.
.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Revista de Imprensa

"Marinha Grande: Câmara dá mil euros por cada bebé que nasça no concelho para gastar no comércio local"


A Câmara Municipal da Marinha Grande vai dar, a partir de Julho, um subsídio de mil euros por cada bebé que nasça no concelho, verba para gastar no comércio local.

“Esta iniciativa tem uma dupla vertente: incentivar a natalidade, apoiando também as famílias jovens, e dinamizar o comércio local”, afirmou a vereadora com o pelouro da Acção Social, Cidália Ferreira.

A responsável esclareceu que vão ser contemplados todos os bebés, independentemente dos rendimentos do agregado familiar, adiantando que neste momento está a ser estudada a forma como o subsídio vai ser entregue, podendo eventualmente ser através de vales para descontar nos estabelecimentos comerciais.

Cidália Ferreira explicou que a iniciativa integra um conjunto de medidas de apoio à família que contemplam, ainda, a disponibilização gratuita dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e a criação de uma rede de creches no concelho em colaboração com as instituições particulares de solidariedade social.

“Há muita necessidade no concelho”, admitiu a vereadora a propósito das creches, acrescentando que devido ao facto de o concelho possuir muito trabalho por turno tem de ser considerada a abertura de um destes espaços 24 horas por dia.

Cidália Ferreira acredita que esta situação poderia melhorar a situação não apenas das crianças como dos respectivos pais ou encarregados de educação que trabalham nestas circunstâncias, num concelho onde são registados cerca de 300 nascimentos por ano.

O ano passado, a Câmara Municipal da Nazaré iniciou também a atribuição de subsídios entre 100 e 500 euros por cada bebé nascido no concelho.

Segundo informação disponibilizada pela autarquia, até ao passado mês de Setembro 60 crianças beneficiaram deste apoio – o número total de candidaturas - num total de 17 300 euros.

Em curso está a entrega de mais 7 100 euros relativos ao nascimento de 19 bebés no último trimestre de 2009.

No caso do município da Nazaré, os apoios são atribuídos por escalões, em função do rendimento ilíquido mensal da família.

Os casais com rendimentos iguais ou inferiores a dois salários mínimos nacionais (SMN) recebem uma compensação monetária de 500 euros.

Já no caso de progenitores com remunerações iguais ou inferiores a quatro SMN, o valor é de 250 euros, enquanto que para quem aufira mais do que quatro ordenados mínimos o apoio monetário é de 100 euros.


(surripiado da Rádio Batalha)


15 comentários:

Anónimo disse...

A ideia não é novidade nenhuma.Ficando por saber se socialmente ela é inteiramente justa,pelo facto de tal medida ser aplicada indiscriminadamente a todos os casais sem ter em conta os respectivos rendimentos.Tal como a redução do IRS feita a todos os contribuientes pela mesma percentegem independentemente do escalão.Ora,parece haver aqui uma linha populista sem grande visão,com medidas que não fazem bem nem mal,e que nem sequer alteram a realidade,que essa parece ser bem mais dura.E portanto,pode-se perguntar,se a receita não aumentou e se por outro lado a despesa estar a subir,então necessáriamente,terão de ser aumentadas as taxas e tarifas,essas sim a pagar por todos.Ou então as obras de desenvolvimento serão paradas e assistimos só a iniciativas de fachada.É que a câmara existe para fazer mais do que distribuir subsidios ao sabor das conveniências mais ou menos luxuosas deste ou daquele Presidente.

Anónimo disse...

Pois pois, conveniências tipo, Ivima, ACM, Centro histórico (abandonado),mercado da Resinagem, Sama,Epamg,operário,Mercado das tendas,o dito Qren ou melhor não Qremos em nada, assim como nada de candidaturas e um não menos mau trabalho junto da simlis.
Que ricos 4 anos de conveniências cdu/psd. Como adiziam os aoutros chamem a Polícia, au au au, chamem a polícia!


Os gajos e gajas que ganham bem porque se esforçaram e esforçam para isso,com profissionalismo, empenho, dedicação e sacrifício só temos direito a pagar impostos, para receber estão cá os coitadinhos, os mandriões,os profissionais em estar sempre desempregados e os que nunca trabalharam. Porque apenas estes têm direitos, eu e mais alguns apenas temos obrigações.

