.
.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Revista de Imprensa


Análises confirmam existência de “matéria orgânica” acima do permitido por Lei

"Vereador do Ambiente poluiu ribeira na Marinha Grande"

Análises efectuadas à água despejada a céu aberto, por indicação da Câmara da Marinha Grande, proveniente da ETAR da Escoura, que já está desactivada, revelam que continha “matéria orgânica” em quantidades acima do permitido por Lei, confirma ao JORNAL DE LEIRIA Manuel Teles, presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD, com base em análises efectuadas por um laboratório, a pedido do partido a nível local.
Manuel Teles refere que a descarga efectuada pela ETAR da Escoura, a pedido de Artur Pereira de Oliveira, vereador do Ambiente eleito pelo PSD, foi encaminhada por uma vala até uma ribeira, o que contribuiu para poluir aquele curso de água, já que há um “desvio em relação aos padrões normais”. “É um crime ambiental”, acusa.
O presidente da CPC do PSD estranha a atitude da autarquia, já que lhe compete salvaguardar o ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. “Não podem estar sempre a acusar os suinicultores, quando na realidade a Câmara da Marinha Grande também contribui de uma forma deliberada para este processo.
Ou por descuido ou por incompetência.”
Perante a falta de uma resposta esclarecedora da parte do presidente da autarquia, Alberto Cascalho, na última reunião de Assembleia Municipal, Manuel Teles diz que o PSD vai voltar a levantar o assunto neste órgão e eventualmente junto do secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. “Queremos saber se houve negligência e se o processo foi transparente.”
Alberto Cascalho, presidente da Câmara da Marinha Grande, confirma que os resultados das análises efectuadas à água da ETAR da Escoura revelam “alguns parâmetros que ultrapassam os valores de referência”. O autarca garante que, “quando a situação foi constatada, foram dadas logo instruções no sentido de se bloquear a saída das águas pluviais”. Além disso, os serviços da autarquia estão a analisar a situação no sentido de se “tomarem as medidas necessárias para que as águas pluviais ainda retidas nos tanques tenham o tratamento adequado, se necessário”.



(surripiado do Jornal de Leiria)

23 comentários:

Anónimo disse...

O grave é que a camara tinha mandado fazer análises segumndo o seu presidente, logo já sabia destes resultados deliberadamente não os revelou, isto sim é crime.
A CDU não inclui os verdes, ou será que quando lhes convem ficam a dormir, venham á praça dizer de sua justiça hipócritas, venham fazer qeixas à CE e manifestações.

literal disse...

Não misturar os suinicultores, com os "i"responsáveis da CMMG.

Não vejo o CPC do PSD, chamar à pedra o seu eleito e primeiro responsável. É uma encomenda difícil de engolir, mas é de responsabilidade única do PSD, com cobertura do excelso presidente da câmara.

Há pois é!

Anónimo disse...

cobertura do Presidente e dos verdes da CDU, ou ja se esqueceram do espalhafato que fizeram quando foi o caso da Cerca, hipocritas.

Anónimo disse...

Então agora a culpa não é da SIMLIS? estranho..muito estranho...é que geralmente a gentinha da Camara nunca tem culpa de nada...

Anónimo disse...

"dadas instruções no sentido de se bloquear a saída das águas pluviais" Oh Sr. Presidente, olhe que pareçe que ninguem por esses lados obedece às suas ordens! Vá lá HOJE ver aquilo e verá que está exactamente na mesma...Estes tótós nem escondem o seu crime mesmo depois de serem descobertos!!!!mau, muito mau!

Anónimo disse...

Sr. Presidente, sabe para que serve um limpa-fossas? É o que o seus municipes têm de contratar para limpar as suas fossas se tiverem o azar de viver em zonas sem saneamento BASICO ! (é que o $$$ só dà para a despesa corrente...)

literal disse...

Mas que porcaria sr. presidente Alberto Cascalho, que vergonha sr. vereador Artur Oliveira.

Será que os verdes (PEV), ainda fazem parte da coligação CDU?

Ou há moralidade, ou pagam todos...como dizia alguém.

Anónimo disse...

Os Verdes são como a melancia meus senhores. São verdes por fora e vermelhos por dentro. É tudo a mesma cambada! Agora estão metidos na toca, tipo ratos dos esgotos, mas quando alguém fizer algo que não que eles não gostem, aí estão eles que nem heróis a clamar justiça! São uma cambada de hipócritas e acima de tudo, uns cobardes! Quando aparecem por aí, deviam levá-los e metê-los no sítio onde fizeram a porcaria!
Hipócritas!

Anónimo disse...

Parabéns ao PSD, a única oposição séria e credivel.

São um raio de luz e esperança na escuridão intelectual e politica que se abateu sobre o nosso Concelho.

Bem hajam.

Anónimo disse...

Oh anonimo 12:02, olha que quem ordenou a descarga da ETAR da Escoura foi o vereador Artur de Oliveira, cabeça de lista do PSD. È este o raio de luz a que te referes? Intelectual? Tou a ver...

