.
.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Coisas da vida real

Lombas na Amieira substituídas por semáforos de velocidade

Acabo de ler esta notícia no diário de Leiria, não deixando de estar de acordo, até que só por um triz não fui uma das vítimas de um acidente, naquele local.

Sob pena de dizer alguma enormidade, parece-me que a existência de este tipo de lombas, a que anedoticamente alguns chamam “policias deitados” é uma aberração que pegou moda não só por cá mas diria quase a nível Nacional. Não sei qual a diferença de custo entre aqueles empedrados e alcatroados barrigudos e a instalação de semáforos de velocidade, tendo em conta que hoje é perfeitamente possível pô-los a funcionar através da energia solar, parecendo-me que o maior custo seria a sua alimentação através de energia tradicional, especialmente a sua instalação. Desconheço se é possível através, de energias alternativas, torna-los 100% autónomos.

Já que a pressão popular neste caso funcionou e o actual executivo teve que ceder porque não levar a mesma solução a outros lugares começando por aquela enormidade na Av. Vítor Galo?

No entanto parece-me que a existência do semáforo só por si não resolve tudo se o civismo dos condutores não subir de nível. Por razões profissionais e pessoais, circulo com alguma regularidade pela estrada Garcia Pilado, onde estão instalados diversos desses equipamentos e não raro me acontece ao circular à velocidade legal, para manter o verde aceso, ser ultrapassado, passando o transgressor com o vermelho aceso, obrigando-me a mim a parar, quando circulo dentro dos limites. Não sou apologista de que se meta um agente de autoridade em cada semáforo, mas creio ser possível equipar alguns com um registo fotográfico para que o seu papel se torne efectivamente eficaz.

Os semáforos só por si não evitam os acidentes se não houver civismo e naturalmente alguma fiscalização e repressão aos infractores.

11 comentários:

Anónimo disse...

Mas alguem acredita que as passadeiras vão ser substituídas por semaforos? Só realmente umas alminhas ingénuas acreditam nestas promessas

Anónimo disse...

Foi preciso a população da Amieira insurgir-se contra as lombas da Amieira, de forma assidua e reiterada, para que a Câmara, ao fim de mtos meses, acabasse por colocar os semáforos de velocidade.
Finalmente...
Pena é que a Câmara trabalhe desta maneira.Faz obra de forma desmesurada, sem sentido, sem método, totalmente desorganizada, depois desfaz, para novamente construir, provocando desta forma custos elevados, tempo perdido, crispação com as populações, com todas as consequências que daí advêm. O dinheiro que se gasta aqui não vai com certeza para outro lado que tanta falta vai fazer naturalmente...enfim, é a Câmara que temos...

Assessor de Imprensa do LC disse...

Como diz o Twitter da CDU cá da paróquia "ainda há lutas que valem a pena"
http://twitter.com/CDUMGrande)

O POVO É QUEM MAIS ORDENA, MAIS NADA!

Anónimo disse...

Ao Assessor de Imprensa do LC disse...

É certo que quem mais ordena é o povo, e mais nada!, mas também como é conhecido que a candidatura Novo Rumo esteve presente , num dia com.. e prometeu que resolveria o caso tão polémico das lombas...caso o executivo não resolvesse. Quero dizer com isto que afinal a candidatura Novo Rumo de A.Santos, contribuiu fortemente para tal solução, ou não?

Vá. Digam lá a verdade!...

anonimo "por estar na moda" bater e fugir disse...

Eu cá para mim acho que o folha seca, mais a população da Amieira e a comissão de utentes não têm razão e muito menos o Jornal de Leiria que perde tempo a publicar noticias deste tipo.
Ou seja se perdessem tempo a escrever, lutar e noticiar os quilometros de estradas que há para aí onde não é preciso qualquer limitador de velocidade para não ultrapassar os 10 km à hora, dado os buracos e crateras nela existentes, ainda estava de acordo, mas perder tempo a falar e escrever porque os bafejados da Amieira foram contemplados com uma autenca pista e depois abusaram armados em Fangios... porra! Nunca estão satisfeitos. Andaram não sei quantos anos a exigir uma estrada em condições, a autarquia fartou-se de gastar dinheiro a fazer aquele tapete, usaram e abusaram circulando na esgalhota e agora queixam-se que estragam os amortecedores; os aventais mais os carters... chiça que exigentes. Eu para mim que ainda não desisti de um dia ser Presidente (da Camara) prometo já o seguinte: Acabou-se o alcatrão; mais os tapetes betuminosos e o pó de pedra.
Acho que assim poupamos muita massa no arranjo e no desarranjo das pistas em que se tornaram as poucas estradas reparadas nestes ultimos tempos. Já viram o custo da asfaltagem, das lombas, do desfazer das lombas e agora os tais semaforos???

curioso disse...

Caro anonimo das 16,35

Será que já contaram os votos e ninguem sabe nada ,pois pelo que refere o sr Antonio Santos e o novo Rumo já mostram trabalho isto sim é ser eficaz .Quando é que foram as eleiçoes

Anónimo disse...

Escusado será perguntar aos "brilhantes" engenheiros e tecnicos superiores que espalharem estes monstros pelo concelho o que é que lhes vai aocntecer? NADA, pois tá claro...é seguir para bingo! - até ao erro seguinte....

Anónimo disse...

Já agora qual é a diferença entre as lombas da Amieira e por exemplo as do Pero Neto? ou ainda de Albergaria? Ou qualquer outro lugar?
Como vão mudar umas para semáforos, parto do principio coerente (digo eu), que todas as outras lombas irão ser substituídas por "tricolores". Ou há moralidade, ou comem todos...
Quanto ao novo rumo, não foi o seu dirigente que colocou as lombas? Obras públicas, não é o seu poleiro, perdão...pelouro?

Amieirense disse...

É que as pessoas da Amieira não aceitam ilegalidades.
Nunca desistirem de lutar pelas seus direitos, embora sempre de forma leal e com elevado sentido civico.

Não aceitaramm que para quem não cumpra a legislação lhe seja de imediato aplicada uma pena sem qualquer julgamento, isto é, sofra danos na viatura ou até fisicos.

Congratulamo-nos pela decisão pois como se vê existem formas mais seguras de promover a segurança rodoviária.

curioso disse...

Caro anonimo das 20.31

O SR parece que nao entendeu o meu comentario pois bem sei que nao foi o dirigente do novo rumo que colocou ou mandou colocar as ditas lombas, foi escrito no bitaite de outro anonimo das 16.35 "como e conhecido a candidatura novo rumo esteve presente nun dia com... e prometeu que resolveria o caso tao polemico das lombas " foi por isto que disse a candidatura novo rumo ainda nao ganhou ne ja mostra trabalho.
Esperamos que haja" mais dias com " pode ser que as outras lombas tambem tenham soluçao.

"E o Mentiroso sou eu??" disse...

Não quero os louros todos para mim, mas quem foi que levantou a voz em sucessivas assembleias municipais sobre o assunto?
Quem se lembra da chamada "Lombomania", termo que o Prof. Cascalho utilizou para classificar a minha continua luta por uma causa que pode agora considera justa.
Quem trabalha e quem vive nos lugares afectados por tais lombas, não devem ser prejudicadas por terceiros. As autoridades devem procurar outras soluções para os desvaneios de alguns.
Afinal quem falhou?
"E o Mentiroso sou eu??"