A ideia não é nova, no entanto foram estes que a puseram em marcha, e bem!

palhaço disse...

"A Câmara Municipal da Marinha Grande vai dar, a partir de Julho, um subsídio de mil euros por cada bebé que nasça no concelho, verba para gastar no comércio local."

Esta medida é um embute. Porquê? Porque como é sabido, os bébés cujos pais moram no concelho da Marinha, nascem no Hospital de Santo André, no concelho de Leiria. Conclusão: não há bébés a nascer no concelho...

Anónimo disse...

Pois claro, não se vai cumprir com a Carta Educativa aprovada no anterior mandato para se arranjar dinheiro para dar para estas e outras promessas eleitorais.
Dinheiro para os bébes e caixotes para as nossas crianças. Francamente!!!
Foi pena que durante a Campanha Eleitoral o PS não tenha ido dizer às populaçoes que não ia cumprir com o que foi aprovado na Carta Educativa.
Assim é fácil conquistar o voto das pessoas...mentindo!!!
Começam mesmo bem.
Nunca mais vamos ter um Plano Estratégico para o Nosso Concelho.
Cada vez que muda o residente dos Paços do Concelho, muda-se de planos, esquecendo aqueles que na realidade precisam de escolas de proximidade.
O que Nos dirá o anterior Vereador da Educação Socialista - Dr. João Paulo Pedrosa - actual lider da Bancada Socialista na Assembleia Municipal as novidades apresentadas na última Assembleia Municipal sobre o encerramento de várias escolas do nosso Concelho?
Sim, porque enquanto esteve no lugar, defendeu o contrário!!
Como se muda de opinião em apenas cinco anos volvidos.
São mesmo uns cordeirinhos. O Governo Socrates manda e eles logo .... mudam?!

Anónimo disse...

A ser verdade o que o anónimo disse... das 00:26
Pois...pois... Amieira, Pero Neto, Pilado, Picassinos, Varzeas....
Eram capaz de ser uns votos a menos se na realidade o PS tivesse ido dizer a estas populações que era intenção fechar todas estas escolas.

Anónimo disse...

Qual carta educativa? Quais projectos?

Só se forem os que começam a vir chumbados de quem de direito.

O melhor é cada um de nós pedir uma escola para a sua rua!


A nossa Marinha, precisa e vai ter que os ter (Três ou Quatro centros educativos)vamos lá ver é onde, e quer queiramos, quer não queiramos vamos ter que lá levar os putos e ir lá busca-los no fim do dia.

Agora não me importa, se são estes ou outros, façam é centros educativos dignos desse nome, que sejam uma referência em termos de funcionalidade, em vez daquela coisa que a cdu/psd, queria construir na Pedrulheira, que pelos vistos, agora levou chumbo grosso.

não me fecundem sff disse...

Ainda agora o andor está a sair da igreja...

Um calhandreiro disse...

Não se esqueçam de sugerir que os Centros Educativos estejam providos de dormitórios. Escusam de fazer os pais irem buscar os ´miúdos todos os dias.

Maria de Liz disse...

Ora aqui está um assunto alvo de alguma controversa.

Vou estar atenta vou querer bitaitar muito sobre este tema...
Promete discussões acesas...

Multifunções disse...

Gostei do bitaite do calhandreiro das 19.14... isto cada vez está pior... a CMMG dá 1000 euros por bébé para gastar no comércio local: criticam. A CMMG quer construir 3 ou 4 centros educativos: criticam. Mas afinal o que querem ? Só pode ser mesmo uma escola em cada rua e, realmente, com dormitório...

Anónimo disse...

Não me tinha lembrado dos dormitórios....é realmente uma boa ideia!!!
O anónimo das 09:12 concerteza que não tem filhos com idade escolar de 1º Ciclo....só assim pode falar dessa maneira!!
Acha que é melhor por miudos de 4/5/6 e 7 com garotos de 11 e 12 ou mais?
Realmente estamos a caminhar no bom sentido!!
Tudo à molhada e muita fé para que tudo corra bem.
A pensar na concentração e na redução de custos o poder centrar, está a esquecer-se do principal... os miúdos.

e pergunto eu disse...

