.
.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Revista de Imprensa

Vieira de Leiria e Marinha Grande

"Centro educativos construídos de raiz"

Os projectos para a construção de dois centros educativos em Vieira de Leiria e Marinha Grande vão avançar em breve. A autarquia está à procura de locais onde possam nascer as futuras escolas, que vão integrar no mesmo espaço alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.
“Em Vieira de Leiria as escolas estão descentralizadas. As crianças são transportadas todos os dias de um lado para o outro, pois têm de ir almoçar à Praia da Vieira”, revela Cidália Ferreira, vereadora da Educação. A autarca salienta, por isso, a necessidade “urgente” de construir centros educativos, em vez de “andar a fazer beneficiações avulsas em várias salas de aula”.
Este dossier tem de ficar concluído rapidamente, sob pena da câmara perder os financiamentos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
“Um dos centros educativos estava projectado, pelo anterior executivo, para a zona da Pedrulheira”, lembra Cidália Ferreira, salientando, no entanto, que “o Gabinete de Estratégia e Planeamento não considerou o espaçoadequado.”


(surripiado do Jornal de Leiria)

6 comentários:

Um calhandreiro disse...

Looool!

As crianças que almoçam na cantina da Praia da Vieira, são as que frequentam o espaço escolar contínuo a essa cantina. São as crianças que frequentam o Jardim de Infância da Praia da Vieira e os alunos do 1º ciclo da EB1 Praia da Vieira.

Realmente deslocam-se darão uns 100 passos. Algumas nem isso.

Looooool

Anónimo disse...

"A Câmara das Caldas apresentou publicamente a intenção de inaugurar, antes de as aulas começarem, quatro dos cinco Centros Escolares, que começou a construir este ano após comparticipação do Estado.
(...)
Estes Centros Escolares devem albergar cerca de mil crianças, metade das quais na cidade, que “beneficiarão de melhores condições de trabalho, melhor conforto, melhor qualidade pedagógica e terão aulas das 9h às 17h30″. Com esta mudança os alunos da Escola da Ponte, do Bairro dos Arneiros e da Encosta do Sol irão igualmente funcionar em regime normal.
(...)
O vereador da Educação, Tinta Ferreira, mostrou-se agradado com estas obras, que constam da Carta Educativa do concelho, porque vão abranger 90% da população escolar.
“Este investimento em termos de planeamento do concelho e educativo foi perfeito. As escolas da nossa cidade ficam todas cheias em termos de turmas e irão funcionar em regime normal. Desta forma não teremos salas sobrantes. Acertámos em 100% das nossas previsões no crescimento da população escolar”, sublinhou.
(...)
Para o presidente da Câmara, Fernando Costa, o investimento tão grande na Educação só foi possível graças ao apoio da Administração Central, que considerou “de prioritárias as obras”, mas também devido à boa saúde financeira da edilidade.
“A Educação é uma das nossas prioridades. Os alunos com estes Centros Escolares vão ter muito melhores condições. Também ao saírem das outras escolas que já existem vão igualmente criar melhores condições ao ensino, porque estavam em sobrelotação”, sublinhou.
(...)
Alguns dos Centros Educativos a inaugurar têm um ginásio, o que levará as crianças a praticarem actividade física desde o pré-escolar.
(...)

http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2009/09/09/camara-das-caldas-vai-inaugurar-5-centros-escolares/

Anónimo disse...

Centro Educativo da Batalha com financiamento assegurado
13-07-2008

"Foi assinado em Ansião o contrato de financiamento do Centro Educativo da Batalha por António Lucas e o Presidente da CCDRC, numa cerimónia a que assistiu o Ministro do Ambiente.
O investimento total do Centro Educativo da Batalha ascende a 1.710.016€, obtendo o projecto financiamento comunitário de 1.163.134€.
O edifício é composto por seis salas de aula do Pré-escolar, cinco salas do 1º CEB, um polivalente/refeitório, uma biblioteca, uma sala de professores, uma cozinha e quinze casas de banho.
Pretende-se com o Centro Educativo da Batalha, a edificar na zona desportiva da Vila, dotar o concelho de uma infraestrutura moderna e funcional, capaz de provir aos alunos e restante comunidade educativa uma melhoria ao nível da oferta das condições pedagógicas, com inúmeras vantagens ao nível da concentração, no mesmo edifício, de diversas valências educativas.
A construção do Centro Educativo da Batalha consubstanciado, entre outras medidas, na Carta Educativa do Concelho da Batalha visa, em complemento, a racionalização dos recursos físicos (instalações, equipamento e material didáctico), através de um sistema de administração e gestão conjugado que permita beneficiar todos os estabelecimentos de educação e de ensino de um apoio pedagógico acrescido e o acesso aos equipamentos, bem como garantir uma maior facilidade de contacto e de articulação com os docentes e encarregados de educação.
O equipamento terá capacidade para receber 150 alunos do Pré-escolar e 120 do 1º CEB."

http://www.cm-batalha.pt/index.php?pagina=comunicado&id=519

Anónimo disse...

"O concelho de Óbidos deverá ter até 2009 oito centros educativos a funcionar, substituindo as actuais escolas do primeiro ciclo, que terão um custo de perto de oito milhões de euros.(...)
O ordenamento da rede educativa, aumento da qualidade dos sistemas de educação e formação e o acesso de todos à educação e formação são os três eixos de intervenção da carta educativa de Óbidos.
(...)
Telmo Faria explicou ainda que esta estratégia para o concelho pretende aumentar a autonomia das escolas e desenvolver projectos de combate ao abandono, absentismo e insucesso escolar. O programa a desenvolver irá estimular o interesse pela Matemática, ciências e tecnologia em idade preçoce e assegurar o acesso de todas as crianças e jovens às tecnologias de informação e comunicação. O autarca defendeu mesmo que a aposta no empreendorismo e inovação têm de fazer parte dos curriculuns desde o primeiro ciclo. Sustentou que os autarcas da região Oeste estão todos muito empenhados para a qualificação dos jovens e espera o dia em que "as escolas sejam escolhidas pelo projecto educativo e não pela proximidade de casa".
(...)

http://www.cm-obidos.pt/Manchete/detalhe.aspx?detail=1&id=3079878

Anónimo disse...

Que se cuidem as populações da Vieira e da Marinha porque desta é que vão encerrar Escolas de proximidade e abrir os chamados Centros Educativos com centenas de crianças aos montes de variadas idades.Fechará a escola da Passagem e dos Outeiros para concentrar as crianças numa mega Centro ?Fecharão as Escolas de Picassinos para as crianças serem amontuadas num unico Centro? responda quem souber.Só pode ser.Se vão construir Centros Educativos para dezenas de crianças e a natalidade não está a aumentar,necessáriamemte terão de encerrar escolas. Quais ?

Anónimo disse...

E qual é o problema de encerrarem escolas sem condições para serem substituídas por centros educativos com equipamentos impossiveis de dotar as tais "escolas de proximidade"?
Mas essa das "escolas de proximidades" é outro mito...