.
.
.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
DECLARAÇÃO DE INTERESSES
. Nós não quisemos ser cúmplices da indiferença universal. E aqui começamos, serenamente, sem injustiças e sem cólera, a apontar dia por dia o que poderíamos chamar – o progresso da decadência. Devíamos fazê-lo com a indignação dramática de panfletários? Com a serenidade experimental de críticos? Com a jovialidade fina de humoristas?
. As Farpas (Maio de 1871)
Localizado no coração da Marinha Grande, o largo que actualmente apresenta o topónimo de Largo Ilídio de Carvalho (antigo Largo do Magalhães ou Largo da Fonte), ficou conhecido pelo Largo das Calhandreiras em virtude de ser local e ponto de encontro para uma das mais apreciadas, saudáveis e seculares tradições do povo desta terra – a calhandrice.
. Durante 5 anos cumpriu-se esta genuína tradição!
7 comentários:
Como vê Folha Seca, é simples estar de acordo consigo!
Permitam-me discordar caros ilustres Folha Seca e não me fecundem.
A tradição ainda é o que era em alguns locais, é com enorme alegria que deixo aqui o registo, de um grupo, de homens e mulheres que andam pelas ruas, a cantar as janeiras se os quiserem ver e ouvir estejam dia 05-01-2010 Ecomarché Vieira entre as 19,30 e as 20,00 horas.
Depois digam-me se a tradição não é o que era.
Caro Chaburreco,
A tradição já não é mesmo o que era porque a Vieira nunca foi de cantar janeiras nem do dia das bruxas, que localmente são duas inovações. Que me lembre, a tradição que se perdeu foi a da representação de cegadas pelo Carnaval. Lembram-se da "Companhia do Tamanqueiro" ou da "Manel de Coimbra"? Isso é que era tradição.
Caros Amigos,
Um Feliz Ano de 2010.
Quero partilhar convosco um artigo que me parece muito interesssante e oportuno.
O diagnóstico já foi feito e as soluções também são claras.
Haja coragem, vontade e inteligencia para nos por-mos ao caminho.
http://bit.ly/4JiD5o
Já agora também tenho um texto muito interessante para partilhar.
http://www.copirisco.com/Newsletter/Noticia.aspx?Id_Not=274
Bom ano e Boas Atitudes para 2010
Peço dusculpa pelo lapso. Devia estar escrito "pormos"
Caro Chaburreco
O ano passado, foi interrompida com alguma brusquidão por um vereador, uma reunião que tinha toda a importância para mim. Sim, foi para os srs. irem ouvir as janeiras...e eu e mais alguém (4 pessoas) ficámos de cara à banda, a ver passar...as janeiras e claro, a reunião foi-se...
Não há pachorra...
A tradição manteve-se em Outubro passado.
Enviar um comentário