"Acha que é melhor por miudos de 4/5/6 e 7 com garotos de 11 e 12 ou mais?"

E qual é o problema?

"os putos" disse...

Ou anónimo das 09:12 quem são os "putos"?
Pelo tipo de linguagem utilizada, até estava tentado a dizer que o amigo teve uma educação de centro educativo.
Ou anónimo falar de "funcionalidade" quando se está a falar da educação de crianças?
Já vi que o amigo olha para os "putos" como números, estatisticas, resultados....!!!
Muito fraco...sinceramente.
Estou tentado a pensar que o amigo faz parte do grupo de jovens apoiantes dos "arregaça mangas" ...
Estou tentado a dizer que toda a palhaçada que envolveu o adiar da aprovação da Carta Educativa foi bem pensada.
Como pode a DREC aprovar um documento e depois roer a corda?
"Agora não me importa"...?

"os putos" disse...

Ou "e pergunto" quer procurar as 7 diferenças?

Anónimo disse...

Pois… pois… como dizia o outro, então para os mais inocentes e sensíveis aqui vai, não foi com a intenção de rebaixar, desclassificar ou depreciar que utilizei o termo “ putos” podia ter utilizado “miúdos, miúdas, catraios, catraias, pirralhos, no entanto o cerne da questão foi ignorado o que me espanta, é que com tanta sensibilidade e sentido critico,não se aponte a solução, ou a solução era o centro educativo da Pedrulheira onde estão 60 e queriam por lá 350 com intervalos separados (dessa forma, já não era à molhada) com certeza, que sim, era à molhada sim senhor, e não era preciso fazerem-se estatísticas sobre os ditos miúdos.
Os meus filhos, são e foram criados com regras e princípios e uma coisa lhe digo, são livres e estão arredados da vida política. No caso de terem sido apoiantes dos mangas arregaçadas, era sinal que os ideais que os progenitores lhes incutiram tinha vingado, (julgo que os mangas arregaçadas, são pessoas de bem, ou há… algum que não entra pela porta da frente) não falando do facto dos meus filhos não cederem a chantagens e conseguirem passar ao lado de lanches com camarão e outros, em prol de apoiarem outros… e olhe, que também não subscrevem providencias para os tribunais de qualquer forma ou jeito.
A julgar pelos votos que os arregaça as mangas tiveram (porque dos outros, ouve alguns que nem o casaco tiraram) é normal que depois da derrota (desabamento) as ( os) ressabiadas(os) apareçam e andem por aqui. Este tipo de escrita sensível com reprova gratuita, misturada com a afronta e a desclassificação, cheira-me, e dai leva-me a julgar, pelo facto de eu pensar( não preciso dos centros de trabalho para tal facto), que por cá (Marinha Grande) ainda há gente, daquela dos tempos do inicio da intersindical e dos campos verdejantes do Alentejo, em que, e onde, se sobrepuseram ao voto e aos tribunais!
Os mangas arregaçadas, devem fazer centros educativos dignos desse nome, que sejam funcionais em termos de localização e acessibilidades, edifícios “*verdes” funcionais para todos os seus utilizadores. Em termos de referência, uma referência do Concelho, perante os outros Concelhos vizinhos (a Marinha Grande já foi assim, fomos dos primeiros a dar refeições às nossas “criancinhas” fomos dos primeiros a dar educação física aos nossos piratazinhos, fomos dos primeiros a proporcionar e fomentar a leitura nas bibliotecas e fonotecas aos nossos pequeninos pirralhozinhos.
Por isso, mesmo não sendo amigo, (sempre escolhi as minhas amizades) não vou falar em dar educação, mas… leccionar ou ter aulas num centro educativo, numa escola ou numa sala funcional, um dia dá-nos oportunidade, de responder a pérfidos e insidiosos alunos.
Devemos pôr a racionalidade e o bem-estar colectivo acima dos interesses e convicções partidárias.

PS. de nota, e não de Partido Socialista. - Para os Benfiquistas, os edifícios podem não ser pintados de *verde, mas… devem ser verdes ambientalmente, porque também podem e devem ser funcionais em energias alternativas ou limpas.

Depois, se tiver tempo, faço um desenho.