse no meu post, quase por todo o País. Até admito que a intenção seja boa, os resultados é que não, daí me parecer que tenham que ser estudadas alternativas e não é preciso puxar muito pela cabeça, como se viu na solução preconizada para a Amieira...

Anónimo disse...

Mas que raio de autarcas e de técnicos é que nós temos que nem se preocupam a ver as notas técnicas da DGV para as questões de segurança rodoviária.
É o minimo que se pode pedir.
E quer autoridade moral têm para pedir aos municipes para cumprirem a legislação e outra normas e regulamentos?

Parece que afinal o problema das lombas já vem de trás e toda agente continuou a fazer barbaridades.

Pelo amostra deve haver muito mais ilegalidades e más práticas na Câmara, desde há muitos anos.

Anónimo disse...

deixe la que a essa gentinha incompetente sabe que nunca lhes aconteçe nada....dai a impunidade de disparetes que continuam a fazer todos os dias na nossa terra..mas isto um dia vai ter de acabar..e ja não falta muito...