Anónimo disse...

Mais intelectuais !!??

Já havia vermelhos agora tambem há laranjas !!??

Será que tambem há rosas ??

Anónimo disse...

Este Pensador anda mesmo distraido. Mas é claro que tambem há intelectuais rosas, ora descubram:

http://joaopaulopedrosa.blogspot.com/

Se calhar isto é mesmo como no futebol. Se assim for nem vale a pena ir votar, já está tudo decidido.

Anónimo disse...

Este executivo CDU/PSD, executivo tipo faz de conta, é só rir, e como tal na sua política ambiental tipo penico, quando está cheio, deita-se pela janela e espera-se que chova muito, a situação praticada pelo senhor vereador, branqueada pelo presidente suplente, agora na plenitude das suas funções num exercício de explicar o inexplicável, mostra bem a sua capacidade de ser o melhor candidato á CMMG, será que as gentes do pilado já perderam as suas qualidades, ou será que o simples partir do muro, foi só para ver como eles reagem ?????, tendo em conta outra medida agendada. Esta medida do esgoto a céu aberto é muito vista na Roménia, assim como na Somália e na Índia. Vistas as coisas desta forma, é um louvor e devemo-nos todos, sentir muito estimulados e agradecidos por termos gente tão iluminada e capaz de nos governar. A demissão do supra vereador era mais que razoável e devia ser feita pelo Sr. Presidente substituto, mas… e depois…… lá se ia o acordo! Pessoal agora já não mandamos ninguém para a gávea, agora mandamo-los para a ribeira da Escoura!

Anónimo disse...

O anónimo 12:31 deve ter chegado à Terra no ultimo fim de semana (deve ter estado em Marte ou na Lua). Caso contrário, saberia que a atitude errante do vereador AA nada tem a ver com as posições laranjas. O único Partido que lhe dá cobertura politica, desde Setembro de 2007, é o PCP (e contra a vontade do PSD, ao que se diz). Portanto, actualize-se ou então aproveite a tourada do SLMarinha e "invista" noutro sentido.

literal disse...

O ultimo comentário é uma porcaria para não dizer porco, mesmo com o "investir" entre aspas

Foi o PSD actual, que fez conluio com O PCP/PEV para aprovar o orçamento deste ano, ou não foi? O Sr vereador Artur é do PSD, embora os laranjinhas digam que não.

Foi o PSD em conluio com o PCP, que foi "comido" na penúltima assembleia, daí a falta de quórum.

Anónimo disse...

Caro anarca be,


nem vou contradizer o que disse. Afinal, de porcaria (e porcos) percebe você. Basta ler as suas opiniões.

Em relação ao conluio para aprovação do Orçamento, deixe que lhe diga que uma MENTIRA, por ser muito repetida, não passa a ser verdade.

Vocês (BE) só aprendem porcaria (voltamos ao mesmo) com os vossos parceiros de coligação (PS).

Sim, porque a usar o seu """"brilhante""" pensamento, houve concerteza conluio do PS com o BE para tentarem chumbar o Orçamento.

Podia bem esclarecer-nos qual foi o conluio, ou o que vos foi prometido em caso de vitória Xuxa.

literal disse...

Não vou deixar que "invista" mais na minha pessoa.

Afirmação minha é uma verdade, por muito que lhe doa.

Copiar não vale meu caro..., tem que se ser genuíno... bahhh sabe lá o que é isso!

Mais uma vez ponto final.

Anónimo disse...

O Partido Socialista está a trabalhar e também está muito bem sozinho, e nada tem a ver com esta espécie de executivo a 2 tempos com acordos pelo meio!, jamais irá apresentar apenas um simples e desconhecido candidato ISOLADO, ao Município, jamais se irá esconder atrás de um presidente de junta, o Partido Socialista vai apresentar uma equipa capaz e responsável aos diversos órgãos Autárquicos , e duvido que vá coligado ou faça acordos pré nupciais!
Alguém no seu perfeito juízo, acredita nesta espécie de executivo e nas cambalhotas mirabolantes que as gentes da CDU e PSD fazem para o manterem de pé?

literal disse...

É difícil não concordar em parte consigo.

Anónimo disse...

Anarca be,

é verdade que a afirmação é sua .... não é verdade que seja verdadeira ......

Quanto à parte do investir ..... leia o seu comentário anterior (LOLOLOLOLOLOLOL) .... que triste.

Anónimo disse...

Fugiram foi à questão da "coligação bota-abaixo" ....... até aí têm uma posição "concertada" (é o conluio).

Anónimo disse...

Como é possível deitar abaixo alguma coisa?

Por ventura a coligação PCP/PSD, edificou algo de estrutural?

Palavras ocas, vazias.

Anónimo disse...

1º - não há coligação PCP/PSD

2º - com as "lindas" propostas/contributos do PS e do BE, edificar o quê ?